Postura e alongamento são fundamentais.

por Carolina Gasparini

Já falamos aqui no blog sobre LER (Lesões por Esforço Repetitivo), mas com um viés tipicamente masculino e hoje, lembrando da Semana da Mulher, vamos apresentar uma visão especialmente feminina de exercícios para alongar antes e depois de tocar e evitar dores e lesões.

Instrumentos de corda podem ser pesados e manter uma boa postura influencia não só no alívio de dores e melhor saúde das articulações como também no desempenho musical. Segundo Cristiane Gava, fisioterapeuta especialista em RPG (Reeducação Postural Global), exercícios de alongamento são fundamentais. “O alongamento melhora o desempenho físico, dando maior rendimento, velocidade e resistência à musicista.”

Cristiane esclarece que não há diferença entre os exercícios para homens e mulheres e que ambos devem realizar o alongamento. “A mulher não é mais propensa a ter dores e lesões por sua constituição corpórea diferente da masculina. O que influencia é a maneira como a atividade é realizada e a postura do músico”, explica.

A musculação também pode ser uma grande aliada das mulheres, fortalecendo grupos musculares e trazendo ainda mais resistência para suportar longos shows e turnês cansativas. Mas isso é assunto para um post futuro.

Posições ideais

Para quem toca em pé, a atenção deve ficar com a altura do instrumento e em utilizar correias largas, que distribuem melhor o peso do instrumento nos ombros e evita irritações ou hematomas na pele. “O ideal é que o instrumento de cordas fique na altura da cintura. Mais baixo irá causar um esforço desnecessário”, comenta Cristiane.

Já para as bateristas, a posição e apoio da coluna são importantes. Nada de ficar curvada sobre o instrumento. “Além da coluna bem apoiada e ereta, o instrumento deve estar em uma posição de alcance fácil e confortável para os braços e os pés devem estar bem apoiados, mantendo os joelhos alinhados a altura do quadril.” Para garantir a boa postura, é possível recorrer a suporte para pés e acessórios.

Males da má postura

Não se preocupar com a postura pode trazer muitos danos, como dores, lesões, alterações na coluna vertebral e até mesmo chegar a afetar funções primordiais do corpo humano, como a respiração. “A má postura não permite que os ossos se alinhem corretamente, aumentando a tensão nas articulações, músculos, tendões e ligamentos, o que pode causar dores e fadigas”, explica a fisioterapeuta.

“Ao longo da vida, a má postura traz ainda dores crônicas e maior dificuldade de locomoção e para tocar. A postura correta deve ser sempre observada para não correr riscos no futuro”, alerta Cristiane.

Para aquelas que tocam algum instrumento, os benefícios são ainda maiores. “A boa postura mantém a musicista mais resistente a dores e ao cansaço ocasionados pelos movimentos repetitivos e pelas posições exigidas pelo instrumento”, comenta Cristiane. Assim, os resultados serão melhores com o menor desgaste e esforço possíveis.

Exercícios e dicas

Segundo Cristiane, o ideal é fazer pausas de 10 minutos a cada hora tocando e realizar alongamento antes e depois da prática instrumental. “Os exercícios devem ser feitos de forma global, ou seja, não adianta só alongar as mãos. Além disso, sempre que aparecer alguma dor muscular, o músico deve parar imediatamente, alongar e relaxar a região afetada”, explica.

Alguns tipos de exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer lugar e auxiliam a musicista a manter a postura correta e evitar dores, cãibras, fadiga muscular e lesões. Confira:

EXERMPNFD 001
  • Entrelace os dedos e vire as palmas das mãos para fora esticando os braços para frente. Mantenha por 20 segundos (isso vale para todos os exercícios).

 

EXERMPNFD 002
  • Junte as mãos por trás do corpo entrelaçando os dedos, com as palmas das mãos viradas para dentro.

 

EXERMPNFD 003
  • Com os braços estendidos acima da cabeça, entrelace os dedos com as palmas das mãos viradas para fora.

 

EXERMPNFD 004
  • Com os braços acima da cabeça, puxe um dos cotovelos por trás da cabeça.

 

EXERMPNFD 005
  • Coloque o cotovelo a frente do tórax e puxe suavemente em direção ao ombro oposto.

 

EXERMPNFD 006
  • Incline a cabeça em direção ao ombro esquerdo enquanto a mão esquerda puxa o braço direito para baixo e para o lado oposto por trás das costas. Faça dos dois lados.

 

EXERMPNFD 007
  • Com o braço esticado a frente do corpo, com a palma da mão virada para fora e com os dedos apontados para baixo, puxe para trás. Depois faça com a palma da mão virada para dentro.

 

EXERMPNFD 008
  • Incline-se para frente, mantendo os joelhos levemente flexionados e vá com as mãos em direção ao chão.

 

EXERMPNFD 009
  • Segure o dorso do pé com a mão do lado oposto e puxe o calcanhar em direção das nádegas.

Nutrição também deve ser levada em consideração

Agora que você já sabe como e porque deve fazer alongamento antes e depois de tocar, vale lembrar que a nutrição é uma parte importante na vida de todas, especialmente das musicistas. Neste post, falamos bastante sobre com um músico deve se alimentar, mas hoje vamos falar um pouco mais especificamente sobre as mulheres.

Manter uma dieta equilibrada é importante por diversos fatores, desde conseguir manter a postura mais adequada, diminuir o peso e a ocorrência de algumas doenças até auxiliar na auto-estima feminina. Em shows e turnês, é preciso beber bastante água e ingerir alimentos que dão força e ânimo, fugindo dos doces (o que pode parecer bem difícil para as mulheres).

Tradicionalmente, a maioria das mulheres estabelece uma forte ligação entre emoções e a comida, como aponta uma matéria do Discovery Home&Health que pode ser acessada aqui. Apesar de aliviar algumas sensações, a comida também pode despertar outras que não são saudáveis. Quando estamos ansiosas, por exemplo, costumamos não conseguir comer, o que pode diminuir o rendimento em um show ou apresentação. Logo depois, acabamos comendo demais, o que pode atrapalhar o sono e levar ao sobrepeso, que dificultarão os próximos shows, assim como a ingestão exagerada de estimulantes como o café.  Fazemos exatamente como dizia a música “Comida” do Titãs:

“A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor…”

Manter uma dieta equilibrada auxilia nos exercícios físicos, alongamento, na disposição para tocar e também na auto-estima. Por isso as musicistas devem se preocupar também com a nutrição,

Agora que você já sabe como fazer alguns exercícios e que deve se alimentar direito, nada de desculpas e sempre alongue antes e depois de tocar. E isso vale para os meninos também, porque não queremos que a banda perca ninguém com dores musculares ou problemas de saúde, certo?

Até a próxima!

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *