Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Instagram: uma opção bacana para sua próxima rede social

01

Olá pessoal, tudo bem?

Ultimamente, tenho me dedicado a apresentar, aqui no blog SANTO ANGELO, as possíveis alternativas para você não concentrar muito da divulgação do seu trabalho e carreira no Facebook.

Não que essa rede social seja ruim, mas o sistema que eles têm de compartilhar os nossos dados pessoais, uma vez que você é obrigado a cedê-los, sem escolha, quando lá se inscreve, não é muito seguro.

Ou seja, se preferir preservar um mínimo de Privacidade, recomendo fortemente que leia ou releia esse post 

Também já comentei sobre como “anabolizar” um canal YouTube nesse post e até fui entrevistar a galera do “Nossa Toca” que vêm conquistando muitos views e fãs no YouTube.

Hoje vou comentar sobre o Instagram que é, sem dúvida a rede social do momento porque superou diversas potências sociais como o Snapchat, Twitter, LinkedIn e até mesmo o Facebook, embora pertença ao mesmo grupo empresarial do Mark Zuckerberg.

Como já expliquei no post mencionado acima, o vazamento dos dados de milhares de contas no Facebook no caso Cambridge Analytics (se os seus foram incluídos, você vai receber um aviso, muitos usuários passaram a utilizar o Instagram como ferramenta principal para interagir com familiares, amigos e marcas.

E se você ainda não abriu sua conta no Instagram, saiba que em 2017, essa rede social atingiu a marca de 700 milhões de usuários mensais.

Você já parou para pensar que os seus fãs podem estar lá?

De acordo com dados divulgados pelo próprio Instagram, 59% das pessoas que utilizam a plataforma tem entre 18 e 29 anos. Essa informação pode ajuda-lo a segmentar e entender melhor o seu público.

instagram-demographics

Além disso, você tem mais chances de expor seu trabalho de forma orgânica, ou seja, sem gastar com anúncios ou posts pagos.

Conteúdos gerados pelos usuários têm uma taxa de conversão 4,5% maior que outras mídias sociais.

Mas, para atrair resultados efetivos e desenvolver sua marca pessoal, é necessário organização e seguir algumas dicas simples.

  • Sempre busque inspirações e referências de outros perfis que estão se destacando.
  • Um feed harmonioso e organizado causa impacto não somente nos seus fãs, mas também em marcas que desejam investir no seu talento.
  • Além de se preocupar com qualidade das fotos e ângulos, para se destacar e conseguir divulgar o seu trabalho solo ou da banda, você deve se preocupar também com a ordem das fotos. Veja esse exemplo:

20

Para te ajudar nessa organização, consulte as opções de apps que mostram paleta de cores e simulam o grid, facilitando na hora de harmonizar as suas fotos e atrair atenção para o seu perfil.

VSCO 

Disponível para Android e iOS. Cumpre bem o seu papel e é um dos mais famosos quando se trata de edição de imagens. Oferece uma variedade de filtros, além de disponibilizar ferramentas para edição, ajuste de sombras ou realçar determinadas partes na foto.

25

Facetune 

Disponível também na versão para Android e iOS. Muito utilizado por influenciadores, funciona como um Photoshop e serve para corrigir pequenas imperfeições ou disfarçar elementos que não deveriam ter saída na foto.

26

Além disso, é possível alterar rosto e corpo das pessoas, servindo também para ajustar luz e aplicar filtros.

UNUM 

O UNUM é um dos aplicativos que cria um grid virtual no feed do Instagram, possibilitando que o usuário movimente e organize as fotos da maneira como lhe agradar mais.

É possível deixá-las salvas já com a legenda e postar depois no Instagram com poucos cliques. Além disso, ele fornece gráficos com o número de curtidas e comentários e análises dos melhores horários para postagens.

Tudo isso facilita na hora de conseguir atingir seu público e auxilia na divulgação de trabalhos e projetos.

30

Lembre-se: Use todas as informações e dados a seu favor.

Reserve um tempo do seu dia para planejar a estratégia que será utilizada, definindo a frequência das postagens, horários e tendo em mente que é fundamental levar conteúdo de qualidade para os seus seguidores.

Mais do que os App’s citados acima, saiba também que existem ferramentas para você acompanhar a sua evolução e gerenciar todas as suas redes sociais, como o Sprout Social disponível para teste de forma gratuita.

A ferramenta possibilita o monitoramento de hashtags, comentários e você ainda consegue acompanhar o engajamento de outros artistas, influenciadores e marcas.

Enfim, bora arregaçar as mangas e partir para outra rede social menos invasiva, antes que o Mark mude de ideia?

Dúvida? Comentário? Sugestões? Críticas? Já sabe, escreva aqui no blog ou deixe sua opinião nas nossas redes sociais, inclusive em Instagram .

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.