Quem vai ao meu show? Saiba como convidar pelo Facebook

por Dan Hisa

Convidar a galera para curtir o som da sua banda parece ser fácil, não é? Sair gritando sobre o show na rua, distribuindo flyers ou mesmo jogando o evento no seu perfil pessoal ou fanpage no facebook e pedindo para compartilharem. As bandas grandes não precisam se preocupar tanto com os “shares”, pois pelo número de fãs, eles acabam acontecendo automaticamente.

Mas, e uma banda que está iniciando e seus fãs são poucos?

Pensando nisso, no sucesso da sua apresentação, que temos algumas dicas bem legais para quem usa o Facebook, algumas que a galera já está acostumada e outras que nem tanto. Abra a fanpage da banda (você tem uma, não tem?) e vamos começar:

Crie um evento com a sua página, não com seu perfil pessoal: tenha sempre em mente que a força da banda é muito maior do que a de um integrante só (sabemos que alguns caras hoje, são maiores que suas bandas, mas eles são poucos). Como exemplo, imaginemos que o Lars Ulrich, do Metallica, resolva criar um evento. Seus amigos verão o evento e até outros que gostam de bateria, mas e os fãs do James, do Kirk ou do Rob? A página consegue englobar a força de todos os integrantes e reuni-la. Maior probabilidade de um público maior.

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Use uma imagem legal: uma boa foto na sua chamada para o show pode ser crucial. As pessoas se atraem mais facilmente por imagens do que por textos (nos próximos tópicos, falaremos sobre eles) e se elas pararem o mouse em cima da sua foto, as chances da pessoa querer saber mais são maiores. Mas não abuse. Nada de fotos obscenas, com conteúdo violento ou impróprio, certo?

“São detalhes tão pequenos…”: quando criar o evento, no campo detalhes, coloque o máximo de informações possíveis do evento, como por exemplo: como chegar, de referências do local, mapa do Google, estacionamento, preços, absolutamente tudo. Se a pessoa se interessou pelo seu show, ela vai ler tudo para não errar. E você já deve ter visto acontecer de alguém ter ido ao lugar errado por falta de informação. Não deixe que seu público se perca.

Na mesma bat-hora, no mesmo bat-local: deixe o local (como dito acima), datas e horários bem claros para o público. Não marque o evento para o “dia inteiro”. Se sua banda vai tocar das 22:00 as 22:45, coloque esse horário. Você impede que, quem for, espere mais tempo de show e garante que pessoas que tem compromissos no mesmo dia, consigam se adequar e comparecer.

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Olha o ingresso: caso o local ou o evento venda ingressos antecipadamente, fale para quem você está convidando sobre os locais de compra ou o site que disponibiliza os “tickets”. Se você o deixar procurando muito, pode ser que muitas desistências aconteçam.

Faça as tags: coloque a fanpage do local do show (se tiver) e em caso de um evento com várias bandas e artistas, faça as tags de todos eles. Além de ganhar amigos você impulsiona a divulgação do evento, o que é ótimo para você e para os outros.

“Caraca, 1.000 pessoas vão ao meu show”: parece loucura, mas pelo menos metade de quem disse que iria ao seu show não vai. Isso mesmo. Clicar no “Join” é fácil, sair de casa para o local é bem mais difícil. E pasmem: às vezes, somente 10% da galera vai (de 1.000, só 100 efetivamente aparecerão). Mesmo com público reduzido, faça o seu melhor, pois quem foi e gostou, vai falar bem e nos próximos, o público aumentará.

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Bandas diferentes, mesmo evento: imagine um festival com 5 bandas. Todas elas resolvem criar um evento para esse festival, ou seja, teremos 5 páginas falando da mesma coisa. Converse com a galera e monte um evento só, colocando as bandas como administradoras do evento. Vai atingir muito mais gente.

“GALERA, O SHOW É AMANHÔ: avisar em cima da hora é péssimo Ou seja, avise com um pouco de antecedência (não muito, senão o evento será esquecido, mesmo que o Facebook mande um lembrete). Entre 2 a 3 semanas antes é o ideal para um show da sua banda e um pouco mais de tempo quando tratamos de um festival.

“Amigo, acorda, vai ter show da minha banda”: cuidado com o horário que você irá convidar as pessoas. As 3 da manhã de quinta-feira nunca será um bom horário. Convide na saída do trabalho das pessoas, no almoço ou num sábado á tarde. O retorno será melhor.

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Movimente-se: sempre atualize a página do evento, colocando novas informações, playlists, vídeos da sua banda e deixe todo mundo com mais vontade de ir ao show. Se a comunicação do evento ficar parada ou estagnada, certamente passará a impressão de que no dia será parado também.

Serve para mais coisas: o evento no Facebook é ótimo para divulgar shows, mas também para outras situações de sua carreira artística, como um lançamento de CD/DVD, uma aula via tweetcam, sua eventual masterclass no blog da SANTO ANGELO ou mesmo uma tarde de autógrafos. Diversifique e impulsione a sua carreira e da sua banda.

Invista: sabemos que bandas menores não têm uma verba destinada só para propagandas e promoções, mas quando o evento for importante, faça um pequeno investimento na divulgação pelo Facebook. Não precisa de milhões, pois às vezes R$10,00 ou R$ 15,00 por dia já ajudam muito. Pense bem e faça se achar necessário.

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O fonte desse post está aqui, mas acrescentamos um toque próprio porque os gringos não entendem muito de Brasil. Assim, esperamos que essas dicas te ajudem a divulgar o seu trabalho e que mais e mais pessoas compareçam às suas apresentações e shows. É bom para o músico, mas é ótimo para quem comparecer, já que estarão ouvindo música de qualidade e se interessando em aprender mais também.

Continuemos nesse caminho e vamos evoluir juntos.

Até a próxima.




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