Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Conheça as mais famosas Fake News da História

Capa - Blog layout

 Olá pessoal, tudo bem?

Em virtude de tantos boatos e falsas notícias que circulam na internet e pelos grupos de WhatsApp, eu fiz um post bacana explicando o que são Fake News e como identificar esse tipo de notícia. Se ainda não leu ou deseja relembrar, clique 

Você entendeu como essas notícias nascem, crescem e se propagam pelas redes sociais?

Tenho certeza que a partir de agora tomara mais cuidado em compartilhar as informações com seus amigos porque muitas notícias que até hoje eram vistas como verdadeiras podem, na verdade, serem Fake News.

E se não acredita nisso, confira a relação que selecionei com as maiores Fake News da História.

Guerra dos Mundos:

Uma das Fake News mais antigas é  a “Guerra dos Mundos” que serviu ate como tema de um filme bem famoso. Em 1938, na véspera do Dia das Bruxas nos EUA, o ator, diretor e produtor americano Orson Welles criou um programa de rádio em que dramatizava uma invasão alienígena na Terra, com direito a gritos desesperados ao fundo.

c_

A repercussão foi imensa e surgiram boatos que muitos nova-iorquinos deixaram suas casas em panico e, segundo notícias da época, teriam tomado as ruas em desespero.

Entretanto, tudo não passou de um programa diferente de radio, criado para divertir e não para gerar os boatos e todo o colapso que se seguiu conforme relatado pelos meios de comunicação da época.

 Vida na Lua

De acordo com inúmeros estudos, a nossa lua não tem vida. Porém em 1835, muita gente acreditou que os alienígenas estavam mais próximos da Terra, circulando pelo nosso próprio satélite natural.

8

A culpa de tudo isso foram inúmeros artigos publicados no jornal norte-americano “The Sun”. A descoberta foi falsamente atribuída ao astrônomo John Herschel.

O furor foi tamanho que outros jornais da época começaram a reproduzir a notícia falsa. Algum tempo depois Richard Adams Locke confessou a autoria da mentira, quando era repórter do citado jornal.

 A falsa morte de Britney Spears

Falando do meio musical, é muito comum surgirem boatos sobre morte de artistas. E uma das mais famosas foi a falsa morte da cantora Britney Spears.

britney-spears-2017-1518269545

O susto aconteceu em 2001, quando a BBC teria dito que a cantora havia falecido.  Entretanto, o site que divulgou a notícia era falso.

 As fadas de Cottingley

No início do século XX, quando as câmeras fotográficas ainda não eram tão eficientes, duas garotas conseguiram enganar várias pessoas com imagens de varias “fadas”.

Elsie Wright e Frances Griffiths, de Cotingley, na Inglaterra, fizeram cinco fotos junto com “criaturas mágicas”. O pai de Elsie duvidou das fotografias, mas sua esposa acreditou.

download (1)

Muita gente quis saber se eram verdadeiras. Somente em 1980 que Elsie e Frances admitiram a mentira.

 EUA e ONU sugerem intervenção militar no Brasil

Rodou nos grupos e blogs que o senador republicano Harry Macgaren fez um discurso no congresso norte-americano de que eles deveriam agir sobre o “governo de bandidos” que estava no poder no Brasil a época.

EUA-e-ONU-Flags-grd

Acontece que esse senador sequer existiu e em 2015 já rodou outra notícia falsa sobre esse mesmo senador de Taubaté declarar que queria tirar o PT do poder.

Espero que tenha achado divertido relembrar ou conhecer algumas das notícias falsas mais conhecidas e saber como tantas pessoas foram ingênuas em acreditar em tantas lorotas.

No entanto, quantas vezes você já compartilhou noticias “bombásticas” sem verificar se eram de fato verdadeiras. Posso te garantir que eu também fiz isso, na melhor das intenções em “informar” meu amigos.

Fomos mal, não fomos?

Por isso, fica o alerta: se a notícia é atual ou antiga, não deixe de verificar a fonte e checar a veracidade das informações antes de sair compartilhando com seus amigos e familiares.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO

  • Ana Freitas

    Sim, a grávida de Taubaté virou um meme. Legal!