Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO é na Music Jungle
Compre já!

CEO campeão?

2016-03-09 - FB

Olá pessoal, tudo bem?

Vocês já perceberam que recentemente vimos falando muito sobre Music Business, empreendedorismo, ideias e Startups. Mas não é de agora que iniciamos esse tema, uma vez que já em junho/2015 nosso CEO deu seu testemunho aqui mesmo no blog com esse post.

Nesse caminho de conhecimento para quem deseja criar e gerir seu próprio negócio, resolvemos indicar outros blogs que também falam muito sobre esses assuntos e nos ajudam com conhecimento para passar. Um deles é o blog Anjos do Brasil.

2016-03-09 - 001

E já que lembramos o post do nosso presidente, hoje abordaremos as competências inerentes a todo CEO, uma acrônimo muito ouvido atualmente e que significa Chief Executive Officer (ou Diretor Executivo em português), ou seja, a “cabeça” das operações da empresa ou aquele que “bate o martelo” nas decisões.

E o que isso tem a ver com o mercado da Música?

Novamente, tudo. Se você quer montar uma escola, precisa ter um mindset de CEO para geri-la. Se você pretende fabricar produtos para o mercado e crescer, repita o mindset. Se criar uma startup de Tecnologia, Música ou Educação e quiser que ela cresça sem limites, mesma coisa: mente preparada para ser um CEO de alto desempenho.

E para isso, leia o texto que o blog “Anjos do Brasil” fez com dicas para se tornar um CEO de sucesso, tocando ou ainda não o seu negócio. Boa leitura.

Muitos podem se tornar chefes. Líder, nem tantos. Sentar em uma cadeira ocupando a posição de CEO e assumir toda a responsabilidade que vem com o cargo é um desafio e tanto. É preciso se preparar! Para desempenhar a função com sucesso, algumas habilidades são fundamentais. Confiram quais são:

SER UM EXEMPLO

Para estimular determinado comportamento ou filosofia na equipe, é preciso ser um exemplo daquilo que se prega. Nenhum líder pode ter tolerância zero com atrasos e chegar todos os dias horas depois do início do expediente. Cobrar uma postura de entregas dentro do prazo, se nem sequer responde aos e-mails em tempo hábil.

2016-03-09 - 002

Entre as habilidades necessárias para ser um CEO de sucesso está servir de exemplo para toda a equipe. Praticar no dia a dia aquilo que prega e defende na missão, na visão e nos valores da empresa, preservando a cultura determinada para a organização. Quando o time admira seu CEO, se dedica ao máximo e, consequentemente, alcança os melhores resultados.

HUMILDADE EM RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE

Mesmo com um cargo de CEO, é fundamental ter humildade para reconhecer que você não sabe tudo e, por isso, cada integrante de sua equipe desempenha um papel complementar, de extrema importância para o sucesso de sua startup. Demonstre envolvimento com o seu time, assim como faz com o seu negócio. Aproveite ao máximo o que cada um dos profissionais tem a acrescentar e aprenda com eles.

TER UMA REDE DE CONTATOS SÓLIDA

Em um mercado cada vez mais competitivo, não basta dominar apenas aspectos técnicos do negócio. Ter uma rede de contatos extensa e confiável é preciso. Para se tornar um CEO de sucesso é preciso saber fazer network e desenvolver relacionamentos sólidos tanto com potenciais parceiros quanto com possíveis investidores.

2016-03-09 - 003

FLEXIBILIDADE É IMPRESCINDÍVEL

Saber adaptar-se às mudanças do mercado é fundamental para fazer um bom trabalho como CEO. As variáveis mudam a todo instante, então é preciso ser flexível e, na linguagem popular, fazer “do limão uma limonada”. É o CEO de uma editora e, de uma hora para outra, o preço do papel disparou? Por que não encarar o momento como uma chance de investir na base digital do negócio? Mudanças são inevitáveis. É necessário saber como lidar com elas.

APRENDER COM OS ERROS

Errar não só é humano, como é uma condição inerente a um cargo de liderança – principalmente para as startups, que exigem testes e mudanças rápidas conforme a reação do mercado. Para ser um CEO de sucesso, no entanto, é preciso aprender com os erros e transformá-los em uma fonte valiosa de aprendizado não só para você como para toda a equipe. Admita o erro, analise o que aconteceu durante o processo e use isso como uma forma de aprendizado que levará ao crescimento.

INOVAR É PRECISO!

Ninguém se torna um CEO de sucesso fazendo tudo sempre igual. Inovação é atributo fundamental para empresas de todas as áreas de atuação. Como líder da startup, é importante que o CEO seja um exemplo deste atributo, inovando não apenas nos produtos como nos processos de sua empresa. Para isso, instaure na cultura de sua startup o conceito de Open Innovation, angariando pensamentos, ideias, estudos e pesquisas de forma compartilhada em prol de melhorias

2016-03-09 - 004

Ninguém nasce um CEO de sucesso. Os profissionais tornam-se CEOs de sucesso a partir de experiências e conhecimentos. Para isso, dedicar-se é fundamental. Desenvolva habilidades que ainda não tem e enriqueça ainda mais os seus pontos fortes. Os resultados serão satisfatórios e, certamente, você se tornará um CEO campeão aos olhos de todos à sua volta.

Inspire-se:

Paulo Silva (Paulão), além de ser um executivo de sucesso, presidente do Walmart.com e liderar mais de 1.500 colaboradores é guitarrista do grupo SoulGood. Na sua visão a música ajuda a encarar novos desafios no ambiente corporativo e relaxar perante os problemas.

E ai, gostou das dicas? Já aplica algumas em sua empresa ou pretende ser assim quando abrir uma Startup? Compartilhe conosco suas experiências e vamos crescer juntos.

Um abraço e até a próxima.

Dan Souza é CMO, Relações Artísticas, fissurado em tecnologia e música, além de baixista nas horas vagas e apaixonado por Publicidade, Propaganda, Literatura e Filosofia. Formado em Marketing pela UNINOVE/SP, faz parte, desde 2013, da equipe de Marketing SANTO ANGELO.