Love and Music

2016-06-12 - FB

Dia dos Namorados chegando e o clima é de corações a mil, presentes, flores, beijos, idas ao parque ou ao cinema, restaurante e shopping… todos lotados. Aí cai a ficha da realidade, com orçamento apertado, fatura vencendo do cartão de crédito e o final do mês chegando antes do dia 30. E a namorada sempre cheia de expectativas.

Vai me dizer que com você é diferente?

Pensando que a maioria (comigo incluso) dos namorados está enfrentando essa dureza que resolvi deixar as loucuras e correrias para comprar presentes de lado e falar do papel da Música nos relacionamentos.

E calma, se você está “alone” hoje, não se desespere. Leia esse post até o fim, pois tenho certeza que posso te ajudar na conquista da sua alma gêmea.

2016-06-12 - 001

Qual seria essa relação Música / Amor?

Estudiosos se debruçam no tema da influência da Música há muito tempo, mas sempre gerando conclusões muito enviesadas. Porém, em 2006, um estudo de Psicologia da Música da Profª Drª Beatriz Ilari, formada em Educação Musical e docente na University of Southern California elucidou, através de pesquisa, algumas das dúvidas que orbitavam esse tema quase “espiritual”.

O estudo nomeado Música, comportamento social e relações interpessoais, publicado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá traz outras informações bem interessantes.

Submetidos a certas perguntas sobre que tipo de anúncios de relacionamento que mais se identificavam sobre o estereótipo dado a cada estilo musical e depois perguntas de cunho mais pessoal como sexo e profissão, todos os pesquisados (nenhum músico profissional) mostraram que a Música é um elemento como outros (idade, tipo corpóreo e outros gostos) na hora de escolha e atração de parceiros.

No final, foram feitas perguntas mais específicas sobre o papel da Música nos relacionamentos, e ai mostrou-se a importância, onde sempre mais de 80% diziam que as canções são elementos decisórios na escolha e na perpetuação de um casal.

2016-06-12 - 002

O interessante foi que, em âmbitos com mais pessoas, a Música facilita a interação entre elas e cria os “climas propícios”, como nomeado pela pesquisadora.

Ou seja, Música é fator importantíssimo nos relacionamentos.

Indo um pouco além do estudo, àqueles que sabem tocar, como já é socialmente sabido, são mais aptos a encontrar parceiros, seja por sua habilidade no instrumento ou pela extroversão.

E vamos combinar, apesar de serenatas caírem em desuso há tempos (hoje, uma pessoa chegando com um bag de instrumento musical na frente da casa de alguém é motivo para chamar a polícia), tocar uma música para uma mulher e tentar conquista-la é um artifício e tanto.

2016-06-12 - 003

Escolher uma música legal (sondando primeiro, para entender qual estilo e bandas a atual ou futura namorada gosta), o violão afinado e perder a vergonha de soltar a voz trazem grandes histórias de amor. Ou mesmo chamar o “crush” para o show e dedicar um solo, apontando para ela, pode ser irresistível.

Quer outras possibilidades?

Bem legal também é compor ou adaptar músicas já existentes para esse “show particular e exclusivo”. Só peço bom sendo a todos que leram até aqui. Letras de músicas podem ser muito ofensivas tanto ao indivíduo quanto ao grupo (apesar de, algumas delas contarem com arranjos bonitos) e acabar com a sua boa intenção.

Então, respeito ao outro em primeiro lugar.

Particularmente nesse momento da história brasileira temos presenciado muita pressão de grupos sociais sobre a “cultura do estupro”. Claro que não aceitamos esse rótulo porque aceitamos as mulheres como parceiras das nossas vidas e famílias e não toleramos agressões de qualquer espécie entre gêneros. Aliás, recomendo que fiquem de olho nos próximos posts que vou tratar desse tema com mais profundidade.

Mas não podemos perder o espírito de romance entre um homem e uma mulher que fez a humanidade chegar até hoje.

Um exemplo bem icônico de compor para um relacionamento (que já estava rolando) foi o do Bono Vox (do U2) com a música “Sweetest Thing”. A canção foi escrita para pedir desculpas à sua mulher, Ali Hewson, por estar enfurnado no estúdio bem na data do aniversário dela.

Outra música interessante é “Be with You” do Mr. Big, que mostra que, independente do passado da garota, você esperou a sua vez para estar com ela. Acho legal que demonstra respeito, não força e parece muito natural.

Das mais novas, a banda MAGIC! Lançou a música Rude, que apesar de ser uma canção recente, fala de um menino conversando com o pai da garota, pedindo a mão dela em casamento. Um clássico, mega patriarcal, mas respeitoso.

E nas nacionais, a música Deixa eu Provar, da dupla Bruno & Camila, é um dos exemplos do que os cantores sertanejos sabem fazer bem: falar de sentimento de forma simples e sincera.

E mesmo que você esteja namorando, lembre-se que conquistar sua alma gêmea é uma exigência diária para manter o relacionamento saudável e a Música pode ajudar bastante!

Para te incentivar ainda mais nas ações para aquela pessoa especial, recorra à tecnologia junto com a música.

Aplicativos e Música também funcionam.

Quando se trata do gosto musical, alguns aplicativos como o “Adote Um Cara” ajudam bastante. Como na descrição o app oferece um TOP 5 de músicas, interesses correlacionados se cruzam com muito mais facilidade. Mais uma vez a Musica ajudando na união de pessoas.

2016-06-12 - 004

Já ouvi histórias de que o compartilhamento da sua playlist do Spotify também é uma boa. Sua playlist diz muito da sua personalidade e a discussão musical (saudável) já é um “quebra-gelo” imenso, não é?

E gravar um áudio no Whatsapp e mandar pela manhã, despertando assim a pessoa que você tem apreço. Melhor até que um café da manhã na cama ou no parque concorda?

Mas não se limite: faça programas legais com a sua namorada (ou namorado, se você for mulher). Caso ainda não estiver namorando, saia para procurar sua “alma gêmea”. Vai que a pessoa também está sozinha e procurando por alguém legal como você?

Sair do quarto sempre, insisto!

Portanto, esqueça a crise e presentes ou programas caros. Aproveite o Dia dos Namorados com good vibes e muito respeito a quem te acompanha na vida (ou virá a acompanhar). É um dia maravilhoso para combinar seu amor à Música com seu amor à uma mulher.

Love, flores e boas lembranças para vocês.

Até mais.

Dan Souza é CMO da SANTO ANGELO durante a semana, mas hoje, no Dia dos Namorados, sua função é ajudar que casais, formados ou não, tenham bons momentos e consequentemente, boas histórias!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *