Hein..? Não entendi… Saúde Auditiva?

Olá meu amigo, tudo bem? 

Eu, aqui no blog SANTO ANGELO, gosto de trazer informações relevantes para nossos leitores, desde dicas de Music Business até cuidados especiais, tanto pessoais como para os instrumentos musicais.

Isso porque só uma pessoa saudável consegue desenvolver e desempenhar bem o seu trabalho. E já que tivemos duas feiras de música recentemente: TDT e  Music Show, muito se fala do barulho e altos volumes de som durante o feriado de feira. 

Por isso, vamos falar sobre o problema auditivo que afeta milhares de músicos e você conseguirá tomar os cuidados necessários. 

Como assim: não percebo o que pode me prejudicar?

Estou falando da sua audição e você pode estar agora mesmo com uma perda irreparável desse sentido, caso adore tocar com o volume do amp “no talo”.

Ou então, frequentar por anos a fio aqueles ensaios e eventos ensurdecedores, incluindo a nossa conhecida Expomusic.

De acordo com dados de 2016, dois entre cinco músicos da Orquestra Sinfônica tem problema auditivo. Confira na íntegra

Experimente fazer o teste deste link antes de continuar a leitura aqui.

Consegui te assustar? Então continue lendo.

Todos nós vivemos em cidades muito barulhentas, mas, os músicos, principalmente, estão constantemente expostos a sons, ruídos (muitas vezes em volumes excessivos) praticamente durante todos os dias do ano.  

A exposição constante a níveis de pressão sonora elevada acaba fazendo parte da rotina de cantores, DJs, técnicos de áudio ou produtores musicais e com o tempo pode prejudicar e causar lesões irreversíveis à audição, prejudicando a vida profissional e pessoal.

Mesmo para quem não é músico, também é afetado pelo problema.

Fones de ouvido permanentemente conectados nos smartphones e carros com instalações de som automotivo superdimensionadas também afetam muitas pessoas que, às vezes, nem se dão conta do preço que pagarão pelos abusos.

Nós já tratamos desse problema aqui no blog várias vezes, como nesse post do Dr. SANTO ANGELO (Dr. Alexandre Berni) publicado em 2014 e nesse outro, postado em março 2015.

Neles você vai encontrar muitas informações que foram fundo no assunto e que poderão ser acessadas na hora que precisar de mais detalhes.

Resumidamente, sabemos que cada parte do ouvido tem um papel importante no fornecimento de informações sonoras ao cérebro.

A perda auditiva é o resultado de danos a uma ou várias dessas partes que formam o ouvido externo, médio e interno.

Fique atento! Existem quatro tipos de perda auditiva:

A primeira e mais comum é a perda auditiva sensorioneural que resulta da falta ou dano da célula sensorial (célula ciliada) na cóclea. 

Perda auditiva condutiva descreve qualquer problema no ouvido externo ou médio que impede que o som seja conduzido adequadamente ao ouvido interno.

Perda auditiva mista é a combinação da perda sensorioneural com a perda condutiva e, por último, a perda auditiva neural que ocorre quando o nervo auditivo não consegue mais enviar sinais ao cérebro.

Para detectar se você sofre de alguma dessas perdas, é preciso realizar um teste chamado audiometria, cujos detalhes podem ser encontrados aqui.

Algumas características podem influenciar no resultado da audiometria:

Lembre-se: A perda auditiva causada por exposição a sons altos é IRREVERSÍVEL! E, sempre deve ser diagnosticada por um profissional da saúde, como um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, que determinarão o tipo e grau da perda auditiva.

Assim, uma pergunta pode estar agora mesmo acontecendo na sua cabeça:

OK, eu ando escutando ultimamente um zumbido e, às vezes, não entendo o que os outros estão dizendo ou tocando. O que eu faço?

Claro que nesse caso, já passou da hora de você consultar um bom médico, não é mesmo? No entanto, eu pesquisei e encontrei alguém que, com certeza, pode te ajudar. E muito.

Conheça a AUDICARE, ou pela fanpageuma empresa que proporciona soluções para a vida agitada de todos nós, mas tem um programa especial para os músicos.

Eles atuam no mercado brasileiro desde 1999, com atendimentos clínicos na área de fonoaudiologia, realizando avaliação audiológica completa, reabilitação auditiva do adulto/idoso, incluindo a seleção e adaptação de próteses auditivas, avaliação das habilidades auditivas centrais, treinamento auditivo, além de atuar na preservação da audição dos profissionais da música. 

011Entre as várias avaliações audiológicas que são oferecidas, algumas foram pensadas especialmente para os músicos, como:

  • Audiometria tonal de alta frequência (até 20kHz), ideal para músicos e profissionais de áudio;
  • Emissões Otoacústicas;
  • Mapeamento Audiológico para mixagens personalizadas.

Além disso, possuem grande expertise no setor musical e se tornaram referência nacional na Preservação Auditiva dos Profissionais da Música, dos mais diversos estilos musicais.

Além desses serviços, desde 2003, a Audicare possui a representação exclusiva no Brasil dos monitores in ears e protetores auditivos, da marca americana WESTONE.

Em 2013, a fabricação dos monitores/protetores passou a ser feita aqui no Brasil, surgindo dessa forma, a parceria: WESTONE by AUDICARE.

A frente da Audiocare está a Dra. Katya Freire, destacada médica e palestrante na sua área de atuação.

A Dra. Freire, desenvolveu em sua tese de doutorado, o Treinamento Auditivo Musical (T.A.M.) pensando em ajudar músicos que apresentavam alterações das habilidades auditivas centrais, por meio de exercícios de treinamento auditivo dos aspectos de figura-fundo de sons instrumentais, de frequência e duração dos sons, escuta direcionada, ritmo, fechamento auditivo e memória.

Após cinco anos do lançamento do DVD, a Dra. Katya desenvolveu dois websites lançados, em maio de 2016, denominado Treinamento Auditivo Musical ou Musical Auditory Training, nas línguas Portuguesa e Inglesa.

As principais melhorias são: novas músicas e novos arranjos musicais, design mais moderno e mais didático, novos exercícios com maiores desafios.

Para quem quer treinar o cérebro a escutar e, ainda, toda a evolução dos resultados pode ser acompanhada pelo próprio terapeuta no site.

Dessa forma, existem regularmente cursos e palestras sob a supervisão da Dra. Freire, sobre Próteses Auditivas, Treinamento Auditivo, Preservação da Saúde Auditiva de Músicos e Técnicos de Áudio, entre outros temas.

Para saber mais, localizar uma franquia Audiocare ou tirar dúvidas, consulte os links que indicamos acima ou envie e-mail para: audicare@audicare.com.br.

boutique-da-audicao

E não deixe de nos escrever, contando se foi bem atendido pelos profissionais da Audiocare, combinado?

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *