Sorria… você está sendo rastreado!

Maps 1

Olá pessoal, tudo bem?

Como vocês tem acompanhado, venho falando das várias maneiras de proteger instrumentos musicais ou outros equipamentos que nos custaram muito para conseguir.

Comecei falando sobre a startup SerialBlocker (que você relê clicando aqui) e sobre  as formas mais tradicionais de seguros que nesse post.

No entanto, outra possibilidade interessante de proteção é a utilização de rastreadores, que usam a mesma tecnologia daqueles dispositivos empregados em frotas de veículos e caminhões.

Mas, até que ponto um instrumento musical pode ser rastreado?

Fui atrás dessa resposta e encontrei uma empresa que presta serviços de rastreamento chamada Mobiltracker . Conhece?

001

Todas as informações abaixo estão no website da empresa, além de vários vídeos explicativos, mas vou tentar resumir para que todos possam ter uma ideia desse tipo de serviço.

A plataforma é um sistema voltado para o rastreamento de smartphones e diversos outros equipamentos como: veículos, objetivos valiosos e até seu instrumento musical, através de uma tarifa mensal.

Tudo isso de forma prática, por meio de rastreadores portáteis (de vários fabricantes disponíveis no mercado) com o sistema do aplicativo no seu próprio smartphone.

002

O interessante é que você não dependerá mais de empresas especializadas em rastreamento para localizar seu instrumento musical, ou até mesmo pagar caro para ter acesso a esse tipo de serviço.

A localização dos produtos rastreados é rápida e prática e você pode acionar a polícia através da localização do item perdido ou roubado.

Como fazer isso?

Basta configurar o intervalo de busca e conferir todo o histórico de localização do aparelho. São exibidos até mesmo os locais onde o dispositivo ficou parado por certo tempo.

Esse tipo de funcionalidade ajuda, inclusive, pais a monitorarem seus filhos para saber por onde eles andam na ausência dos responsáveis.

O infográfico abaixo explica o funcionamento da plataforma usando como exemplo o rastreamento de um veículo. Os mesmos passos podem valer para o rastreamento de um instrumento musical ou equipamento de áudio.

003

Além da empresa brasileira MobilTracker, é possível encontrar no mercado os produtos da norte-americana TrackR, testado pela revista 4Rodas nesse link .

what-is-trackr-image-a5c2d76efcc4c0f9e9cc7ed2c34addd6

Resumindo: é uma espécie de dispositivo de comunicação que você pode colar em qualquer produto (seja um celular, um videogame ou até na sua guitarra) e monitorar a localização do objeto através de um aplicativo.

Como utilizá-lo?

De acordo com informações da empresa e usuários, o StickR TrackR é um dispositivo wireless do tamanho de uma moeda.

Ao instalar o aplicativo fornecido pela empresa no seu smartphone (o software está disponível para Android e iOS), você pode monitorar a localização do TrackR e, consequentemente, do objeto que você não quer perder.

No app, é possível ativar um alarme sonoro para encontrar o item rastreado em poucos segundos. Há um sistema de indicação de “quente e frio” que sugere quando você está indo na direção correta ou incorreta, sendo que também é possível encontrar o aparelho ao conferir a ultima posição registrada no GPS.

Agora você tem várias opções para decidir se vale a pena investir nessas formas de assegurar que um bem precioso e essencial para o seu trabalho fique sempre protegido.

Claro que nenhum deles é infalível e que atualmente qualquer um pode sofrer um assalto ou furto a qualquer momento. Portanto, cuide bem do seu instrumento musical, mas acima de tudo, cuide bem de si mesmo.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *