Será que tem um talento em casa? – Achados e perdidos

2015-11-30 - FB

por ?????

Ola pessoal, quem fala hoje no blog SANTO ANGELO é alguém que muitos de vocês conheceram recentemente e outros que não me vêem há muito tempo: um dos ANJOS MUSICAIS. Surpresos de nos verem por aqui?

2015-11-30 - 007

Posso garantir que já estive presente na sua e na vida de muitas pessoas que não sabiam que podiam ser músicos até eu “dar um jeito” de mostrar a Musica para elas. Mas continue lendo que entenderá onde quero chegar logo mais.

Essa semana, na qual entraremos no mês de dezembro, costumava ser aquela da correria das compras de final de ano sempre se agravavam (e pelo que observamos, o pessoal esse ano parece que vai deixar para mais tarde, infelizmente).

2015-11-30 - 001

Mesmo assim, queria escrever rapidamente sobre alguns “cases” (como dizem os americanos) na forma de presentes musicais que certos músicos ganharam. Como exercício de imaginação e de conhecimento geral, só revelarei o nome do artista no final de cada “case” relatado, começando hoje com 2 do total de 6 que contarei ao longo de uma série de 3 posts no blog SANTO ANGELO.

Preste atenção no primeiro: Um brilho no meio da sucata

Certa vez, nos idos da década de 1950, um pai de família conversa com seu filho:

– Hoje, depois do café da manhã você vem trabalhar comigo. Está na hora de aprender um ofício.

Mesmo contrariado, afinal, não daria encontrar os amigos antes de ir à escola, ele aceitou, pois respeitava seu pai.

Após um caminho longo para as pernas do garoto, chegaram ao trabalho do pai: uma empresa de retirada de sucata. No dia, deveriam remover o material de um terreno perto dali. Trabalho perigoso, porém feito com muito cuidado, seguindo as orientações do pai.

2015-11-30 - 002

Foi então que, retirando uma chapa de ferro para separá-la com outros materiais para reciclagem, o menino encontrou ali abandonado um pequeno instrumento musical: um ukulele (claro que fui eu quem o escondeu  ali, mas até hoje ninguém precisa saber, certo?). Porem, para não facilitar as coisas, senão o ser humano não dá o devido valor, o instrumento tinha apenas uma corda “sobrevivente”. Já adivinhou, né? Os olhos do menino brilharam.

O pai autorizou-o a levar o instrumento para casa e viu o filho se apaixonar cada dia mais pela Música, esforçar-se e se tornar um grande musico, no tamanho e no talento. Infelizmente, a vida do menino só durou até 1970, mas graças a um ukulele de 1 corda, encontrado no meio do entulho, hoje vocês “pagam o maior pau”, estudam e veneram quem??

Acertou quem respondeu Jimi Hendrix! Quem quiser saber da carreira desse icônico guitarrista é só clicar aqui.

2015-11-30 - 003

Lá vem o segundo case: Deixada para trás e encontrada

Década de 50, pós-guerra na Inglaterra, tempo de mudanças para a economia mundial, tanto para a realeza como para as pessoas comuns. O Jazz e a Folk Music estouravam nas rádios e nos clubes de dança e o Rock ainda engatinhava.

Nesse cenário de transformações, uma família decide mudar do condado de Heston, no Reino Unido, onde seu filho nascera. Nada feito, não gostaram do lugar e decidiram se mudar novamente no mesmo ano. Dessa vez para Surrey, mais distante da Grande Londres.

2015-11-30 - 004

A casa que escolheram localizava-se em um lugar mais tranquilo para o filho crescer. Com chave nova na fechadura, a família se preparou para uma nova vida e o filho teria uma surpresa inesperada.

A mobília era de bom gosto, com algumas tralhas um pouco velhas, mas tudo bem. O filho correu desesperadamente para conheceu seu quarto novo, esperando uma cama legal e alguns brinquedos antigos e quem sabe, até uma bicicleta igualmente velha, esquecida pelo antigo inquilino. Não tinha nada disso no quarto, havia apenas uma guitarra abandonada. Nessa altura da leitura, você já sabe quem deixou a guitarra lá, não sabe?

Intrigado, o garoto pegou a guitarra e nesse primeiro toque, teve uma epifania, enxergando-se mais velho, empunhando essa máquina em locais imensos lotados de pessoas. Visão ou não, ele logo desceu e foi mostrar o achado aos pais. Sua mãe, vendo a alegria do filho disse:

2015-11-30 - 005

– “Se é isso que você quer, então aprenda, meu querido…

E quem era esse menino? Quem? Quem?

2015-11-30 - 006

Acertou quem disse: Jimmy Page. Também já contamos a história desse outro icônico guitarrista e quem quiser saber mais é só clicar.

Você se reconhece em alguns desses meninos? Muitos não sabem o que aconteceu exatamente no dia que ganharam seu primeiro instrumento musical (às vezes, nem mesmo os grandes artistas lembram), mas é legal nesse momento imaginar como eu poderia ter influenciado quem lhe deu seu primeiro violão, guitarra, piano, tambor, pandeiro, etc..

Esses presentes não vieram “do além e sem causa aparente”. Eu estava lá e posso te garantir que fiquei muito feliz em tê-lo encontrado depois de tantos anos e ver que ótimo musico você se transformou. Parabéns.

Agora queria te pedir um favor: abra um pouco seus ouvidos da alma e escute meu sopro: que tal me ajudar na missão de semear mais músicos pelo mundo?

Pense que, esse ano, você pode presentear (nem que seja com um encordoamento ou mesmo um cabo dessa marca SANTO ANGELO que me “ouve” constantemente) alguém que tenha um talento adormecido e quem sabe, despertar um próximo rockstar?

Enquanto pensa, vá acompanhando os próximos posts de minha humilde autoria onde contarei outros cases bem legais e reais que ainda não conhecem.

Grande abraço e fiquem na Paz!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *