Dia dos Pais (músicos ou com filhos músicos)

2016-08-12 - FB

Olá pessoal, como vão?

Já sabem como homenagear aquele cara que te apoiou e conduziu (com muito sacrifício pessoal, com certeza) até agora?

Alguns de vocês podem até dizer: “Dia dos Pais” é sempre igual: segundo domingo do mês de agosto, com shoppings e lojas (de instrumentos musicais, é claro) lotadas de última hora, movimentação intensa no comércio principalmente nos segmentos de vestuário (roupas e calçados) e alimentação.

Apesar da previsão de queda de 9,4% esperada pelos comerciantes (que você pode ler a matéria completa aqui), todos ficam otimistas (nem tanto como no Dia das Mães) e com o coração mais aberto nessas datas.

2016-08-12 - 001

Pena que o bolso ou cartão não suportam aquela sonhada compra da guitarra de marca ou até mesmo encordoamentos e cabos novos para quem tem pais músicos, profissionais ou de final de semana.

Aliás, está cada vez mais difícil ver seu pai tocando com os amigos, não é verdade? Ele está tão preocupado com as contas e com o emprego (se é que está empregado) que não “tem cabeça” para chamar os “parças” para uma JAM.

Mas… só o presente conta?

Imagino que, na onda de consumismo exacerbado pela sociedade, por mais que o período de crise seja extenso, o pensamento mais fácil sempre será “vou ao shopping, compro umas meias ou camiseta de algodão e pronto”.

2016-08-12 - 002

Ou então, umas palhetas que “ele vive perdendo as que dei no Natal!!!” Talvez até um cabo baratinho, porque “os da SANTO ANGELO estão muito caros, leva esse outro mais em conta” conforme alguns vendedores lojistas vivem me dizendo.

Mas será que é isso que os pais músicos querem? Ou você gostaria disse quando for pai?

Acho interessante pensarmos nas milhares de possibilidades que a música nos traz nessas datas, visto a capacidade dos instrumentistas em criar e improvisar novas coisas (sejam esses improvisos na escala de uma guitarra ou em qualquer outra área).

Seu pai sente orgulho de você como músico, ou você se orgulha do seu pai ser músico?

Uma demonstração desse reconhecimento já pode ser um presente muito melhor que uma “cueca nova”. Um incentivo a mais para continuar tocando, para enfrentar dificuldades de um mercado de entretenimento que não paga de forma a valorizar os artistas.

2016-08-12 - 003

E sabe quanto se gasta nisso, ainda mais em tempos cinzentos como esse? Absolutamente nada.

Mas caso a situação esteja melhor e você quiser presentear seu pai músico, converse com ele. Com certeza ele te dirá o que está precisando ou faltando na “gear”.

Dose o dinheiro e faça a compra. E se ele precisar de cabos e acessórios, com certeza ficará feliz com algum produto da SANTO ANGELO porque, convenhamos, nós temos os que mais duram. Ou seja, faça suas escolhas sem permitir que outros (vendedores e palpiteiros) te digam o que fazer.

E caso seu pai não seja um músico, leve-o para um show no estilo dele. Um ingresso pode ser um presente e tanto. Aproveite o tempo vendo os músicos e comente sobre as vantagens da música em outras áreas (que você pode ler algumas, no mundo do business, aqui).

Seu pai não gosta de Música e nem que você siga por esse caminho?

Fique frio. Isso é normal para alguém da geração dele, criada na cultura de que um diploma universitário ou título de “doutor” seriam as chaves para uma vida bem sucedida. Aceite isso e peça para ele ler esse post especialmente para pais que não entendem que a carreira de musico pode até ser melhor que muita profissão por aí.

2016-08-12 - 004

Ou seu pai é musico e não entende que você quer seguir outra carreira?

Também já abordamos sobre isso no blog, num post bem bacana do endorsee Mauricio Alabama, que como professor e empresário do ensino musical, sabe bem como lidar com situações familiares assim.

Enfim, qual é o intuito de fazer um esforço nesse dia?

Em primeiro lugar, é uma homenagem para alguém que você ama e que já justificaria seu esforço. Mas consigo enxergar um pouco a mais e quem ganha somos todos nós.

Aprender a tocar ou mesmo continuar tocando um instrumento musical contribui tanto com a cultura e com a música, fora todas as contribuições intra e interpessoais que ela gera.

Assim, pegue um violão, teclado, bateria, saxofone, guitarra ou baixo e homenageie seu pai, sabendo ou não tocar.

Só essa atitude já será um presente e tanto. É uma peça fundamental para a sua vida, como amigo e reconhecimento do exemplo que ele representa para o seu futuro.

Um feliz Dia dos Pais!

—-

Dan Souza é CMO, Relações Artísticas, fissurado em tecnologia e música, além de baixista nas horas vagas e apaixonado por Publicidade, Propaganda, Literatura e Filosofia. Formado em Marketing pela UNINOVE/SP, faz parte, desde 2013, da equipe de Marketing SANTO ANGELO.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *