Conhece o YOUSICIAN: uma maneira divertida de aprender?
Vimos abordando aqui no blog, o tema dos negócios digitais como uma alternativa de Music Business para quem curte Musica e Tecnologia. E se acredita que uma não tem nada a ver com a outra, é preciso mudar seu mindset (veja como nesse post) porque olha que legal essa startup.
Você já deve ter ouvido falar no Duolingo, maior aplicativo de educação do mundo que ensina: Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Mas, afinal, o que este aplicativo tem em comum com Yousician? Ambos proporcionam conhecimento de maneira acessível.
Inspire- se nessa história:
A Yousician nasceu em dezembro de 2010, na Finlândia, composta por uma equipe diversificada de professores de guitarra, desenvolvedores de jogos, músicos e designers visuais. Porém, toda essa galera tinha duas características em comum: paixão pela música e empreendedorismo.
Segundo o site da startup, sua missão é fazer do mundo um lugar mais musical, mudando a maneira que as pessoas aprendem a tocar instrumentos musicais. Soa familiar?
Idealizadores do projeto:
Chris Thur é engenheiro de sistemas e mestre em Gestão Industrial. Antes de fundar a Yousician, trabalhava como pesquisador. Depois do trabalho, seus hobbies são: praticar esportes radicais, cozinhar, ler sobre tecnologia e sociedade e tocar (muito) guitarra.
Mikko Kaipainen é mestre em Gestão e desde 2010 é responsável pelos projetos da Yousician. Antes do startup, trabalhava na área de infraestrutura. Porém, sempre esteve também envolvido com Música.
Quem investiu e acreditou:
A “True Ventures”, fundada em 2006 e localizada no Vale do Silicio, CA / EUA, é uma companhia voltada para o investimento em startups de tecnologia em estágio inicial. Segundo dados da companhia, com seus projetos já foram criados mais de 1900 postos de trabalho.
Como aprender:
O aplicativo é didático e o aprendizado acontece por meio de exercícios interativos que ensinam a tocar os instrumentos com um afinador digital. Além disso, o usuário tem acesso a vídeo-aulas e centenas de músicas ou desafios para motivar o aprendizado autodidata.
O aplicativo ainda oferece fóruns de discussão para potencializar a experiência do usuário. Mas, esta oportunidade não se restringe apenas a iniciantes, os recursos também estão disponíveis para músicos com mais experiência. Atualmente os aplicativos suportam o ensino de Violão, Piano e Ukulele.
Interessado? Saiba como se cadastrar:
Anote o endereço:
Os primeiros passos são muito simples: basta ter uma conta no Facebook ou registro de um e-mail. Todos os serviços são gratuitos, mas é preciso assinar um plano especial se quiser remover anúncios. Afinal, é disso que a startup vive. Se concordar, passará a ter livre acesso aos seus mais de 1.500 missões e canções com acordes de músicas famosas sem ninguém te oferecendo um produto ou serviço enquanto aprende.
No piano as canções são as clássicas. Já para o violão e ukulele você aprendera: acordes, dedilhado e melodias. Além disso, seu aprendizado será preenchido com teoria musical.
Apesar de ainda não oferecer suporte para o Português, o aplicativo possui muitos vídeos e mini games com interfaces e comandos simples, tornando a utilização acessível e amigável. O sistema de feedbacks na identificação de acordes é excelente com desafios temáticos.
O usuário ganha pontos que aumentam seus níveis de experiência e permite participar de instigantes competições online.
Ficou entusiasmado? Está borbulhando de idéias?
Percebeu que a Música, além de nos proporcionar um prazer imenso como músico, ainda pode ser uma ótima ferramenta de desenvolvimento dos negócios digitais? O mercado é complexo, porém repleto de desafios, oportunidades e de escala mundial. Afinal, quem não gostaria de tocar um instrumento musical? Então, aproveite essa dica, junte seus amigos empreendedores e iniciem uma startup voltada para a Música.
Aqui vai uma dica para sua própria startup: converse com a Wings Up.
Abraços e até a próxima!
—
Lygia Teles, é Relações Públicas, formada pela Faculdade Belas Artes e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.