Sabe comprar microfones e monitores in ear sem fio?

Microfone

Olá meu amigo, tudo bem com você?

Hoje temos um novo especialista para falar com os leitores do nosso blog. Trata-se de Pedro Duboc, um profissional da área de Áudio, que já trabalhou nas organizações Globo e atualmente atua como consultor da área junto às igrejas cristãs no Rio de Janeiro.

Mas por que mais um especialista em Áudio aqui no blog?

Por uma razão muito simples: músico que não entender de equipamento (e como interliga-los com eficiência) estará sempre na dependência de outros profissionais para o dirigirem.

E nem sempre podemos contar com eles nas emergências, certo?

Nós já falamos aqui no blog sobre rodies e sobre consultores de setups. Portanto, vamos aprofundar nosso conhecimento com gente que sabe o que faz?

Com vocês: Pedro Duboc.

Fala pessoal, tudo bem?

Antes de tudo, gostaria de agradecer à equipe da SANTO ANGELO pelo convite e dizer para você, leitor antigo ou novo do blog da marca, que é uma grande oportunidade para mim conhece-lo e guia-lo pelo mundo do Áudio.

Claro que eu, apesar de muita estrada, não sei de tudo e só peço a você que divida suas dúvidas comigo para que possamos todos evoluir juntos, como a galera aqui do blog vive escrevendo.

Comprar um microfone sem fio ou sistema de monitores In-Ear hoje pode ser um problemão se não observarmos alguns detalhes importantes.

Em primeiro lugar, precisamos entender que o espectro de rádio frequências já está bastante congestionado, o que não acontecia há alguns anos atrás.

O mesmo microfone que comprávamos na loja e simplesmente ligávamos e tudo funcionava bem, hoje pode não funcionar tão bem, principalmente se a frequência especificada pelo fabricante for fixa.

Existem casos de microfones sem fio que sempre funcionaram perfeitamente e hoje começam a apresentar problemas de RF. Sabe me explicar o por quê?

01

O Espectro de Rádio Frequências (RF) não é mais o mesmo disponível de alguns anos atrás e a situação só tende a piorar, pois cada vez haverá maior demanda por faixas no espectro de RF requisitada pelas empresas concessionárias de telefonia e dados.

Você já sabe que até o final do próximo ano, 2018, todas os aparelhos de TV analógica serão desligados no território nacional, certo? Ora, então sobrarão várias faixas de Frequência que poderão ser usadas por nós, amantes do Áudio e da Música, correto?

Errado. Já está previsto um remanejamento no espectro dessa faixas de RF utilizadas pelos canais da TV analógica.

A Anatel cedeu à telefonia celular o espectro entre 698 MHz e 806MHz para utilização do 4G LTE que antes trafegava somente na faixa de 2,6GHz.

Mas porque mudar o que já está funcionando?

Primeiro, porque a faixa de 2,6GHz possui limitações de alcance e banda e, além disso, custa muito caro.

O 4G LTE entre 698MHz e 806MHz tem alcance maior que o 4G em 2.6GHz, necessitando de menos antenas para sua utilização.

Segundo, porque a demanda de transferência de dados para internet cresce a cada dia e as operadoras precisam se adequar a isso e podem pagar.

Dessa forma, nossos sistemas de microfones sem fio e monitores in-ear não são tão importantes (infelizmente) dentro da distribuição do espectro pela Anatel.

02

Resumindo: com o desligamento da TV Analógica e o remanejamento do espectro, equipamentos de microfone sem fio e similares não poderão mais utilizar essa faixa, mais precisamente, entre 798MHz e 806MHz.

Sendo assim, hoje mais do que ontem, é preciso um cuidado muito maior ao adquirir um sistema de microfones sem fio ou de monitores in ear.

Então, fique esperto e observe os seguintes aspectos:Se sistema que estão te oferecendo, novo ou usado, é homologado pela Anatel;

Se está fora do espectro proibido que mencionei acima;

Se estiver, dentro das faixas que cite, verifique se oferece a possibilidade de mudança de frequências através de seleção, o que chamamos de agilidade de frequências. Já adianto que essa condição é muito difícil de encontrar entre os fabricantes chineses de baixo custo;

Portanto, constatando que o equipamento oferecido se enquadra no item 1 ou 2, (ou em ambos), NÃO COMPRE.

Com isso tudo em mente, ficou mais fácil comprar microfones e monitores in ear sem fio, né?

Espero ter ajudado vocês na escolha e contribuído um pouco com minha experiência no mercado de áudio. Além disso, agradeço o carinho e empenho da SANTO ANGELO em levar conhecimento para todos.

Abração!

Valeu Pedro pelos alertas e esperamos vê-lo mais vezes aqui no blog da marca SANTO ANGELO.

E você, que chegou até aqui e tem dúvidas, comentários ou algo a acrescentar nesse tema, entre em contato com a gente através do perfil do Pedro Duboc no Facebook ou através das redes sociais da SANTO ANGELO.

Forte abraço e até a próxima!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *