Técnicas de RP na Expomusic 2016

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Quem acompanha semanalmente nossos posts, sabe que sempre abordamos cases sobre como aproveitar as oportunidades que surgem dentro do mercado da Música ou como melhorar o planejamento da própria carreira (ou da banda) utilizando conceitos de Music Business. E se eu te contar que logo mais você poderá colocar em prática tudo o que aprendeu em nosso blog?

Isso mesmo: já se deu conta que falta pouco tempo para a Expomusic 2016, um bom momento para fazer networking com profissionais da área?

Se ainda não tinha percebido, fique calmo e releia, em primeiro lugar, o nosso Manual de Networking, publicado para a Expomusic 2015 clicando aqui.

Meu nome é Lygia Teles e quem me acompanha no blog, já deve ter observado que sou formada em Relações Públicas. Hoje, vamos refletir sobre como posso ajudá-lo a promover seu trabalho na maior feira de Música da América Latina: a Expomusic.

Primeiro: O que faz o profissional de Relações Públicas?

Relações Públicas (RP) é uma área que pertence à Comunicação e seus profissionais trabalham em conjunto com a Publicidade, Propaganda, Marketing, Jornalismo e Psicologia. Segundo Margarida Kunsch, pesquisadora da área, as funções de um RP se aplicam em quaisquer tipos de negócio.

Nosso trabalho consiste em criar e assegurar relações confiantes ou formas de gerar credibilidade entre uma organização (ou até mesmo uma pessoa física) e os públicos com os quais se relaciona.

Acima de tudo, é uma profissão que trabalha a Verdade. Na prática, a missão principal de um RP é auxiliar as organizações e marcas a construírem sua identidade, por meio de valores éticos, morais, culturais.

Ou seja, esse profissional, ao trabalhar com um artista, pode sugerir mudanças de postura e atitudes com a finalidade de transformar a imagem do cliente, além de gerenciar a carreira de quem o contrata.

Mas, como posso aplicar estratégias de RP durante a Expomusic 2016?

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É muito simples, se seguir essas dicas:

1°-  Conheça bem seu público. Não importa o nome atribuído: personas, públicos de interesse, stakeholders: você precisa conhecer o seu público- alvo, ou seja, quem e qual o tipo de comunicação devo utilizar. Qual a percepção do meu público? Como ele me enxerga? Como posso entregar valor e me diferenciar.

Por exemplo: numa feira como a Expomusic é muito comum a presença de profissionais responsáveis pelo Relacionamento com Artistas. Se você leu o manual que mencionei no início desse post, já sabe como eles são e qual a responsabilidade deles durante a feira. Saiba mais, procurando nos sites das empresas que planeja contatar no evento.

2°- Material Promocional. Tenha em mãos um Curriculum Vitae ou material promocional adequado. Chamamos isso de press kit, que deve incluir um release explicativo do seu projeto de parceria, com informações da banda: fotos, clipping e formas de contato (telefone, email, redes sociais, etc).

Além disso, independente do que conter no seu press kit, certifique-se que as informações ali contidas sejam claras e concisas. Não se apegue à necessidade de fazer algo chamativo, mas construa toda a comunicação de maneira estratégica. De que adianta chamarmos a atenção com um CD recém gravado, se o resto do material está desatualizado ou mal redigido.

3°- Mantenha as formas de comunicação atualizadas. Você nunca sabe quando a empresa entrará em contato, por isso, mantenha sempre suas redes sociais com posts atualizados e divulgue sempre sua agenda de atividades ou shows. Ações sociais e solidárias também são sempre bem vistas.

4°- Apresente o seu trabalho de maneira cordial. Tente marcar um horário prévio para sua reunião e nunca seja incisivo ou grosseiro na hora de apresentar o seu projeto. Demonstrar domínio sobre as informações transmitidas é essencial para “ganhar” um parceiro. Contudo, a autoconfiança não se manifesta somente aí. Ela também está presente em sua linguagem corporal, como o olhar, gestos, jeito de andar e tom de voz. Mantenha a calma e a segurança.

5°- Mostre-se sempre profissional. Você não está lidando com pessoas amadoras. Pelo contrário, o mercado da Música é rodeado de excelentes profissionais: empresários, músicos, marqueteiros, publicitários que esperam o mínimo de profissionalismo de seus (futuros) parceiros.

6°- Encontre seu público estratégico no Linkedin: Já fizemos um post aqui no blog, veja aqui, explicando sobre a importância desta ferramenta também para músicos e como desenvolver sua marca dentro da plataforma.

Utilize como oportunidade para encontrar pessoas estratégicas dentro das empresas que deseja manter contato ou até mesmo para marcar previamente reuniões com quem possa resolver (ou encaminhar seu projeto) entre os expositores durante os dias de evento.

Fique tranquilo! Aproveite todas as dicas e prepare-se para mais um excelente encontro de amantes da música.

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Então, quer se informar mais? Acesse a fanpage SANTO ANGELO e assista ao vídeo do nosso endorsee Bruno Mello com excelentes dicas e desafios sobre a carreira de músico. Pesquise também em outros sites, agências ou simplesmente observe as estratégias construídas ou posicionamento dos artistas bem sucedidos e quais resultados foram obtidos.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.




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