Quer ser encontrado na web? Entenda como as pessoas buscam no Google
Dando prosseguimento ao primeiro post sobre como o músico pode fazer o seu marketing pessoal de forma eficiente na internet, hoje vamos abordar um assunto da maior importância: o uso correto das palavras-chave. Se você quer ser encontrado na web, é preciso, antes de mais nada, estar atento aos termos e expressões que coloca ao postar o seu conteúdo (que pode ser desde o título de um vídeo no YouTube ao texto de um post no seu blog). Sem esse estudo prévio, as chances de menor visibilidade são grandes. Então, mãos à obra!
No texto anterior (Como você pode ser útil à música?), pedi para que os leitores listassem todos os seus pontos fortes como músico. Esse exercício não é à toa. Muitas pessoas não gostam, ou têm preguiça de fazê-lo, mas é importante que tenha uma autoimagem clara e bem definida de quem você é, que saiba quais são as suas verdadeiras qualidades para, então, explorá-las. Dessa forma, poderá realmente contribuir com conteúdos úteis e verdadeiros, atraindo pessoas e promovendo tráfego de qualidade para o seu site, ou canal do YouTube, se for o caso.
Saber identificar os termos mais procurados ajuda, e muito, a fazer com que o seu conteúdo apareça para o maior número de pessoas. Acredite: tomando esses cuidados, você sairá na frente, o que faz toda a diferença. Uma das principais portas de entrada dos visitantes de um site, ou canal de vídeos, se faz pelos buscadores, mais precisamente o Google. É um tráfego gerado pelo o que chamamos de busca orgânica. Sendo assim, saber o que as pessoas procuram, e de que maneiras elas fazem isso, é meio caminho andado para o sucesso do seu conteúdo.
Como as pesquisas são feitas no Google
Basicamente, há três tipos diferentes de buscas. Se você quer ficar no topo da lista dos resultados do Google, preste bem atenção à forma como as pessoas usam os buscadores. Elas podem utilizar:
Palavras de Head: é quando uma pessoa digita somente uma palavra no buscador, como por exemplo “guitarra”. Essa busca é bem abrangente e feita por um tipo de público que não sabe bem o que quer ainda. Disputar posição na primeira página de respostas do buscador para esse tipo de pesquisa é muito difícil. Esse não será o nosso foco.
Palavras de Middle: aqui, a busca começa a ficar mais refinada. Nesse caso, a pessoa, que já tem uma noção melhor do que quer, digita até três palavras no campo de busca do Google. Exemplo: “aulas de guitarra”. Caso o seu conteúdo seja voltado ao ensino de guitarra, você começa a ter maiores chances de ser encontrado.
Palavras de long tail (cauda longa): esse tipo de busca é bem específica e feita com mais palavras. Exemplo: “aulas de guitarra modos gregos mixolídio”, ou “como gravar canais limpos de guitarras no Pro Tools”. O usuário que faz esse tipo de busca já tem mais conhecimento sobre o assunto e sabe o que está procurando. É aqui que vamos trabalhar o nosso conteúdo.
Descobrindo o que as pessoas buscam
Se é nos termos da cauda longa que atuaremos, lhe apresento uma ferramenta bem interessante para começarmos a delinear as palavras-chave e assuntos que vamos abordar em nosso conteúdo. Ela se chama Keywordtool.io. Com ela, que em sua versão gratuita já nos fornece muitas informações importantes, é possível ver quais buscas as pessoas fizeram no Google e no Youtube a partir de um termo que você escolher. Assim que acessar o site do Keywordtool.io, selecione o país e a língua utilizada (no nosso caso, “Brasil” e “Português”).
A partir do momento em que temos uma ideia do que o usuário busca, entra em cena outra ferramenta também muito importante, chamada Keyword Planner, que mede a quantidade de buscas mensais que as pessoas fazem por determinado termo no Google. Essa ferramenta, que é um recurso integrante do Google Adwords, deverá auxiliar na escolha das melhores palavras-chave. Assim que fizer o seu cadastro no Google Adwords, procure, na aba “Ferramentas”, pelo Keyword Planner e comece a fazer algumas pesquisas.
Fique ligado, pois no próximo post, vamos ver como combinar essas duas ferramentas para tirar o melhor proveito do seu conteúdo na internet. Até lá!
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André Iunes Pinto é guitarrista e jornalista. Já trabalhou como editor da revista Áudio Música & Tecnologia e colaborador da Backstage. Foi colunista de tecnologia musical no jornal O Globo e no Território da Música (Portal Terra) e mantém um canal no YouTube, chamado OverdubbingNews. Atualmente, é diretor da agência TMI – Texto & Mídia (www.textoemidia.com.br), onde coordena as atividades do MusicPress (www.musicpress.com.br), e fundador do site www.estrategistasdigitais.com.br.