Devemos mudar o Mindset de time que está perdendo um campeonato?

2016-03-04 - FB

Você já deve ter escutado o reverso dessa frase, dizendo que não devemos mexer em time que está ganhando, não é mesmo? E se a gente te falar que devemos sim modificar tanto o time que está perdendo como o que está ganhando?

2016-03-04 - 001

Como assim?

Se quisermos resultados diferentes, é claro que devemos utilizar processos diferentes para atingir metas e objetivos mais a frente. Isso vale para todos os times, quer vencedores quer perdedores.

E por que agimos sempre do mesmo jeito?

É muito comum que nossa mente se acostume a decidir sobre padrões pré estabelecidos que nos foram ensinados ou absorvidos durante a vida. Para que possamos “quebrar” essa rotina ou desenvolver alguma habilidade, uma das maneiras de treinar seu cérebro a fazê-lo é pensando no conceito do Mindset.

O termo é de origem norte-americana, proposto por Peter Gollwitzer e desenvolvido com mais profundidade dentro da Stanford University pela psicóloga Carol Dweck depois de um bom tempo estudando a mente humana. E nesse denso estudo ela descobriu duas diferenças entre o comportamento da mente das pessoas que ela definiu como:

Fixed Mindset e Growth Mindset

2016-03-04 - 002

O “Fixed Mindset” (Programação Mental Fixa) pertence à pessoas que acreditam em qualidades, como Talento ou Inteligência, conceitos mais fixos e simples. Esse pessoal usa seu tempo documentando o que tem de Inteligência ou Talento ao invés de desenvolvê-lo. Elas acreditam muito que essas qualidades os levarão ao sucesso, sem esforço algum.

Já os “Growth Mindset” (Programação Mental do Crescimento) acreditam que a maioria das habilidades básicas podem ser desenvolvidas através de dedicação e trabalho. Inteligência e Talento são apenas pontos de partida. As pessoas com esse Mindset amam aprender e acreditam que Resiliência é essencial para grandes conquistas.

A maioria das pessoas de sucesso tem o Growth Mindset

Agora você deve dizer: “ah, mas se eu não nasci com o mindset do Kiko Loureiro (ou Juninho Afram, quem sabe?), eu nunca terei sucesso”. Ou então se justificar dizendo “eu sempre fiz assim e não tem como eu mudar agora”. Ou ainda essa: “time que está ganhando, não se mexe”.

2016-03-04 - 003

Todas mentiras das maiores, meu caro amigo músico.

Você pode trocar o seu mindset quando quiser, porém, já te aviso que precisará de muito esforço e vontade de aprender uma forma nova de pensar e agir.

Pessoas que aprendem um mindset de crescimento ficam motivadas, aumentam sua produtividade independentemente da área (educação, negócios, esportes, música, etc.) que atuam. Outra coisa legal é que elas acabam melhorando seus relacionamentos, seja no campo profissional, seja no pessoal.

Mas o que isso tem a ver com a música nossa de cada dia?

Absolutamente tudo, meu entendedor de harmonias. Essa forma de pensar, de agir, englobando mais visões do que a simples Inteligência e ou a dependência do Talento “divino” o tornará mais apto a aproveitar oportunidades que surgirem e ter mais sucesso.

2016-03-04 - 004

Exemplifico: você começa a tocar violão junto com seu vizinho. Na sua cabeça, você já imagina aplicando o conhecimento em aulas particulares enquanto toca na noite, abrindo um canal no Youtube e abrindo uma empresa de jingles. Seu vizinho toca tão bem quanto você, mas fica no quarto, aprendendo escalas e tocando para si mesmo. Aliás, lembra-se quando dissemos que as oportunidades só tem cabelo no topete?

Pergunta: quem terá maiores chances de sucesso?

A resposta está obvia, não é? Não é impossível que o “menino do quarto” tenha sucesso algum dia, mas quem ativamente busca com mais garra, mais retorno terá. Quer outro exemplo: você se forma na faculdade e sai para procurar emprego. Seu amigo se forma e fica sentando em casa esperando alguém descobri-lo.

Quem terá emprego mais rápido e crescerá na carreira?

2016-03-04 - 005

Não quero parecer mais um desses gurus motivacionais que estamos acostumados a ver pela internet afora, mas a grande lição que aprendi estudando e aplicando uma mudança de mindset é que, apesar de difícil, é possível fazer o que você gosta, mudar a percepção das pessoas sobre o que você faz e quem sabe: revolucionar o mundo (ou parte dele).

Dentro desse tema, faremos alguns posts falando sobre negócios digitais (mais conhecidos como Startups) que têm revolucionado realidades que pareciam imutáveis no mundo (da Musica inclusive), até mesmo adaptando ideias já existentes como o telefone ou a forma de tocar um instrumento musical.

Continue nos acompanhando nas próximas semanas com os posts de Music Business Digitais.Você irá se surpreender e, com certeza, muitas ideias irão fervilhar em sua cabeça e de seus amigos empreendedores.

Um abraço, mantenha a mente aberta e até a próxima.

Dan Souza é CMO, Relações Artísticas, fissurado em tecnologia e música, além de baixista nas horas vagas e apaixonado por Publicidade, Propaganda, Literatura e Filosofia. Formado em Marketing pela UNINOVE/SP, faz parte, desde 2013, da equipe de Marketing SANTO ANGELO.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *