Melhorando sua vida financeira para além de 2017
Olá pessoal, tudo bem?
Falar sobre planejamento financeiro pode soar chato ou desestimulante para uma cabeça criativa com a sua, mas se você está acompanhando nossa série de posts sobre esse tema, acho que já conseguiu perceber a gravidade de não começar a cuidar da sua saúde financeira exatamente agora.
Caso tenha perdido os outros posts que mencionei, pode ficar tranquilo: vou recapitular. No primeiro abordamos a importância de poupar dinheiro, independente de uma aposentadoria pública ou privada.
No segundo post, veja aqui falei que nem sempre o banco é o melhor lugar para você ter ou aplicar suas economias. E mais: expliquei quais fatores são fundamentais na hora de escolher a sua corretora.
Mas, além de tudo isso, você já pensou que a falta de cuidados com o seu dinheiro, pode acarretar em doenças a médio e longo prazo?
Uma pesquisa americana, realizada em 2012, estudou as implicações da falta de dinheiro na saúde geral do americano médio. Anote essa: 29% das pessoas que têm problemas financeiros sofrem de ansiedade aguda e 23% tiveram depressão profunda. Sabe quantos, que tinham o orçamento organizado sofreram das mesmas doenças: só 4%.
Portanto, entenda que como amiga, desejo que você tenha muita saúde para tocar seu instrumento musical por muitos anos e que possa viver da sua arte.
Aí você deve estar se perguntando: como vou fazer essas contas para planejar agora para ter uma vida produtiva mesmo quando tiver mais que os 65 anos que a reforma da Previdência Social está prevendo?
Existem alguns planejadores financeiros que fazem esse trabalho, mas escolhi um modelo bem bacana e gratuito pensado pela galera do jornal “O Estado de São Paulo” ou “Estadão” para nós de São Paulo.
Acesse a Plataforma do Estadão e saiba mais sobre como planejar melhor sua vida financeira, seguindo esses passos bem simples:
Dados pessoais: Com a calculadora da Previdência, você descobrirá quanto e com quanto irá se aposentar pelo INSS. O cálculo vale para o Regime Geral. Conforme na imagem, preencha sua idade atual.
Preencha agora seu gênero (masculino ou feminino):
Salários: A seguir, você deve informar seus salários de contribuição já realizados. Anote essa dica: Pegue sua carteira de trabalho e preencha os campos com atenção. Se tiver dúvidas, acesse aqui na opção extrato “CNIS”.
Idade da aposentadoria: Coloca com quantos anos você pretende se aposentar. Lembrando que, de acordo com a nova proposta a idade mínima para homem será 65 anos e mulher 62 anos.
Resultado INSS: Veja qual será aproximadamente o valor do seu benefício e quanto irá receber pela nova regra, caso seja aprovada.
Achou pouco em relação ao que ganha hoje? Sinceramente eu também achei quando calculei a minha. O que fazer?
Além da aposentadoria pelo INSS, você ainda consegue simular pelo site a renda extra mensal que precisa ter para não perder seu padrão e qualidade de Vida. Ou seja, usando o mesmo aplicativo você conseguirá saber quanto precisa guardar para fazer suas retiradas mensais quando se aposentar.
É importante informar se tem algum valor já investido que irá compor sua renda extra. Esse montante será aplicado ao montante no futuro.
Resultado da Previdência Privada: Você conseguiu conferir a média de quanto precisa guardar por mês para chegar lá.
Caso, ainda esteja com alguma dúvida, a plataforma te dá os caminhos para responder assim como permite escolher opções de outros produtos financeiros.
Depois de preencher e testar as várias possibilidade desse plataforma, tenho certeza que agora você estará consciente sobre a importância de gerir sua própria vida financeira sem precisar de ninguém mais para ajuda-lo.
Assim, ao contrário do que muitos imaginam, buscar o equilíbrio financeiro não depende da sua renda e sim da forma como planeja o seu futuro.
Temos o hábito de achar que só quem ganha muito bem consegue investir ou poupar, mas não é bem assim, como a gente vem te falando faz tempo aqui no blog SANTO ANGELO.
O planejamento é para todos: além de possibilitar a realização de sonhos e objetivos, você estará preparado para enfrentar imprevistos que podem surgir, sempre com muito mais segurança.
Afinal, altos e baixos, períodos de vacas magras e gordas, todo mundo passa por eles, não é mesmo?
Vamos nessa?
Se tiver alguma dica ou quiser dividir com a nossa galera como planeja seu futuro ou quais fundos de investimentos utiliza, comente aqui no blog ou em nossas redes sociais.
Boa sorte e até a próxima!
—
Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.