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Desenvolvendo sua marca no LinkedIn!

2016-02-15 - FB

Como assim: um músico como eu precisa se preocupar com o LinkedIn? OK, parece rima de musica Pop, mas certamente você deve estar se perguntando também: estou presente no Facebook, Instagram, Periscope, Twitter, Snapchat, YouTube, entre outras redes, e ainda não é suficiente?

Sinto te dizer que ainda não. As novas tecnologias e a internet transformaram a maneira de nos relacionarmos e de como fazemos nosso marketing pessoal. Por isso, o Linkedin é mais uma ferramenta importante para fazer networking principalmente no mundo corporativo e atrair novas oportunidades.

Explicando melhor: o LinkedIn não se restringe apenas a pessoas que buscam um novo posicionamento no mercado de trabalho. O objetivo da rede é servir como vitrine para qualquer profissional, independente da área, poder mostrar suas habilidades a quem interessa diretamente. Além disso, proporciona uma base sólida de contatos. Conclusão: aproveite as possibilidades, amplie conexões e mantenha uma participação ativa na rede.

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Mas como fazer isso?

Sabia que somente no Brasil a rede possui 15 milhões de usuários e mais de 380 milhões no mundo? Agora, você consegue compreender a relevância de ser usuário? Muito bem, mas para que seu perfil tenha impacto e faça a diferença, alguns cuidados devem ser seguidos. Se não segui-los, ao invés de se promover, sua imagem poderá ser afetada para sempre.

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Para ter sucesso na estratégia, o segredo é buscar pessoas com objetivos e perfis comuns. Não basta preencher todas as informações dos formulários e acessar a rede de vez em quando ou quando receber automaticamente uma notificação. Crie oportunidades para fazer interações, participe de grupos de discussões. Mas, sem um bom planejamento prévio, os resultados simplesmente não aparecem.

Saiba o que não fazer no seu perfil:

Compartilhar conteúdo irrelevante: Não compartilhe tudo de forma desesperada sem nenhuma reflexão, hábito que é comum no Facebook. Divulgue para sua rede projetos de sua criação ou que fomente boas discussões. Compartilhar conteúdos relevantes pode ser uma excelente estratégia de networking.

Não ter um link personalizado: preste atenção: o link para o seu perfil no LinkedIn tem uma expressão depois da barra (“/”). Trata-se de uma configuração automática do LinkedIn, são números e símbolos aleatórios. O ideal é fazer a substituição pelo seu nome. Essa pequena alteração impulsiona o seu perfil em buscas na própria rede e no Google. Além disso, demonstra cuidado com a própria imagem.

Não mencionar resultados: Um erro comum é descrever apenas trabalhos e projetos sem a preocupação de apresentar quais foram os resultados obtidos. Envolva sua rede de contatos com seus objetivos e metas alcançadas, promovendo-as e colhendo os resultados.

Erros gramaticais e de digitação. Como diria o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Esta frase comum no mundo real, também se aplica na esfera virtual. Procure utilizar expressões claras e concisas. Em caso de dúvida, peça a um amigo para ler e pergunte se está adequado. Antes de publicar revise novamente.

Conectar-se com pessoas aleatoriamente: O LinkedIn não é um álbum de figurinhas e muito menos uma rede de contatos pessoais. Procure construir relacionamentos sólidos que possibilitem novas percepções e aprendizados. Não esqueça: priorize qualidade e não quantidade nos contatos.

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O LinkedIn pode se transformar em uma ferramenta sensacional para divulgação da sua marca pessoal, mas suas ações precisam ser precedidas de planejamento e depois de acompanhamento para atrair bons resultados. Esteja consciente que os primeiros resultados não aparecerão rapidamente. Como toda estratégia de marketing digital, o retorno de suas ações se dará com o passar do tempo.

Lembre-se: compartilhe suas experiências com a galera do nosso blog porque assim, todos nós aprenderemos mais uns com os outros.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas, formadas pela Faculdade Belas Artes e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.