Criatividade: dicas para sua banda acontecer em 2017

THAIS 2

E aí meu amigo, tudo tranquilo?

Quase todos os guitarristas que escreveram dicas sobre formação e desenvolvimento de bandas, falaram nos posts anteriores sobre Criatividade e de como ela é importante para que um grupo de músicos tão diferentes possa se destacar no Universo Musical.

Se ainda não leu, sugerimos o post do Bruno Mello , do Lucas Calheiros , do Sasha Z , do Kleber K. Shima  e do Jonathan Raphael   antes de seguirem adiante.

Ah… sem esquecer de conferir a “Banda de Lily”, um dos grupos escolhidos para representar o Brasil no Festival SXSW que acontece na cidade de Austin, no Texas / EUA.

Mas afinal, o que significa Criatividade?

Todos concordamos que Criatividade é uma palavra muita utilizada no nosso cotidiano, porém, é muito difícil, antes de mais nada, defini-la com precisão?

E supondo que consiga ter uma ideia bem clara do significado, como medir o quanto somos criativos ou como podemos ser mais criativos em uma época onde tudo está pronto e “enlatado”?

 Aliás, quem é mais criativo: o homem ou a mulher?

Mais ainda, como se diferenciar das outras pessoas criativas?

É meu amigo, só você mesmo ou seus companheiros da banda poderão responder essas perguntas e achar um caminho próprio.

Vocês podem começar definindo Criatividade como um substantivo feminino de origem latina derivado do verbo creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas.

E já que estamos falando de femininos, a sua banda tem dado espaço para as mulheres participarem, quer como músicas, quer como compositoras?

Considerando algumas poucas e honrosas exceções, as bandas tem dado pouco espaço para as mulheres e esse “desperdício” de talentos pode custar muito caro para o grupo.

Queremos dizer que a Criatividade não é um privilégio masculino e num mundo carente de novas ideias e caminhos, as mulheres podem (e muito) contribuir, como faz a Thais Andrade, que você irá conhecer nos próximos parágrafos.

Dessa forma, Criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida não só para compor uma música ou aquele improviso “monstruoso”.

Ser criativo é “think outside the box” (expressão em inglês que significa pensar fora da caixa), ou seja, pensar de forma diferente. É ser original, não seguindo as normas e padrões já estabelecidos e nunca imitando o que já foi feito milhares de vezes.

Questão difícil, não é mesmo?

Para que esse conceito fique mais fácil para vocês encontrarem as próprias respostas, convidei alguns dos nossos endorsees para descreverem como cada um deles define “Criatividade” do ponto de vista pessoal.

Curiosos? Vamos lá!

Léo Romanholli :

Acredito que a Criatividade não se força. Ela flui naturalmente com alguns fragmentos de suas influências transformando assim o abstrato no concreto!

maxresdefault

Mateus Starling:

Faço das palavras do pintor Chuck Close as minhas, pois gosto de desmistificar esta visão romântica de que o artista precisa sentir uma inspiração divina para começar a fazer arte.

Fazer arte é trabalho, é sofrimento, é técnica, é inspiração, mas também é a falta dela. “Inspiração é algo para os amadores”

O resto das pessoas simplesmente aparece e começa a trabalhar. Acredito que por meio do trabalho é possível topar com novas possibilidades e abrir portas que nunca seriam abertas se você estiver parado buscando a grande ideia.

 O processo, de certa forma, é libertador.

maxresdefault (1)

Luan Mendes

Acho que não tem uma forma que faça o músico ser criativo.

maxresdefault (2)

Primeiramente deve-se tocar aquilo que ama, que seja verdadeiro, aliando isso as horas de estudo diário, quase sempre surge algo realmente criativo e impressionante! Brian May, John Mayer, Nelson Faria, Slash, Victor Wooten são apenas alguns exemplos dessa união de inspiração e conhecimento que deu muito certo!

 Thais Andrade

Acho difícil uma fórmula, mas o princípio é ser autêntico, tentar fazer algo só seu com o coração e alma.

05300405-thais-andrade_300x300-jpg

Bruno Mello.

