Tunando sua Stratocaster de maneira diferente

por Alexandre Berni

Olá pessoal! Continuando os posts anteriores sobre elétrica de guitarras, hoje tentarei simplificar o esquema elétrico da Guitarra Modelo Stratocaster desenhado abaixo. Por favor  desculpem a minha falta de habilidade com o software CorelDraw.

Uma das perguntas que recebemos após o assunto do Push/Pull foi : “Se eu quiser combinar o captador do braço (Neck) e o da ponte (Bridge) com o potenciômetro tipo Push/Pull  eu consigo?”.

Minha resposta é: consegue sim, mas vou aproveitar a pergunta para ensinar outra maneira muito interessante de se fazer isto. Já sabemos, conforme os posts anteriores, que a chave de posições utilizada nas Stratocaster pode nos fornecer 5 possibilidades de combinações de captadores certo? São elas:

  1. Ponte
  2. Ponte + meio
  3. Meio
  4. Meio + Braço
  5. Braço
  6. Ponte + Braço: Aprenderemos agora!

Pra começar separaremos o material da linha GParts by SANTO ANGELO a ser usado:

Captadores, Knobs, Potenciomêtros e Chave Seletora – marca SANTO ANGELO

As ferramentas básicas serão estas: “ Lembrem de sempre optarem, quando possível, por ferramentas de boa qualidade”

Ferramentas

Começaremos fixando os potenciômetros e a chave no escudo:

Chave Seletora e Potenciômetro – marca SANTO ANGELO

1 – Potenciômetro de 250A kΩ para Volume.

1 – Potenciômetro de 250B kΩ para Tone.

1 – Potenciômetro de 250B kΩ como “misturador” de captadores ponte e braço.

1 – Chave de 5 posições

O próximo passo será soldarmos os fios ( Verdes )  usados como terra entre os potenciômetros e a chave

Chave Seletora e Potenciômetro – marca SANTO ANGELO

Eu escolhi o último potenciômetro para ser Tone, mas você poderá escolher qualquer um dos 250B kΩ colocados. Porque tem que ser o 250B kΩ? – Leia ou pesquise um dos posts anterior sobre potenciômetros e entenderá melhor!

Comecei soldando o capacitor desta forma demonstrada abaixo:

Potenciômetro SANTO ANGELO

Em seguida soldaremos o fio (Azul) que será soldado ao Volume. Lembro a vocês que desta forma de ligação o Tone será funcional para todas as posições da chave, inclusive a que vamos criar. Isto porque estamos ligando o potenciômetro no Volume e não na chave de 5 posições como é o padrão.

Potenciômetros e Chave Seletora – SANTO ANGELO

O próximo passo será ligar o fio (Vermelho) no Volume e Chave de Posições. A ligação “jump” do potenciômetro também já foi explicada em posts anteriores sobre ligação da Chave de Posições da linha GParts by SANTO ANGELO.

Chave Seletora e Potenciômetro- marca SANTO ANGELO

Neste próximo passo colocaremos os Captadores S Texas da Santo Angelo:

Guitar Parts – marca SANTO ANGELO

Soldaremos agora os fios (Pretos) Terra dos Captadores. Eu prefiro colocá-los todos juntos:

Guitar Parts – SANTO ANGELO

Até aqui era tudo praticamente conhecido por muitos de vocês, mas agora começa o que poderemos chamar do pós graduação em elétrica básica de guitarras. Estes dois fios (Amarelo e Branco) serão ligados aos fios dos captadores, ponte e braço, em sua soldagem na chave. Assim atingiremos nosso objetivo.

Potenciômetro – marca SANTO ANGELO

Ligaremos o fio Branco do potenciômetro junto ao fio Branco do captador da ponte (Bridge) na posição 1 da chave. Ressalto mais uma vez que em posts anteriores existem mais informações sobre a ligação elétrica de guitarras, de maneira que vou me preocupar apenas em dar as informações pertinentes a este diagrama de ligação.

Guitar parts – marca SANTO ANGELO

Em seguida soldaremos o fio (Amarelo) do captador do meio (Middle).

Guitar Parts – marca SANTO ANGELO

O Captador SANTO ANGELO tem o fio do Positivo na cor Laranja, mas como eu não tinha nada igual, para combinar eu irei soldá-lo com o outro fio do potenciômetro da cor Amarela junto a chave na posição 3.

Guitar Parts – marca SANTO ANGELO

Bem, o principal já foi feito!! Aprendemos mais uma! Agora basta ligar o fio Terra que irá para a ponte e o fio Terra (Preto) e o fio (Vermelho) positivo de saída que irá para o Jack assim como no esquema gráfico do início. A fase seguinte é encaixar tudo isto no corpo da guitarra, afinar as cordas e sair tocando.

Eu espero que vocês gostem desta nova combinação de timbre, particularmente me agrada muito, mas em Música, o gosto é muito pessoal. Um grande abraço a todos !!

 

Doutor Santo Angelo