Conhece o YOUSICIAN: uma maneira divertida de aprender?

Blog 222

Vimos abordando aqui no blog, o tema dos negócios digitais como uma alternativa de Music Business para quem curte Musica e Tecnologia. E se acredita que uma não tem nada a ver com a outra, é preciso mudar seu mindset (veja como nesse post) porque olha que legal essa startup.

Você já deve ter ouvido falar no Duolingo, maior aplicativo de educação do mundo que ensina: Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Mas, afinal, o que este aplicativo tem em comum com Yousician? Ambos proporcionam conhecimento de maneira acessível.

Inspire- se nessa história:

 A Yousician nasceu em dezembro de 2010, na Finlândia, composta por uma equipe diversificada de professores de guitarra, desenvolvedores de jogos, músicos e designers visuais. Porém, toda essa galera tinha duas características em comum: paixão pela música e empreendedorismo.

 Segundo o site da startup, sua missão é fazer do mundo um lugar mais musical, mudando a maneira que as pessoas aprendem a tocar instrumentos musicais. Soa familiar?

02-29-15 imagem 001

Idealizadores do projeto:

 Chris Thur é engenheiro de sistemas e mestre em Gestão Industrial. Antes de fundar a Yousician, trabalhava como pesquisador. Depois do trabalho, seus hobbies são: praticar esportes radicais, cozinhar, ler sobre tecnologia e sociedade e tocar (muito) guitarra.

Mikko Kaipainen é mestre em Gestão e desde 2010 é responsável pelos projetos da Yousician. Antes do startup, trabalhava na área de infraestrutura. Porém, sempre esteve também envolvido com Música.

 Quem investiu e acreditou:

A “True Ventures”, fundada em 2006 e localizada no Vale do Silicio, CA / EUA, é uma companhia voltada para o investimento em startups de tecnologia em estágio inicial. Segundo dados da companhia, com seus projetos já foram criados mais de 1900 postos de trabalho.

Como aprender:

O aplicativo é didático e o aprendizado acontece por meio de exercícios interativos que ensinam a tocar os instrumentos com um afinador digital. Além disso, o usuário tem acesso a vídeo-aulas e centenas de músicas ou desafios para motivar o aprendizado autodidata.

O aplicativo ainda oferece fóruns de discussão para potencializar a experiência do usuário. Mas, esta oportunidade não se restringe apenas a iniciantes, os recursos também estão disponíveis para músicos com mais experiência. Atualmente os aplicativos suportam o ensino de Violão, Piano e Ukulele.

02-29-16 imagem 002

Interessado? Saiba como  se cadastrar:

Anote o endereço:

Os primeiros passos são muito simples: basta ter uma conta no Facebook ou registro de um e-mail. Todos os serviços são gratuitos, mas é preciso assinar um plano especial se quiser remover anúncios. Afinal, é disso que a startup vive. Se concordar, passará a ter livre acesso aos seus mais de 1.500 missões e canções com acordes de músicas famosas sem ninguém te oferecendo um produto ou serviço enquanto aprende.

 No piano as canções são as clássicas. Já para o violão e ukulele você  aprendera: acordes, dedilhado e melodias. Além disso, seu aprendizado será preenchido com teoria musical.

 Apesar de ainda não oferecer suporte para o Português, o aplicativo possui muitos vídeos e mini games com interfaces e comandos simples, tornando a utilização acessível e amigável. O sistema de feedbacks na identificação de acordes é excelente com desafios temáticos.

 O usuário ganha pontos que aumentam seus níveis de experiência e permite participar de instigantes competições online.

 02-29-19 imagem 003

Ficou entusiasmado? Está borbulhando de idéias?

Percebeu que a Música, além de nos proporcionar um prazer imenso como músico, ainda pode ser uma ótima ferramenta de desenvolvimento dos negócios digitais? O mercado é complexo, porém repleto de desafios, oportunidades e de escala mundial. Afinal, quem não gostaria de tocar um instrumento musical? Então, aproveite essa dica, junte seus amigos empreendedores e iniciem uma startup voltada para a Música.

Aqui vai uma dica para sua própria startup: converse com a Wings Up.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas, formada pela Faculdade Belas Artes e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da  SANTO ANGELO.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *