Cansado de ouvir falar em Criatividade?

Capa---30-01-2018

Fala pessoal, tudo bem?

Nós nunca nos cansamos de abordá-lo. Tudo começou com esses 2 postsde 2014, os quais deram início ao nosso constante interesse pelo assunto.

Mas vocês são uma empresa de cabos, conectores e acessórios musicais. Não deviam estar falando sobre os produtos SANTO ANGELO?

E se eu te disser que desde o início, o fundador da empresa teve que usar de muita Criatividade para fabricar, adaptar e nacionalizar produtos que não existiam no Brasil?

Ele nos contou que quando trouxe os primeiros conectores Neutrik, os lojistas, que nunca tinha ouvido falar desse nome antes, perguntavam se estava vendendo remédios.

Ou seja, estamos sim falando da SANTO ANGELO porque desde o início, a empresa nasceu, cresceu e se desenvolveu usando Criatividade (ou Inovação, se preferirem). E vai continuar seguindo nessa trilha, por mais descrédito que possam julgar as ideias inovadoras que usar.

Tem ideia de quanta zoera já ouvimos devido aos cabos aromatizados da linha KANDO? Quando os músicos entenderem o conceito de Aromaterapia certamente mudarão seus julgamentos.

Feito esse esclarecimento, viaje comigo num mundo que certamente você já conhece, mas ainda não deu o devido valor.

Já pensou no por quê de algumas ideias chegarem a nós sem razão, assim do nada? E nas outras vezes que temos dificuldade em encontrar a palavra perfeita ou uma solução mais original para um problema?

Afinal, como despertar a Criatividade? Existe alguma receita infalível para consegui-la?

Claro que não existe, certo? Mas pense nos solos criativos e ousados do Slash, integrante da formação clássica da banda “Guns N’ Roses” e hoje considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

A revista Guitar World classificou o solo do Slash na música November Rain em sexto lugar na sua lista de “Os 100 Melhores Riffs Mundiais de Guitarra”

4

Já lembrou? Então se pergunte o seguinte: será que a criatividade para compor solos / riffs / melodias é alguma coisa inata, uma espécie de dom que nasceu com o Slash e que ninguém mais tem?

Será que eu nunca poderei desenvolver a Criatividade com técnicas e programação neolinguística?

Claro que só existe um artista como o Slash, porque a arte é inimitável, mas todos nós podemos desenvolver novas habilidades.

Basta utilizarmos nossa força de vontade, dedicação e buscarmos repertório.

Não acredita?

A criatividade também é muito associada ao co-fundador da Apple: Steve Jobs que foi presidente e diretor executivo da  empresa até 2011. Nem preciso dizer que seu legado foi espetacular e hoje tanto a marca como a empresa são dois exemplos globais de valor.

Jobs era considerado a grande mente criatividade da Apple, tendo revolucionado além das indústrias de computadores pessoais, as de filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais.

9

Seu segredo? Por trás de tantas ideias revolucionárias, sua capacidade de se reinventar e sair do óbvio, criar necessidades que não existiam foram sempre constantes em sua trajetória.

Assista ao discurso do Steve Jobs para os formandos da Universidade de Stanford nos EUA. Tenho certeza que vai tirar grandes lições desse vídeo.

Você deve estar se perguntando: Mas, como aplicar tudo isso na Música? Como posso ser mais criativo?

Como já disse: Não existe receita de bolo ou fórmula mágica, mas de acordo com estudos recentes sobre Criatividade, existem atitudes que podem ser utilizadas para nos tornarmos mais criativos:

1.Técnica do brainstorming – Isso mesmo, as ideias podem surgir naturalmente. Permita que elas fluam sem bloqueios ou restrições, por mais absurdas que possam parecer no inicio.

Quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de encontrar a grande “ideia”.

2Siga os melhores– identifique-se com outros profissionais e pessoas que atuam e busque seguir seus conceitos. Como alguém consegue gerar soluções tão interessantes?

O que precisou estudar para fazer isso? Ela usa alguma técnica para ser tão criativa? Alguns dizem que ela medita, outros que joga xadrez e outros ainda que não faz nada: qual a relação dessas atividades com a criatividade? Faça essas anotações e observe as pessoas ao seu redor.

3Comece devagar e crie velocidade– adote novos padrões para ações rotineiras: tome banho em horários diferentes ou de olhos fechados, faça um caminho alternativo, durma no outro lado da cama e depois, de ponta-cabeça, abra gavetas com a mão menos comum (se destro, abra com a esquerda e vice-versa) entre outros..

4. Seja criança novamente– lembre-se de quando era criança e o grau de criatividade que tinha para criar uma linda história com príncipes e princesas – ou guerreiros e monstros –, castelos, bailes – ou batalhas – tendo somente dois pequenos bonecos.

6

5Estimule o seu cérebro– faça palavras cruzadas, procure ler e escrever frases ao contrário, traga cor para suas tarefas rotineiras: use canetas marca texto de cores diversas.

6Pratique atividade física– pessoas que usualmente se movimentam e mantém o corpo ativo são mais criativas.

88

Com certeza, essas dicas irão ajuda-lo na batalha para ter uma mente mais criatividade e inovadora.

Além das dicas expostas acima, está disponível um material bacana feito pelo Murilo Gun que é considerado uma das referências em criatividade no Brasil:

Acesse o link aqui e nos conte o que achou e, se necessário, continue nos mandando suas eventuais dúvidas, críticas e sugestões.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *