Luz, celular e uma ideia na cabeça. Ação!

por Dan Hisa

Se já leu nosso post “Um click: foto perfeita?” vamos pensar agora sobre os vídeos que pretende fazer ou tem feito para aumentar a visibilidade do seu trabalho nas redes sociais.

Coloque-se na pele de alguém, com vontade de aprender a tocar, você se contrataria após ver seu vídeo? Ou se já soubesse tocar, se inscreveria ou curtiria seu canal YouTube ou página no Facebook?

Se você respondeu sim à essas perguntas, correria o riso de fazer um vídeo de 15 segundos e mandá-lo para o nosso grupo “SANTO ANGELO 15S” para ser julgado por mais de 156.000 fans?

img 1

OK, você fez tudo isso e já apareceu na nossa fanpage. Parabéns. Mas se ainda estiver inseguro, esse post foi feito para te ajudar a passar por todos essas “dificuldades”.

Comece rolando o “scroll” do seu mouse pela sua timeline do Facebook, ou passando o dedo umas vezes a mais no Instagram, e verá que a câmera tradicional foi substituída. Existem centenas de vídeos dos mais diversos assuntos, desde reclamações sobre relacionamentos até um depoimento daquele bêbado do bar da esquina. E tudo isso sem gastar os tubos, simplesmente usando a tecnologia que está no nosso bolso: a famigerada e tão conhecida câmera do seu celular ou smartphone. São ferramentas que facilitam que a gente capte momentos legais, eternizemos em um arquivo e divulguemos posteriormente nas redes sociais.

img 2

Mas não é por que é fácil que o vídeo tem que sair de qualquer jeito.

O grupo que mencionamos acima, o “SANTO ANGELO 15S” utiliza a rede social Instagram para dar espaço para você e todos os músicos brasileiros saírem dos seus quartos. Desta forma, através do que já está disponível e custa quase nada, esse tutorial vai ajudar na filmagem com o seu celular e manter uma imagem bem legal nas mídias sociais. Siga esses conselhos:

1. Não aperte o botão ainda! Antes de começar você precisa pensar em algumas coisas básicas, como na fotografia:

  • Local da filmagem: Ache um lugar legal, com boa iluminação, com um fundo que não faça com que a atenção de quem assistir possa sair de você tocando ou da cena que você quer registrar. Não adianta fazer um “take” matador de rock com alguém dançando axé no fundo. E se estiver com pouca roupa, então, esqueça porque ninguém vai te ver.
  • Vestuário: Sim, a sua roupa tem que estar legal. Como músico, sei que as vezes você acorda e pega a guitarra e começa a dedilhar, mas ninguém precisa saber a cor do seu pijama (se é que você esteja usando um, como já vi acontecer algumas vezes nos vídeos que são enviados para a gente). Então, produza-se, não demora e passa uma imagem muito melhor para quem for assistir.

2. Conheça seu equipamento: Sensor e lentes são partes muito importantes. Normalmente, nos celulares eles são pequenos. O sensor absorve luz, então quanto maior, mais luz ele absorverá. Já a lente, quanto maior, mais luz ela receberá (que será filtrada pelo sensor).

3. Qualidade em primeiro lugar: Se o seu celular te permite escolher a qualidade do seu vídeo, deixe-a no máximo, mesmo que ocupe um bom espaço na memória do seu aparelho. Abuse do armazenamento em nuvem para sempre ter espaço. Pense que seu vídeo precisa ficar bonito em “tela cheia”.

4. Zoom digital não! Não utilize recursos de zoom digital. Eles podem deixar a qualidade do vídeo comprometida. Se você comprou aquelas lentes para celulares (que tem zoom ótico) utilize-o com sabedoria. Seja linear, não acelere demais ou pare o zoom do nada, dê um “história” para a aproximação ou distanciamento.

img 4

5. Não centralize, enquadre: Utilize o recurso de grade oferecido por alguns celulares usando os cruzamentos de linha como pontos de interesse do seu vídeo. Pense em como você quer captar a cena. Imagine você tocando guitarra e a atenção toda indo para um prego na parede, ou para um animal de estimação (geralmente gatos) passando pela cena. Ruim né!?

