Faça você mesmo seu Pedal AB-Box
por Dr. Alexandre Berni
Se você gostou e já montou seu pedal de Dinâmica que ensinei em meu último post, chegou a hora de fazer outro pedal um pouco mais difícil: o AB-Box. Também conhecido como “Line Selector”, um AB Box tem a função de desviar o sinal da guitarra para duas saídas distintas: A ou B. Concordo que é meio óbvio, mas existe também outro pedal semelhante, conhecido como ABY, que nos permite optar por duas saídas distintas: A ou B, ou juntos: A + B. Mas não se assuste porque este tipo será abordado em um outro post.
O AB Box foi muito utilizado no passado quando os afinadores existentes no mercado não eram “true by pass”. Assim, os músicos colocavam na saída A o direcionamento ao amplificador e na saída B para o afinador, transformando esta saída também como uma opção MUTE do sinal.
Com o tempo e mais criatividade, a galera compreendeu que poderia utilizar os AB Box para direcionar a saída A para um amplificador e a B para outro, buscando principalmente timbragens diferentes com acionamento rápido sem precisar trocar os cabos manualmente. Alguns fabricantes atentos logo ofereceram amplificadores com dois “inputs”, proporcionando dois canais distintos, reforçando o uso do AB-Box para o músico acessar estes dois canais.
Outra hipótese de uso dos AB Box é o direcionamento “ao contrário”, ou seja, ligar duas guitarras em um mesmo amplificador, como por exemplo, em escolas de música com poucos recursos onde o professor e o aluno utilizam o mesmo amplificador.
Já imaginou outro emprego para um AB Box? Ótimo, é um sinal (desculpem o trocadilho) de que já se convenceu a construir o seu a partir das minhas dicas. Mas aviso que um pedal AB Box tem duas apresentações básicas, com ou sem LED´s indicativos de qual saída está sendo utilizada. Tentarei de forma mais clara possível demonstrar a montagem destas duas formas básicas. Vamos lá?
PEDAL AB BOX SEM LED
Material necessário (que você encontra nas boas lojas de componentes eletrônicos ou encomenda na internet):
1 – caixa de pedal (de preferência de Alumínio)
2 – 3 Jacks P10
3 – 1 chave DPDT com 6 polos
4 – Pedaços de cabinhos de áudio, bitola AWG 26 de preferência coloridos para facilitar a identificação e montagem entre os polos dos Jacks e os da chave.
Montagem:
Passo um: com uma furadeira elétrica e broca com diâmetro de 12 mm você precisará realizar apenas 4 furos conforme esquema abaixo:
Passo dois: monte os componentes nos furos, que devem ficar nessa posição para facilitar a montagem:
Passo três: Solde um cabinho (utilizei um na cor vermelha) que representa o sinal positivo entre a chave DPDT e o polo positivo do jack:
Passo quatro: Solde os cabinhos (note que usei desta vez na cor preta) ligados os polos negativos (ou terra), dos Jacks e a chave DPDT
Passo cinco: Solde outro cabinho (usei um na cor branco) ligando o positivo do Jack (que representa a saída B) com a chave DPDT em seus 2 polos diametralmente opostos, como na foto abaixo:
Passo seis: Solde mais um cabinho (usei outro na cor azul) ligando o positivo do Jack que representa o canal A com a chave DPDT em seus 2 polos diametralmente opostos, como na foto abaixo:
Passo sete: aparafuse a tampa e decore o pedal, pintando do seu jeito e usando sua criatividade: tinta automotiva, adesivo, caneta permanente ou deixe do jeito que ficou como na foto abaixo. Pronto, o seu AB-Box sem LED está pronto para ser usado com muita Musica na veia.
PEDAL AB BOX COM LED
Considerando o aprendizado anterior do AB-Box sem LED, vamos aumentar um pouco mais o nível da dificuldade e construir agora um pedal AB-Box com LED indicativo da saída utilizada.
Material necessário (como já disse, você encontrará essa lista nas boas lojas de componentes eletrônicos ou na internet):
1 – caixa de pedal de Alumínio.
2 – 3 Jacks para P10
3 – 1 chave DPDT com 9 polos
4- 2 Resistores de 1kΩ
5 – 2 leds coloridos
6 – 1 Jack para fonte 9V
7 – Pedaços de cabinhos de áudio, bitola AWG 26 de preferência coloridos para facilitar a identificação e montagem entre os polos dos Jacks e os da chave.
Passo um: com uma furadeira elétrica e com brocas com diâmetros de 6 e 12 mm, você precisará realizar os furos conforme esquema abaixo, lembrando que serão 5 furos de 12 mm e 2 furos de 6mm, que serão para os LED´s.
Passo dois: monte os componentes nos furos, que devem ficar nessa posição para facilitar a montagem:
Passo três: Solde os cabinhos (utilizei na cor preta) que representam o sinal negativo (conhecido também como fio terra) entre o polo central chave DPDT e o polos negativos dos Jacks:
Passo quatro: Solde o cabinho (usei desta vez na cor azul) ligando o polo positivo do Jack de entrada e a chave DPDT conforme figura abaixo:
Passo quinto: Solde os cabinhos (note que usei desta vez na cor vermelha) ligando o positivo do Jack da saída A e os dois polos da chave DPDT conforme figura abaixo:
Passo sexto: Solde o cabinho (usei desta vez na cor branca) ligando o positivo do Jack da saída B e os dois polos da chave DPDT conforme figura abaixo:
Passo sétimo: Neste momento iremos identificar o polo positivo do LED onde geralmente a haste (“perna”) maior é o polo positivo quando novo e soldarmos o Resistor de 1K conforme figura abaixo. Se ligarmos sem este componente o LED fatalmente irá queimar.
Passo oitavo: O Jack de energia apresenta dois polos, negativo e positivo, e por convenção, a maioria das fontes para pedais usam o polo negativo (Terra) na parte interna do jack.
Soldamos o fio amarelo no positivo do jack e nas hastes (pernas) positivas nos LEDS. Outra soldagem do Jack é o fio positivo (que usei um fio preto) no negativo com a chave DPDT conforme figura abaixo:
Passo nono: Soldaremos os fios (usei o da cor laranja) entre as hastes (pernas) negativas dos LEDs e a chave DPDT nos polos que estarão representando cada canal (A ou B) acendendo, respectivamente, cada um o seu LED.
Após aparafusar a caixa metálica ele estará pronto para o uso. Observe se os polos dos jack, chave DPDT ou LED não estão em contato com a tampa traseira da caixa quando fechada, isto poderá causar mau funcionamento.
Passo décimo: que tal decorar o pedal do jeito que sua criatividade permitir: use tinta automotiva, adesivo, caneta permanente, imaginando um nome bem dramático como, por exemplo: “Black AB Coffin”. Pronto, o seu AB-Box com LED´s está pronto para ser usado com muita Musica na veia.
Divirta-se e até a proxima
para usa-lo “ao contrario”, basta ligar as duas guitarras no que seria o jack de saida e a saida no jack de input?
Como faço para colocar uma bateria 9v ao invés da saída para energia, ou seja, para que o led fique aceso apenas quando eu plugar o cabo no jack e quando tirá-lo o led se apaga. Obrigado.
Esse pedal funciona com duas entradas e duas saídas espelhadas?
Quero usar uma saída com efeito e outra limpa.
Uso 2 instrumentos e gostaria de não ter que ficar desplugando e plugando….por isso as duas entradas….
Em tempo eu comprei 2 chaves DPDT de 6 polos, 2 Leds, 4 jack P10 e 1 jack pra fonte.
Valeu!
Sim, funciona como disse “espelhado”, ou seja, “duas entradas para um ou uma entrada para dois”
Parabéns por ensinar, fiz o meu na lata de sardinha ficou ótimo!!!
Bom dia Meire,
Que bom! Ficamos felizes.
Abraços.
Kd os resistores na entrada??? Gênio. He he he
Fiz o meu pedal e ficou bem legal funcionando bacana. obrigado por todo o material.