Que tal dar um pouco do seu talento musical neste Natal?

Por Isis Mastromano Correia

Dezembro não é só o mês do Natal, época em que, inconscientemente, afloram tanto a boa vontade como o espírito de retribuição e agradecimento das pessoas depois do corre-corre de todo um ano.

Coincidentemente é também em dezembro que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado. A ONU (Organização das Nações Unidas), em 1985, escolheu o dia 5 de dezembro para consagrar e incentivar o trabalho de quem se doa sem esperar nada em troca ao próximo.

Chamada para o dia do voluntariado em 2013

Mas, afinal, o que significa ser voluntário? Simplesmente é aquele que tem vontade de fazer algo! Pensando nisso, a SANTO ANGELO gostaria de fazer um convite a todos os músicos, estudantes e simpatizantes das artes a pensar no voluntariado como grande presente de Natal para este ano. Porque não levar Música à ouvidos famintos de boas melodias a quem precisa e sem colocar a mão no bolso?

São hospitais, creches, asilos e até mesmo entidades que cuidam de animais! Isso mesmo, até os peludinhos gostam e estabelecem um vínculo melhor com o mundo externo através da Música. O abrigo Piccolina, sediado em Avaré, cidade do interior de São Paulo, por exemplo, investe em musicoterapia para os mais de 300 animais resgatados das ruas e dos maus-tratos.

Substituindo presentes de Natal por Música!

É nessa espécie de ressaca de final de ano que muitas pessoas se pegam frustradas sob a sensação de que poderiam estar fazendo mais por suas famílias, suas comunidades, por sua cidade, enfim, pelo mundo. Não a toa, são muitos os estudos que apontam que finais de ano são a época em que há maior incidência de Depressão.

No balanço anual que fechamos sobre nossa vida, pode pintar um resquício da pouca doação ao outro e de um dever cumprido pela metade. O livro “Qual é a Tua Obra – Inquietações Propositivas sobre Ética, Liderança e Gestão” do professor Mario Sérgio Cortella aborda muito bem essa inquietação humana r fica como dica para quem está sentindo a necessidade de fazer mais pelo mundo bater à porta.

Músicos carregam a resposta desse dilema consigo: basta levar Música para quem precisa de Música e o mais legal de tudo é que todos precisam de Música! Ao invés de comprar um instrumento musical para alguém querido ou mesmo um desconhecido como forma de simbolizar o Natal, dê Música para quem precisa!

Levar música a quem precisa de música!

No dia 5 de dezembro, pessoas do mundo todo celebrarão o Dia do Voluntariado organizando feiras de serviços voluntários, levando um grupo de amigos para doar sangue, incentivando pessoas a ajudar entidades com donativos e nós, como Músicos, temos o dever de levar a Música para além dos estúdios, palcos ou mesmo para além do nosso quartinho de estudo.

Interessante, não? No próximo post vamos contar a história de gente que se voluntária em nome da Música e te ajudar a trilhar o caminho das pedras para ser voluntário nesse final de ano levando a Música por ai! É voluntário e leva a Música para alegrar o mundo ou para educar pessoas? Conta pra gente a sua experiência!

 

Até lá!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *