Como será o amanhã?

caminho-1

Olá Pessoal, tudo tranquilo?

Começo 2017 me desculpando com a galera do Rock, do Blues, do Jazz e tantas outras, mas hoje acordei com a letra do samba enredo 1978 da União da Ilha, cuja letra você confere aqui.

O que será o amanhã? Como vai ser o meu destino?

E respeitando o que diz a letra, espero que tenha sido muito feliz e aproveitado bem os momentos de festas com a família e amigos, porque ninguém mereceu o que vivemos em 2016, não é mesmo?

De férias ou não, este é um bom momento para refletir sobre (antigos e novos) projetos, começando, se possível pelo seu mindset, que você pode relembrar relendo esse post.

Assim, chegou a hora de planejar e traçar novas metas, em 2017, para a vida pessoal e carreira musical. Afinal, você quer continuar sonhando e vivendo de música, certo?

E que tal começar conferindo a matéria publicada no blog da Music Jungle?

Já falamos sobre esta startup aqui  e tenho certeza que vai se inspirar para traçar suas próprias metas.

Animado? Abra sua planilha ou bloco de notas e comece a escrevê-las agora!

10 metas para você fazer a música acontecer em 2017

Como vocês já sabem, o grande objetivo do Music Jungle é Fazer a Música Acontecer. Ajudar os músicos a estarem cada vez mais perto dos seus sonhos.

boy

Dave Grohl é um cara que, todo ano, faz a música acontecer, com seus 3848372 projetos paralelos.

Esse post do blog é dedicado para todo músico que quer fazer de 2017 um ano memorável. Nada como um ano novinho em folha, 365 dias pela frente para fazer a música acontecer. Essas metas vão te ajudar a chegar lá!

Meta #1: Estudar e praticar todos os dias… de verdade!

Nesse ano de 2017 estude o máximo que puder. Seja sincero consigo mesmo e estude de verdade, procure os problemas, encontre as soluções, busque alcançar sempre mais, desafie-se a sonhar. Sempre que se pegar evitando o estudo, procrastinando, mergulhe de cabeça no estudo. Posso te garantir que ficará orgulhoso de si mesmo ao final do ano.

Esse ponto é o mais importante. Sei que já escutou isso muitas vezes, mas não há outra maneira de se tornar um grande músico se não for pelo estudo.

Tenha uma meta específica para o seu estudo. Ao invés de algo vago, como “vou estudar todos os dias”, coloque uma meta com tempo e horário definido, alocado de acordo com suas tarefas diárias, algo como “estudarei todos os dias das 9 às 10 horas da noite”. Assim que sua meta virar um hábito, será muito mais fácil de manter e você com certeza verá os resultados.

1

Meta #2: Escute com ouvidos de iniciante

Quanto mais velho você vai ficando, quanto mais avançado no instrumento, mais forte é a tentação de pensar “Eu já sei disso”. E isso vale pra tudo na vida. Quando alguém te dá um conselho, seja um professor, um colega de banda ou um amigo, é muito fácil você agir como se já soubesse do que eles estão tentando te explicar. Mesmo quando está sozinho, estudando, às vezes você irá agir como se já soubesse de tudo, ou que já não precisa mais aprender.

Faça um favor a si mesmo e abandone essa “soberba intelectual”. Aproveite cada experiência com uma mente de iniciante, aberta a novas idéias, novas percepções, novas inspirações.

 Meta #3: Grave você mesmo tocando

Eu sei, às vezes dá aquela preguiça, ou até mesmo um certo medo de se escutar em uma gravação. Mas faça isso do mesmo jeito. Ao se gravar, ou até filmar, você acaba conhecendo o que o seu público vê e ouve de você, você aprende mais sobre a sua própria arte. Assim fica mais fácil de perceber e decidir o que você vai manter e o que vai descartar.

Uma coisa muito importante em todo tipo de aprendizado é o que chamam de “feedback loop”, um ciclo em que você estuda, pratica e tem um retorno sobre como está o seu desempenho. Esse retorno constante é fundamental para você entender o que está funcionando e o que não está, e ajustar a sua performance de acordo com isso.

2

Meta #4: Admire as qualidades de outros músicos

Como tudo na vida, na música também é muito importante ter modelos para te inspirar e ensinar o caminho das pedras. Busque músicos que te inspiram e procure aprender tudo sobre eles, como tocam, quais as técnicas, quais as influências, etc.

Isso vale não só para os famosos, mas também busque aprender mais com aquele seu colega que toca muito bem e com um professor que possa se tornar um grande mentor. Deixe de lado a vergonha, inveja ou qualquer outro sentimento que te puxa para trás, temos muito o que aprender com todos.

Meta #5: Aprenda com seus próprios erros, mas seja bom consigo mesmo

Sabe aqueles pontos fracos no seu som? Agora é a hora de enfrentar eles de peito aberto. Fique cara a cara com suas dificuldades técnicas, com seus problemas com a teoria, com seu timbre que ainda não chegou lá. Você verá que o processo para melhorar cada partezinha do seu som é bastante gratificante.

Uma hora você vai se ligar que cada um desses pontos que te deixam descontentes são na verdade dicas sobre como se tornar o músico que sempre quis ser.

Meta #6: Mergulhe em sua música para encontrar o “seu som”

Esqueça o que você “deveria” fazer quando pega o seu instrumento. Trabalhe pesado em encontrar a sua identidade musical, aquilo que você sente, use o instrumento como uma forma de expressão.

Quanto mais autêntica for a sua interpretação da música, mais interessante será para as outras pessoas. É assim que você irá se destacar da multidão, é assim que você será mais do que mais um músico, e deixará um legado com a sua obra.

Meta #7: Arrisque-se mais

É normal criarmos um senso de que não podemos errar. Talvez já tenha acontecido quando você era mais novo, ou então é apenas o velho medo de fracassar. Tente arriscar mais na forma de tocar e também na forma como você leva sua carreira como músico (isso vale até mesmo para quem é amador). As vezes ficamos presos, com medo do que pode acontecer, e não percebemos que todo mundo que atingiu algo grande teve que tomar decisões difíceis em algum momento da vida.

 Lembre-se sempre: é muito melhor arriscar, e às vezes errar, do que nunca ter tentado.

 Meta #8: Cuide bem do seu instrumento

Admita, você poderia cuidar muito melhor do seu instrumento. Seja você um guitarrista ou trombonista, a manutenção do instrumento é uma parte importante da vida do músico. Se você já está muito bem nas metas anteriores, considere cuidar muito bem do seu instrumento esse ano. Dependendo do instrumento que você toca, há várias coisas que você pode fazer para manter o seu instrumento tinindo. Uma que é comum para todos é ter uma rotina de limpeza. Não espere seu instrumento ficar tão sujo que comece a afetar o som.

A Santo Angelo disponibilizou uma série de Ebooks gratuítos e um deles é exatamente sobre esse tema. Confira aqui!

 Meta #9: Procure mais oportunidades de tocar

Se você já está tocando bem o suficiente, considere procurar mais lugares para tocar esse ano. Se você fizer mais shows, terá mais exposição e também conseguirá fazer uma grana melhor com a sua música. Fazer shows vai te deixar mais animado e com mais paixão ainda pelo instrumento. Poucas coisas na vida se igualam ao prazer de subir ao palco e mostrar a sua arte para as pessoas.

É também uma grande oportunidade de conhecer outros músicos e pessoas que se interessam pela sua música. Novos amigos, novas conexões, mas networking, o que pode te levar a mais oportunidades ainda.

 Meta #10: Aprenda novo instrumento

Essa é uma boa meta. Um novo instrumento, nem que seja apenas por diversão, vai te trazer uma nova perspectiva sobre a música, irá expandir os seus horizontes musicais. Em muitos casos, as habilidades que você desenvolveu até agora irão te ajudar muito nessa nova empreitada. Se você não quer aprender um instrumento completamente diferente, considere algo parecido com o que você já toca. Se você é um guitarrista, considere aprender violão clássico, por exemplo.

Quando se trata de música, o seu e o limite. Por isso somos apaixonados por ela, não importa o estilo ou instrumentos, há milhares de formas de estar sempre evoluindo. E neste ano, use todas as suas forças para FAZER A MÚSICA ACONTECER.

3

Prometemos que irá valer a pena 😉

E ai? Difícil estabelecer as próprias metas?

Sabemos que o caminho não é fácil, mas os desafios e obstáculos fazem parte do nosso crescimento pessoal. Porém, a força de vontade e resiliência são fundamentais para atingir todos os seus objetivos.

Lembre-se: O ano muda quando você muda suas atitudes.

A maior mudança está na capacidade de deixar para trás velhos hábitos.

Acredite no seu talento, desenvolva-o cada vez mais, aprenda novas técnicas, estude novos idiomas e acima de tudo tenha coragem para seguir sempre em frente.

“E o realejo diz : Que eu serei feliz!”

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *