Produção Musical Online: uma ideia simples e poderosa
Olá meu amigo, tudo bem?
Tenho certeza que você concorda comigo: é praticamente impossível pensar no sucesso de grandes artistas sem o trabalho minucioso do produtor musical.
Dessa forma, todos concordamos que, quando escutamos uma boa gravação, ao contrário das de qualidade duvidosa, certamente a diferença entre esses 2 resultados é devida ao primoroso processo de produção musical.
Mas eu discordo de você, se o que estiver passando na sua cabeça for uma frase do tipo: “mas quem sou eu (ou a minha banda) para pagar pelo trabalho de um profissional desse nível? ”
Antes de mais nada, seria interessante você reler as dicas essenciais antes de contratar um produtor musical, que publicamos nesse post.
E também conhecer as opiniões de um profissional moderno e antenado como o Fernando Quesada, que além de comentários super interessantes, contou-nos também sobre sua trajetória como músico, produtor e professor no EM&T nessa entrevista aqui:
Existem produtores musicais de todos os preços e estilos, alguns com estúdio próprio, outros com homestudio, mas independentemente de quem você for contratar, sempre é bom fazer uma boa pesquisa sobre a forma de trabalho e a satisfação dos músicos com que esse profissional já tenha trabalhado.
Parece óbvio, não é mesmo? Mas com as plataformas de streaming, cada vez mais sendo utilizadas pelas pessoas, acabam surgindo produtores inovadores e com propostas bem modernas.
Um deles é o nosso convidado de hoje. Confira a entrevista com Dafferson Sousa que é músico, produtor musical e diretor da D’Oliver Recording Studio.
—-
SANTO ANGELO: Quem é o Dafferson Sousa? Conte-nos da sua experiência antes de optar pela carreira de Produtor Musical.
DAFFERSON SOUSA: Eu sou músico, tecladista e arranjador. Comecei a carreira como músico muito cedo, porém nunca tive influência de familiares. Percebi como a música seria importante e positiva para o meu crescimento e desde então, nunca mais parei de me dedicar a esse desenvolvimento.
Assim, desde a infância me interessei em aprender a tocar instrumentos musicais, partindo de um teclado de brinquedo que ganhei do meu pai aos seis anos de idade.
Aquele teclado se tornou o meu melhor amigo e, aos poucos, fui ficando com mais habilidade e vontade de aprender. Aos oito anos já fazia apresentações em bares, festas particulares, aniversários e eventos em geral.
E para encurtar essa história, afirmo que hoje sou apaixonado pela carreira de produtor, pois tenho o sonho de levar, com mais rapidez e economia, oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos músicos que estão em cidades distantes das grandes capitais.
SA: Por que você decidiu seguir na área de produção musical? Como foi que você optou por prestar esse tipo de serviço online?
DS: Durante a toda a minha vida eu fui adquirindo experiência em arranjos e programações das minhas músicas, antes mesmos que os teclados arranjadores virassem moda.
Como eu já tocava teclado, passava horas do meu dia brincando de fazer arranjos.
Com o tempo, o formato digital dominou o mundo do áudio e a minha paixão em produzir foi ficando cada vez mais natural.
Ao mesmo tempo, a internet avançou também e eu notei a possibilidade de ajudar pessoas que moram em locais distantes via online. Meu objetivo é atender essas pessoas: cantores, compositores e artistas.
Nunca tive pretensão de ser um produtor famoso, mas sim ajudar novos artistas a encontrarem o melhor caminho para se desenvolverem em suas carreiras. Assim, comecei a prestar serviços de produção musical online.
SA: Quais são as competências técnicas e comportamentais essenciais para se destacar na área da Produção Musical?
DS: Todo conhecimento é importante, assim como qualquer curso de renome no mercado, mas eu costumo dizer que a competência técnica fundamental é a experiência que nós adquirimos com o tempo.
Acredito que, quem for criativo e visionário, vai se destacar na área de Produção Musical, como vocês mesmo mostraram no blog SANTO ANGELO nesse post.
SA: Uma vez o candidato a produtor musical apresentar essa competência, quais são os maiores desafios atuais que eles enfrentarão?
DS: Acredito que o maior desafio que qualquer produtor musical enfrentará é, antes de tudo, agradar o ouvinte, ou seja, aquele ou aquela que ouvirá a música que o projeto artístico pretende atingir.
Afinal, não adianta ter competência técnica ou experiência se o público não gostar do resultado final.
É aí que muitos músicos erram, pois o trabalho do produtor musical é justamente encontrar o equilíbrio entre o talento musical do artista com as tendências do mercado a fim de agradarmos o maior número de pessoas possível.
SA: Quais ferramentas o músico deve dominar sobre produção musical online?
DS: Pode parecer óbvia e engraçada a minha resposta, mas por mais simples que seja, a nossa melhor ferramenta é o nosso ouvido. É claro que temos equipamentos de última geração e que mostram, através de gráficos precisos, as questões sonoras de um projeto.
Porém, ao final de tudo, é o nosso ouvido quem vai dizer se aquele material está agradável ou não.
SA: Pode nos contar mais sobre como funciona o processo de produção online? O atendimento aos clientes pode ser presencial ou é somente através da internet?
DF: Todo o trabalho de prospecção e briefing com o artista é realizado de maneira online. Depois de alinhar os primeiros passos com o cliente, marco uma reunião via Skype para outros esclarecimentos gerais para em seguida acertarmos os últimos detalhes em relação ao projeto.
Mas nem todo mundo prefere essa modernidade e facilidade. Tenho clientes que preferem o contato presencial aqui no estúdio e assim poderem acompanhar mais de perto a execução do trabalho. Dessa forma, sentem mais segurança e confiança nos resultados gerados.
Entretanto, o grande diferencial do meu trabalho é o atendimento a distância.
Tenho uma demanda crescente para produção 100% online e essa forma de trabalhar com certeza fará parte de um futuro próximo de mais produtores.
Sem dúvida, esse formato possibilita um alcance maior de pessoas e uma excelente relação custo/benefício para quem contrata o serviço.
SA: Cite um case que tenha sido marcante para o D’Oliver Recording.
DF: O meu case de sucesso é o do cantor e compositor Tom Bellas. Todo o projeto foi realizado a distância (o artista reside nos Estados Unidos) desde sua concepção até a execução final.
O resultado final ficou muito bacana e o artista teve um ótimo retorno. Quem quiser conferir, é no clicar nesse link:
SA: Qual mensagem você deixa para quem almeja seguir os seus passos?
DF: Seja honesto, seja diligente, respeite as pessoas sem preconceitos com sua música ou gosto musical.
Esteja preparado para os desafios e o mais importante: ajude ao próximo sempre que tiver oportunidade. Boas ações e o bom exemplo são o legado que deixaremos para todas as pessoas com quem nos envolvermos no presente e no futuro.
Por isso agradeço à equipe da SANTO ANGELO pela oportunidade de mostrar minha proposta de trabalho nesse mundo em constante evolução.
—-
Somos sempre nós, Dafferson, quem agradecemos pela generosidade de profissionais como você que dividem com nossos leitores, sua história e experiência de Vida e de Empreendedorismo.
Desejamos ainda mais sucesso e reconhecimento do seu trabalho no futuro.
Animado com a carreira do nosso entrevistado? Qualquer dúvida é só comentar aqui no blog, nas redes sociais da SANTO ANGELO ou com o próprio Dafferson Sousa na fanpage do D’Oliver Recording Studio
—
Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.