Aprendizado online com Fulvio Oliveira

Olá amigos, tudo em Paz com vocês?

Meu nome é Fúlvio de Oliveira Correa, guitarrista endorsee e convidado pelo blog da SANTO ANGELO para contar um pouco sobre minhas experiências como professor (presencial e virtual), incluindo vantagens e desvantagens do aprendizado online.

Para os leitores que desejarem saber se já tenho algum curso formatado online e já tiverem algum conhecimento em Guitarra Blues, peço que cliquem no link  e confiram a Grade Curricular do primeiro curso que preparei para os meus alunos virtuais.

Claro que existem vários cursos similares e não só de instrumentos musicais espalhados pelas lojas especializadas na venda desse tipo de produtos, mas o que os diferencia é justamente a experiencia do músico que os elaborou.

No meu caso, utilizei todo o meu conhecimento, pois dou aulas de guitarra desde os meus 15 anos, ou seja, há bastante tempo (rs).

Lógico que com o passar dos anos também fui estudando para maior domínio do meu instrumento, motivado pelo amor que sinto pela Música e por ensinar.

Essas duas paixões ajudaram muito na formação e na organização das minhas aulas, tanto presenciais, como online e no formato remoto, como o curso que mencionei acima.

Desenvolvi meu lado “professor” lecionando em escolas tradicionais de Música, como o IG&T e algumas particulares de ensino do MEC que tinham atividades musicais como parte extracurricular. Também dei aulas em diferentes lugares onde a guitarra não era exatamente o instrumento principal, mas sim o violão, nesse caso, violão popular.

Dessa forma, entendo que a experiência de ter aulas presenciais é muito legal e positiva, pois o aluno, além do contato com professor, também pode ter contato com outros estudantes de Música.

Esse “olho no olho” pode estimular ainda mais o aprendizado do estudante, que troca informações e experiências teóricas e práticas com outros iguais.

Porém, com o surgimento das aulas ou cursos online, vídeo-aulas gratuitas no YouTube e ebooks aos milhares disponíveis para download, além de uma infinidade de ferramentas a favor do estudante, deparamo-nos com um enorme quebra-cabeça de opções diferentes.

Isso porque falta um método que nos permita focar em um roteiro específico para que qualquer um possa aproveitar com maior êxito esse tipo de vantagem.

Dessa forma, acredito que cursos e aulas online, sejam muito legais se você tiver alguns cuidados, como por exemplo:

Qualidade da Conexão: Certifique-se que sua Internet é ou está “boa” (possui alta velocidade) porque, no caso de serem aulas via Skype por exemplo, para conseguir bons resultados é essencial que ouça e veja muito bem os detalhes.

Dou aulas via Skype há alguns anos e o resultado é excelente quando a conexão de internet tem alta velocidade. Além do aprendizado, o aluno tem outras vantagens como não precisar sair de casa (se levar em conta que em uma grande cidade você gasta com combustível, estacionamento e muitos outros gastos até uma escola de Música, além de economizar o tempo gasto no trânsito) e de segurança, problema atualmente tão grave.

As aulas via Skype também disponibilizam horários mais flexíveis, pois no “corre corre” em que vivemos todo tempo vale ouro.

Especialidade ou aulas “custom made”: Outro ponto que considero importante: aulas presenciais ou via Internet (particulares) devem ser voltadas para o “seu som “

Todo roteiro de estudo pode e deve ser adaptado para seu estilo musical. Sabe como? Você não precisa virar um Jazzista para estudar Jazz. Basta entender as sequências harmônicas para estudar escalas como Alterada (Menor Melódica).

O método utilizado, as lições devem mostrar possibilidades de aplicação dos exercícios/licks/acordes em várias “ondas”, acho que fica muito mais fácil para “digerir” o material em estudo.

Escolher seu professor: Outro ponto muito legal é você ter a possibilidade de estudar com seu guitarrista favorito sem sair da sua casa nem precisar atravessar o país o mundo. Se você é fluente em Inglês, fazer aula como, por exemplo, Greg Howe, Martin Miller entre outros que disponibilizam aulas via internet.

Entretanto, tanto para aulas presenciais e online é preciso escolher um professor ou escola que tenha realmente um bom método de ensino, ou seja, um caminho eficiente a ser seguido com roteiro de estudo coerente.

Vários professores e músicos experientes já falaram sobre como tomar essa decisão aqui no blog SANTO ANGELO, tais como o Marcelo Barbosa  e o Mateus Starling. Siga as dicas e faça conscientemente essa escolha.

Cursos Formatados: As antigas videoaulas evoluíram para cursos prontos que vários guitarristas nacionais e estrangeiros disponibilizam para venda nos sites especializados como por exemplo o Hotmart.

Assim, você encontrará cursos de Música online, em todos os níveis e de vários estilos. Basta decidir e acompanhar as aulas de acordo com o curso desejado, porque não dependem de uma conexão de alta velocidade e são mais baratos do que aulas via Skipe.

Porém, se decidir por esse caminho, é legal que reserve um tempo livre, de preferência diariamente, para estudar as aulas. Não adianta só comprar o curso sem você ter disciplina e se aplicar de verdade.

Eu criei e desenvolvi recentemente um curso de Guitarra Fusion onde passo muitas informações e dicas que acho importantíssimas. Se você gosta desse estilo e pretende tocar essa “onda”, entre no meu Facebook   para saber mais detalhes.

Muitos guitarristas “modernos” usam e abusam desse tipo de sonoridade, como: Guthrie Govan, Frank Gambale e Tom Quayle. Percebi que não existiam muitos cursos falando sobre Fusion e por isso escrevi muitas frases em diferentes tons, onde além de executa-las, mostro como visualizar as escalas, quais intervalos vão soar melhores, tudo voltado para esse estilo.

Incluí também, para maior entendimento de como utilizar as escalas, conexões, visualizações e como transformar isso em Música sem ficar, como dizem por aí, “girando lâmpada”, ou seja, decorando um milhão de desenhos de escalas sem entender direito o que está acontecendo.

Enfim, chega de falar só de mim. Conte-me sobre sua experiência com o aprendizado online, comentando ou criticando aqui no blog ou nas redes sociais, tanto minhas como da SANTO ANGELO.

Na medida do possível, vamos responder a todas para evoluirmos todos juntos, como é constantemente dito aqui no blog.

Abração e até a próxima.

Fulvio de Oliveira é endorsee SANTO ANGELO como guitarrista com anos de carreira musical. Já trabalhou como siderman, gravações e ministrando aulas, tanto presenciais como online.