Ser criativo é ser capaz de criar algo. Aplicar a tua bagagem, teu conhecido de forma que tu vás moldar algo novo, que venha a funcionar em algum contexto ou finalidade que for.

 download (2)

Por incrível que pareça, para ser diferente tu tem que ser tu mesmo.

Mauricio Alabama

Nunca mude sua essência para se moldar a critérios alheios.

download (3)

André De Carvalho Diferente:

Não é semelhante, igual ou idêntico; distinto.

 download (4)

Isso quer dizer que você terá que fugir dos padrões, precisa saber quem você é, qual seu objetivo e ter convicção do que você faz.

Algumas vezes os próprios erros, podem remeter maravilhosas ideias, numa massa grande de horas e horas exercitando. Para compor você precisa assim como qualquer estudo de técnica, estudar (repetir, repetir e repetir).

Você precisa se desprender muitas vezes da musica em si e lembrar que ela esta inclusa em tudo na vida, pois ela é arte. As ideias, o insight, podem surgir quando menos esperamos, lendo um livro, assistindo um filme, vivendo situações inesperadas da vida e tantas outras coisas.

Ser criativo e deixar fluir as verdades sobre quem você é.

Japa Pironi

Ser criativo é desenvolver ideias novas.

 maxresdefault (3)

Num aspecto mais prático pode ser criando do zero algo que ainda não existe, algo inovador (que é bem difícil e desafiador) ou simplesmente usar algo já existente como ideia central e assim desenvolvê-la, adicionando suas características!

Um exemplo, eu queria compor uma musica instrumental nova e diferente do que já estamos habituados a ouvir. Aí tive a ideia de fazer uma música colocando vários estilos musicais distintos.

Assim criei a música “Forróck Country’n Roll”, onde uso estilos já existentes como (Country, Baião e Rock)  Confira aqui.

Sim, compor remete a ideia de CRIAR, para isso é necessário criatividade!

Fabio Carito

Depende do seu conceito de criatividade. Ser criativo não necessariamente é ser inovador. Você pode reinventar a roda de acordo com influências e/ou referências.

maxresdefault (4)

Atenção: os comentários do nosso time não esgotam o assunto “Criatividade”

Como já disse, cada musico ou banda deverá encontrar suas próprias respostas para as questões envolvendo Criatividade e testá-las entre seus fãs.

Não existe uma fórmula mágica ou padrão para chegar lá.

Claro que, se quiser buscar ainda mais conteúdo, também recomendamos o vídeo do Kirby Ferguson. Nesta palestra, ele mostra como grandes ídolos, como o Bob Dylan, usaram produções anteriores para se inspirar e produzir seus próprios trabalhos. Acesse aqui 

Mas, ainda não acabou….

Temos uma dica super legal para você aproveitar e explorar o quanto as bandas brasileiras pouco conhecidas são criativas.

Quem sabe você e sua banda já formada também não participam desse concurso? Conhecem o EDP Live Bands?

download

O EDP LIVE BANDS BRASIL’17 é um concurso cultural promovido pela EDP que visa revelar novas bandas do rock e pop-rock brasileiro. Demais né?

Bandas de rock e pop de todo o país, estão participando gratuitamente com canções originais e inéditas, inscritas até o dia 13 de março de 2017.

A organizadora irá levar bandas para tocar no Festival Nos Alive 2017 em Portugalum dos maiores eventos de música da Europa e, a banda vencedora terá um álbum gravado pela Sony Music.

Além isso, o público poderá votar em seus favoritos no site do concurso, com uma plataforma totalmente interativa e com interface para o Facebook.

Depois de inscritas, as bandas passam por duas fases de seleção por parte do público e do júri do concurso: a primeira fase de votação vai até o dia 24 de março e, a segunda, até dia 14 de abril de 2017.

A grande final será dia 06 de maio de 2017, quando cada uma das oito bandas finalistas interpretará, ao vivo, duas músicas para um júri selecionado.

O Festival Nos Alive 2017, em Portugal já tem participação confirmada de bandas como The Weeknd, Foo Fighters, Depeche Mode e Imagine Dragons.

Dá para encarar? Então consulte o regulamento e se inscreva aqui.

Ainda é muito cedo para participar? Não tem importância, ouça o trabalho das bandas já inscritas e se prepare para a versão 2018 do EDP.

Abraços, boa sorte e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *