E se você perder seu emprego?

ESVPOENCA - FB

por Dan Hisa

Cada dia mais nos assusta o cenário econômico atual. É o dólar e a inflação subindo, na razão inversa do nosso poder de compra e empregabilidade. E como muitos dos nossos amigos não vivem exclusivamente da Musica, como quem vos escreve, preocupamos o fechamento de postos de trabalho, diminuição do emprego e as previsões pessimistas que lemos todos os dias nos jornais.

De maneira geral, as empresas já se adaptaram à situação, diminuindo a produção, cortando custos e demitindo gente. Se você for empreendedor, provavelmente continuará tendo seu sustento, menor do que em épocas de vacas gordas, diminuindo o lucro e empregando quem conseguir. Os MEI (Micro Empreendedores Individuais) sofrem com a economia crescendo menos também, mas como o trabalho não depende de outras pessoas, podem continuar mantendo seus clientes, mesmo que a quantidade e as apresentações diminuam. Isto não quer dizer que tanto micro, como os médios e grandes empreendedores estarão a salvo de perderem suas empresas caso a economia demore a crescer. Afinal todos sabiam dos riscos de empreender no Brasil quando abriram seus negócios.

ESVPOENCA 001

Nossa preocupação, no post de hoje, é falar para todos os nossos amigos músicos que estão empregados e correm o risco de serem demitidos ainda hoje. Com enfrentar essa situação, com todas as contas, carnês e crediários que ainda restam para serem pagos?

Dados da Fecomercio indicam que o varejo já demitiu 130.000 empregados em 2015. Por isso, vamos nos focar nos vendedores balconistas das lojas de instrumentos musicais e áudio, sempre lembrando que as dicas a seguir servirão para todos que foram pegos de surpresa em um possível corte.

A saída é o Networking, mas não o canal de TV à cabo que passa desenhos o dia todo. Em qualquer área (não só na comercial), sua rede de contatos é fundamental para manter-se “vivo” no mercado de trabalho. E o grande segredo está em como montá-la.

ESVPOENCA 002

No dia a dia, lidamos com inúmeras pessoas, seja no trabalho ou no nosso âmbito social e nesses dois níveis que podemos montar essa teia.

Uma das primeiras coisas a se fazer é ter uma lista de contatos bem detalhada sobre cada um dos seus membros: nome completo, onde conheceu (ou onde trabalha), data de nascimento, e-mail, telefone, alguns gostos e outras informações que acredite serem relevantes. Quanto mais dados você coleta dessas pessoas, melhor é a sua conversa com elas, seja em momentos sérios ou mais descontraídos.

Mas não ache que só saber o filme favorito do contato fará de você alguém interessante de se conversar (podem ter outra imagem sua). Por isso, adquira cultura (isso, leia mais, escute músicas diferentes e veja muitos filmes) e informação (estar atualizado com notícias é um diferencial). E não invente desculpas, você consegue a maioria dessas coisas na internet (elas saltam à todo segundo na sua timeline do Facebook, temos certeza).

ESVPOENCA 004

Lista feita, nos seus primeiros contatos com as pessoas, pense em personalizar a abordagem, sendo claro e agradável (não seja um telemarketing qualquer). Converse, ouça, opine e deixe o outro opinar, descobrindo mais e deixando ser descoberto também. Uma dica valiosa é: nunca peça ajuda no primeiro momento. Isso cria uma barreira que pode ser difícil de derrubar e você fica com a imagem de quem só liga quando precisa de algo. Cultive esses relacionamentos em tempos de calmaria, pois quando vier a tempestade, a ajuda virá. Ah, você ainda não tem sua lista? Está esperando o que para começá-la agora?

Entretanto, o Networking também não é algo que deva ser feito forçosamente. Como um esporte que você gosta, deixe que seja natural e em certa medida, automático. Marque um encontro, tome um café (ou mesmo uma boa cerveja no final de semana, mas com moderação e sem dirigir depois), veja uma peça de teatro ou visite uma livraria. Isso faz bem a ambas as partes e estreita cada vez mais seu relacionamento. Ah, e muito cuidado: não fofoque. Falar mal dos outros não cai bem em qualquer relacionamento, porque sempre deixa a impressão que amanhã você estará falando do seu próprio contato.

Outro ponto importante do Networking (que não é uma lista de clientes): é uma via de duas mãos, ou seja, uma relação de troca. Você oferece conhecimentos musicais e boas indicações de bandas para ouvir enquanto o outro te indica bons livros e cursos interessantes. Lembre-se, é como se fosse uma irmandade, uma confraria, que cada um contribui com um pouco para evoluir ou conseguir novas oportunidades (como comentamos em um post anterior que aprender em grupo é mais fácil).

ESVPOENCA 005

Respeito também é essencial para tratativas com todos (não só na sua Networking). Cada um tem uma opinião, um jeito de falar ou mesmo ações que podem não ser normais para você, mas lembre-se que a pessoa pode pensar o mesmo, ou seja, seja empático. Também não se aproveite das pessoas que estão com você para roubar contatos, ideias ou mesmo ficar espalhando boatos e brincadeiras de mau gosto. Saiba dividir seu grupo do Whatsapp da zuera e o profissional, usando bom senso e bom humor.

E para fomentar sua lista cada vez mais, mantenha-se aberto a novos contatos de diversas áreas. Não feche portas, abra pelo menos uma nova por dia.

Concorda com essas dicas sobre uma Networking efetiva? Esses conhecimentos serão necessários para uns dos nossos futuros posts de empreendedorismo, que focará na tecnologia dos aplicativos que ajudam a gerir os contatos e as respectivas informações.

ESVPOENCA 003

E como “lição de casa”, ligue para um velho amigo seu de escola ou de faculdade. Pergunte como ele está ou que está fazendo, como se posiciona nesses tempos de crise e o convide para um “hangout” online ou off-line (off é sempre mais proveitoso). Ah, você já tem sua lista de Networking pronta? Então faça essa outra lição: acione um dos seus contatos mais antigos, perguntando sobre qual será o roteiro das próximas férias. Se houver resposta, com certeza seu contato ainda se lembra bem de você.

Essa lição é especial para nossos amigos vendedores, que ainda estão empregados e que mantem uma boa relação de Networking: tire uma foto do novo cabo SANTO ANGELO da série Exodus que acabou de chegar na loja e peça a opinião dele a respeito. Como? A loja ainda nem sabe que linha é essa? Meu amigo, corra com sua lista de Networking.

Abração e até a próxima.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *