Foque seu website no respeito ao consumidor

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Olá pessoal, tudo bem?

Em um dos meus posts anteriores, sobre comunicação com sua base de fãs e amigos, falei sobre como criar um website para divulgar o seu trabalho e organizar todas as suas redes sociais em uma plataforma de forma gratuita ou com pouco investimento. Se ainda não leu ou quiser relembrar, clique aqui

Além da facilidade de incluir sua biografia mais detalhada, discografia e fotos de shows, com um website próprio você ainda pode explora a possibilidade de vender artigos da banda para ajudar a rentabilizar o orçamento, como por exemplo: camisetas, bonés, bottons ou até mesmo entradas para as próximas apresentações ou workshops.

Esse mesmo conceito pode ser aplicado se você deseja vender aulas presenciais ou pela internet caso seu negócio seja uma escola ao invés de uma banda ou carreira solo.

No entanto, quando fãs (ou consumidores) entram no foco do seu website (ou qualquer outra comunicação envolvendo dinheiro) você precisará conhecer um pouco sobre quais são os direitos dos consumidores segundo a nossa legislação em vigor.

Existem vários websites oficiais sobre esse tema, como por exemplo esse do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), mas também recomendo a leitura dos posts publicados aqui no blog SANTO ANGELO como esse e esse outro  para você ter uma ideia sobre como lidar com as expectativas dos seus fãs.

Com essas noções sobre o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, você já está pronto para entender algumas dicas que selecionei para expor corretamente seus produtos no website e evitar eventuais reclamações de quem compra-los.

Vamos lá?

Transparência: Tudo que você expõe no seu site deve ser transparente e coerente. O consumidor precisa ter facilidades ao entrar na sua loja online (usabilidade). Caso contrário, ele vai desistir e partirá para outro website melhor preparado.

Fique atento aos principais problemas dos websites iniciantes: navegação muito lenta, imagens pequenas (ou de pouca resolução) e informações confusas.

Seja verdadeiro e ético: A palavra de ordem é não prometer aquilo que não se pode cumprir. Por exemplo, garantias longas que são insustentáveis para o seu produto/serviço, mesmo com “espertezas” como exigir prova de compra ou Nota Fiscal original da 1ª. Compra.

Afinal, quem no Brasil guarda Notas Fiscais? Se me disser que seus fãs ou amigos guardam esses documentos porque aprenderam a fazer isso nesse post  do blog SANTO ANGELO eu dou parabéns para todos.

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Mas se forem como 99% dos brasileiros que não tem esse costume (tanto de ler como de guardar documentos) não se aproveite disso oferecendo prazos de garantia estendidos só para se diferenciar. Afinal, lembre-se que 1% da população brasileira guarda todos os tipos de comprovantes e quem sabe pode comprar no seu website, não é mesmo?

E não se esqueça também de informar os termos de troca ou garantia, esclarecendo sempre as regras de substituição ou ressarcimento do valor pago pelo consumidor. Isso transmitirá confiança para quem estiver comprando produto ou serviço, como por exemplo uma aula online.

Em relação a termos legais, verifique se está respeitando as exigências da legislação como: nome e endereço do vendedor, assim como o CNPJ e telefone para contato.

Invista em SEO (Search Engine Optimization): SEO nada mais é que (Otimização para Mecanismos de Buscas). A sua função é otimizar um website e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo.

Os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Sendo assim, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental.

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O trabalho de SEO é lento, mas deve ser ininterrupto e detalhado para gerar resultados relevantes, além de gerar maior visibilidade para uma marca ou serviço. Quer aprender mais? Clique aqui.

Segurança: Há diversas empresas que oferecem serviços de proteção ao website, oferecendo navegação segura, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras.

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Por isso, faça uma busca e avalie a melhor solução porque Segurança é um fator essencial na venda de produtos pela internet. Saiba mais clicando aqui:

Cuide da sua marca e reputação: Existem e sempre existirão diversas marcas com produtos e serviços similares competindo pelo seu público ou produtos. Tenha em mente que o mercado é feito de pessoas para pessoas, que hoje são seus amigos e amanhã, ninguém pode garantir que não, talvez sejam seus inimigos.

Isso também vale para as redes sociais e, principalmente, para os grupos de WhatsApp (ou apps similares) que você expõe suas opiniões.

Preocupe-se com a Credibilidade da sua pessoa ou marca, procurando entregar a melhor experiência possível para os consumidores. Isso significa mostrar as razões e porquês dos seus diferenciais, sem denegrir seus concorrentes, como por exemplo chamando-os de “músicos de quarto” ou que “tocam, mas não sabem ler partituras”.

Afirme suas posições com base em dados técnicos que possam ser demonstrados (já ouviu aquela frase “Uma imagem vale mais que mil palavras”?), porque ser Integro é a melhor forma de gerar empatia e fidelizar seus fãs ou consumidores dos seus produtos.

2018-04-25

Portanto, todos aqueles que poderão ser atingidos pelo seu website, sejam concorrentes, consumidores ou simples visitantes, devem ser respeitados na mesma forma. O mercado musical só tem a ganhar com o seu posicionamento ético num website transparente.

Gostou dessas dicas simples? Então deixe sua opinião, dúvidas ou demais comentários aqui no blog ou no website da SANTO ANGELO, além de comentar nas nossas redes sociais, combinado?

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

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