6. Você precisa brilhar, mas não demais: Ajuste o brilho da sua câmera também, ela pode deixar o vídeo claro demais e sem definições de contorno. Alguns celulares têm a opção do Ajuste de Balanço de Branco, que propicia a filmagem dependendo da luminosidade do ambiente. Use-o.

7. Não dispute com a luz: Outra dica importante é nunca filmar contra o foco de luz (focalizando o objeto filmado e uma janela de manhã, por exemplo). Fique a favor do ponto luminoso, pois ele vai exigir menos das correções da câmera.

8. À noite, fique firme: Quando for fazer filmagens após escurecer, utilize o modo noturno (algumas câmeras não disponibilizam essa opção) e tente fixar ao máximo seu aparelho, para não tremer e tirar maior qualidade do que você está filmando.

img 3

9. “App”imente seu vídeo: Alguns aplicativos são feitos para a hora da filmagem e outros para depois. Aproveite e já dê uma cara diferente para o vídeo nesses editores. Nossas dicas são os seguintes:

  • VidTrim (Android – captação e edição): App simples de operar e ainda te dá a possibilidade de colocar trilhas sonoras no vídeo.
  • Magisto (Android/iOS – captação e edição): App mais incrementado que cria um videoclipe do que é filmado, te possibilita colocar efeitos de transição e muito mais.
  • iSupr8 Vintage Video Camera (Android – captação): Quer parecer “vintage”? Esse app é bem interessante por parecer que você está filmando com uma Super8. Tem várias opções de filtro e alguns efeitos que você pode comprar separadamente.
  • Videocam Illusion (Android – captação): Efeitos especiais durante a captação do seu vídeo, bem legal de mexer.
  • 8mm Vintage Camera (iOS – captação): Para quem gosta de filme “old school”, esse aplicativo pode te agradar muito e dar aquele ar de “velho” no vídeo.
  • SloPro (iOS – captação): Quando o negócio é câmera lenta, esse aplicativo é ótimo, reduzindo o número de quadros por segundo.
  • Ultrakam Pro (iOS – captação): App com pegada “profissa” para quem quer filmar em altíssimas qualidades e bom para enviar os vídeos para o Youtube. Porém, ele é pago (U$ 6,99).
  • Video Camera Pro (Windows Phone – captação): Aplicativo para ajustes na hora da filmagem, com altíssima qualidade. Pago (R$ 1,99).
  • Slowly (Windows Phone – captação): Quer transformar um vídeo em câmera lenta sem perder qualidade? Esse é o app para isso.
  • MovieJax (Windows Phone – captação e edição): Boa opção gratuita para quem quer filmar e já editar na hora. Fácil de utilizar.

10. Peça ajuda: A gente sabe que a galera anda solitária, então, envolva algum amigo ou parente para te ajudar. No Instagram, você precisa segurar o botão para filmar, e se você não for o personagem Goro, do Mortal Kombat, acho difícil filmar e tocar ao mesmo tempo. Assim, você se concentra em tocar enquanto outra pessoa se concentra na filmagem.

goro

Agora, chega de ler e bora gravar. Quanto mais você filmar, melhor vai ficar seu “olho” para as cenas mais diferentes. Lembre-se: seu objetivo é ter um vídeo postado em nosso grupo SANTO ANGELO 15S e escolhido como o melhor do dia pelos nossos fans.

Tem alguma dica que você conhece e que deixamos de relacionar nesse post? Escreva pra gente e divida com a galera. Só iremos evoluir quando compartilharmos conhecimento entre todos, porque sempre é hora de aprender coisas novas.

Não se esqueça de conferir também esses posts:

Até a próxima, pessoal.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *