Sorria… você está sendo rastreado!
Olá pessoal, tudo bem?
Como vocês tem acompanhado, venho falando das várias maneiras de proteger instrumentos musicais ou outros equipamentos que nos custaram muito para conseguir.
Comecei falando sobre a startup SerialBlocker (que você relê clicando aqui) e sobre as formas mais tradicionais de seguros que nesse post.
No entanto, outra possibilidade interessante de proteção é a utilização de rastreadores, que usam a mesma tecnologia daqueles dispositivos empregados em frotas de veículos e caminhões.
Mas, até que ponto um instrumento musical pode ser rastreado?
Fui atrás dessa resposta e encontrei uma empresa que presta serviços de rastreamento chamada Mobiltracker . Conhece?
Todas as informações abaixo estão no website da empresa, além de vários vídeos explicativos, mas vou tentar resumir para que todos possam ter uma ideia desse tipo de serviço.
A plataforma é um sistema voltado para o rastreamento de smartphones e diversos outros equipamentos como: veículos, objetivos valiosos e até seu instrumento musical, através de uma tarifa mensal.
Tudo isso de forma prática, por meio de rastreadores portáteis (de vários fabricantes disponíveis no mercado) com o sistema do aplicativo no seu próprio smartphone.
O interessante é que você não dependerá mais de empresas especializadas em rastreamento para localizar seu instrumento musical, ou até mesmo pagar caro para ter acesso a esse tipo de serviço.
A localização dos produtos rastreados é rápida e prática e você pode acionar a polícia através da localização do item perdido ou roubado.
Como fazer isso?
Basta configurar o intervalo de busca e conferir todo o histórico de localização do aparelho. São exibidos até mesmo os locais onde o dispositivo ficou parado por certo tempo.
Esse tipo de funcionalidade ajuda, inclusive, pais a monitorarem seus filhos para saber por onde eles andam na ausência dos responsáveis.
O infográfico abaixo explica o funcionamento da plataforma usando como exemplo o rastreamento de um veículo. Os mesmos passos podem valer para o rastreamento de um instrumento musical ou equipamento de áudio.
Além da empresa brasileira MobilTracker, é possível encontrar no mercado os produtos da norte-americana TrackR, testado pela revista 4Rodas nesse link .
Resumindo: é uma espécie de dispositivo de comunicação que você pode colar em qualquer produto (seja um celular, um videogame ou até na sua guitarra) e monitorar a localização do objeto através de um aplicativo.
Como utilizá-lo?
De acordo com informações da empresa e usuários, o StickR TrackR é um dispositivo wireless do tamanho de uma moeda.
Ao instalar o aplicativo fornecido pela empresa no seu smartphone (o software está disponível para Android e iOS), você pode monitorar a localização do TrackR e, consequentemente, do objeto que você não quer perder.
No app, é possível ativar um alarme sonoro para encontrar o item rastreado em poucos segundos. Há um sistema de indicação de “quente e frio” que sugere quando você está indo na direção correta ou incorreta, sendo que também é possível encontrar o aparelho ao conferir a ultima posição registrada no GPS.
—
Agora você tem várias opções para decidir se vale a pena investir nessas formas de assegurar que um bem precioso e essencial para o seu trabalho fique sempre protegido.
Claro que nenhum deles é infalível e que atualmente qualquer um pode sofrer um assalto ou furto a qualquer momento. Portanto, cuide bem do seu instrumento musical, mas acima de tudo, cuide bem de si mesmo.
Abraços e até a próxima!
—
Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.