NÃO COLOQUE LIMITES EM SEUS SONHOS: COLOQUE FÉ



Olá caros leitores do Blog SANTO ANGEL0, meu nome é Jéssica Kaline, sou guitarrista e professora de Música, além de sonhadora baiana. Quero dizer, primeiramente, que me sinto honrada em poder escrever, para vocês, aqui no blog, um pouco sobre meus sonhos. 

Eu nasci em Jequié, uma cidade no interior da Bahia e sempre sonhei em me dedicar à Musica como profissional. Tanto que em 2014 eu fui aprovada para estudar na Universidade Federal da Bahia em Salvador, contando com o suporte da minha família.

Entrei primeiramente no curso de Licenciatura em Música e depois me transferi para o curso de Música Popular com ênfase em guitarra, na mesma instituição. Eu estava completamente encantada com a universidade, onde tive o privilégio de conhecer pessoas incríveis e ser direcionada por excelentes professores. 

Sonhava cada vez mais em tocar com músicos importantes.

Em 2017 eu já estava mais adaptada com a vida na capital, frequentava as jam sessions dos alunos universitários e comecei a tocar em ambientes de música instrumental e jazz em Salvador com músicos profissionais. 

Assim, a garota assustada, que chegou pela primeira vez em Salvador em 2014, sem conhecer quase ninguém, finalmente estava amadurecendo como guitarrista. Tanto que em 2018, eu já desenvolvia bem a linguagem de diversos estilos musicais como o Rock, Jazz, Fusion, além da nossa querida MPB – Música Popular Brasileira. 

 

Sonho realizado? Quase, porque, neste ponto, eu comecei a sonhar mais alto: estudar Música fora do país. 

Em meados de abril de 2018, eu estava em um ensaio para um trabalho da faculdade com outros colegas e um dos meus professores falou sobre o edital para intercâmbio na Alemanha. 

As condições eram básicas: os estudantes de Música que tinham um bom currículo e tocavam Jazz, poderiam se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos em uma Universidade de Jazz na Alemanha. 

Aquele professor comentou que eu e mais um colega nos enquadrávamos no perfil dos intercambistas, mas nos explicou que existia um quesito essencial para quem quisesse garantir a bolsa de estudos, além das boas notas e talento musical: era necessário falar e compreender bem o Inglês. 

Infelizmente, eu não estava preparada para superar este quesito. 

Naquele momento, a ficha caiu e eu percebi só a chance de concorrer a uma vaga para estudar na Alemanha não bastava: eu precisaria dominar o Inglês, que devido ao curto tempo de preparação disponível, seria inviável. 

Fim do meu sonho? Nem pensar!

Comentando isso com minha família, eles me disseram que eu precisava planejar para o ano seguinte o meu exame para a bolsa de estudos, com tempo suficiente para fazer um bom curso de Inglês. 

Assim eu fiz: Entrei em um curso de Inglês e me preparei para o edital do ano seguinte. 

Não foi fácil, mas eu tinha um sonho e, finalmente, fui selecionada e corri atrás para resolver uma série de burocracias. Também tive que acalmar minha família, pois, a princípio, eles estavam tranquilos, mas depois ficaram muito preocupados.

A questão da moradia é um pouco difícil na Alemanha e meus familiares até me cogitaram se realmente valeria a pena estudar no exterior, o quê me deixou totalmente perplexa. 

Eu queria muito a oportunidade de estudar na Mannheim University of Music and Performing Arts, mesmo sabendo que poderia ter muitas dificuldades para encontrar uma moradia por lá. 

E não seria esta dificuldade, muito menos o fato de não ser fluente no Inglês, muito menos no Alemão, que eu perderia a oportunidade de estudar naquela escola. Era meu sonho.

E como o Universo conspira quando estamos no caminho certo, eu consegui uma vaga em um apartamento na cidade, ainda estando aqui no Brasil e minha irmã encontrou tempo para viajar comigo, para me ajudar na mudança e na burocracia quando cheguei na Alemanha. 

Com o tempo, as coisas foram se encaixando e, quando eu menos esperava, estava me virando lá sozinha: falando Inglês naturalmente, fazendo amizades com os colegas e professores. 

Também pude tocar em vários lugares, conhecer algumas cidades alemãs, assistir shows e viver experiências incríveis. 

A experiência de ter estudado durante um ano fora do Brasil mudou totalmente a minha vida. E tudo isso começou com o sonho de tocar bem um instrumento musical. 

Essa é a mensagem que gostaria que vocês entendessem bem: nunca desistam dos seus sonhos, por mais singelos ou impossíveis que possam parecer.

Hoje em dia, com a maturidade que consegui, penso que se eu tivesse acreditado mais em meus sonhos logo no começo, poderia ter me preparado mais, principalmente em falar outros idiomas. 

Enfim, se eu consegui realizar meus sonhos até agora, por que você também não conseguiria? 

Ah, qual é o meu sonho atual? Acompanhem das minhas redes sociais e as da SANTO ANGELO que vocês irão saber.

Até a próxima!



Jessica Kaline é guitarrista e professora de música formada na Universidade Federal da Bahia. Atualmente, além de dar aulas de guitarra online, ela se mantem ativa nas suas redes sociais, tocando covers e músicas próprias, além de falar sobre diversos assuntos musicais e da sua experiência na Alemanha. 

Instagram: https://www.instagram.com/jessica_kaline92/

Facebook:    https://www.facebook.com/jessicakguitar

YouTube:  https://youtube.com/user/jelviola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *