Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Fernando Quesada: um produtor musical do século XXI

Quesada 2

Olá Pessoal, tudo bem?

Produção musical é um mercado amplo e dinâmico e, por isso, e você ainda não viu meu post anterior sobre esse assunto e contando um pouco da trajetória de grandes nomes da produção musical no Brasil e no mundo, recomendo que o acesse aqui antes de continuar lendo.

Todas as dicas que mencionei naquele post são relevantes também para a carreira de músico, pois podem te ajudar na hora de escolher profissionais corretos para produzir seus próximos álbuns ou lançamentos de novos singles.

Por isso, nada melhor do que aprender com quem sabe, não é verdade?

Entrevistamos Fernando Quesada, baixista, músico destacado no cenário brasileiro do Metal, professor no EM&T – Escola de Música e Tecnologia e produtor musical de artistas e bandas.

SA: Quem é o Fernando Quesada?

FQ: Olá! Primeiramente obrigado à SANTO ANGELO pela oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho e estar junto de todos vocês, leitores do blog.

Começando pelo começo, sou músico das bandas “Noturnall”, “Shaman” e “Anie”, produtor musical, coordenador e professor de Produção Musical e Music Business na EM&T.

Também desenvolvo diversos trabalhos de Music Business junto à grandes plataformas de áudio digital, faço planejamento de marketing digital junto à algumas marcas do mercado, participo de produções de grandes nomes da música brasileira e de projetos de áudio para publicidade e desenvolvimento de softwares de reconhecimento de voz e continuo sempre em tournês e gravações pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e América Latina.

fernando-quesada

Mas acima de tudo, sou um apaixonado que respira e expira Música 100% do tempo e busca cativar e ensinar Music Business e a arte da produção para músicos e produtores que desejam se desenvolver ainda mais nessa profissão!

SA:  Por que você decidiu seguir na área de produção?

FQ: Na minha opinião, hoje, a Música é produção. Produzir é usar a sua criatividade e colocar para fora da cabeça as suas ideias que irão fazer diferença no nosso mundo. O músico que não é produtor vai ficar para trás com o mercado ficando cada vez mais estreito e competitivo. Acredito que muitos ainda sentirão a necessidade entrar para esse mundo!

Quando comecei, realmente buscava entender como era feita a Música. Como se gravava, como se mixava, como se faziam composições e como se lançava um artista. Por isso busquei oportunidades onde pudesse entender tudo isso.

Com o tempo percebi que para você ser um artista ou músico satisfeito com a sua carreira, a produção é um pré-requisito! Aprender como se faz a música é muito importante!

No início, lá pelos meus 14 ou 15 anos, não tinha dinheiro para poder fazer cursos e comprar vários instrumentos e equipamentos. Pensando que eu queria muito fazer algo com Música, pesquisei os endereços de 21 estúdios e, de ônibus, fui bater na porta de cada um deles, pedindo emprego em troca de poder tocar os instrumentos e aprender.

Escutei NÃO nos 10 primeiros, mas no 11º estúdio, quem abriu a porta foi Thiago Bianchi (na época vocalista do Karma e hoje meu sócio nas bandas Noturnall e por muito tempo na Shaman).

Resumo da história: ele me colocou para limpar bateria e enrolar cabos e me prometeu, em troca, ensinar como funcionava um estúdio e cada um dos seus equipamentos.

Fui, por 2 anos, estagiário não remunerado financeiramente, mas MUITO recompensado com conhecimento. Depois desse tempo e sem desistir, comecei a fazer alguns trabalhos de gravação e ensaio, num relacionamento sério e direto com a Música e Áudio.

Com 18 anos já estava produzindo meu primeiro álbum (banda LIPSTICK) e hoje já produzi mais de 50 albuns, 100 singles e muitos jingles e trilhas. Cada vez mais apaixonando pela área, fiz diversos cursos de especialização no Brasil e Estados Unidos sobre produção, engenharia de áudio e Music Business.

Vale dizer que tanto esforço foi muito recompensado, já que hoje sou sócio do Thiago Bianchi e juntos seguimos mudando a vida das pessoas com música e produção!

SA: Como conciliar a produção musical com a carreira de músico?

FQ: Como me foi ensinado, hoje se ganha dinheiro com o prestígio que você tem dentro da Música, ou seja, a sua moral, as suas histórias e conquistas.

Uma carreira ajuda à outra e vice versa. A carreira de músico traz muitas conquistas morais e muitos títulos que realmente fazem diferença na vida e podem a olhar para trás e pensar: “que “animal” foi aquele dia! Que show inesquecível! Que gravação fora da realidade” e vários outros momentos que não tiveram e não tem preço.

download

Isso faz com que você comece a fazer diferença na vida das pessoas que te escutam e consequentemente começa a ter seguidores que compartilham das mesmas ideias que você.

Consequentemente, muitas bandas e cantores também buscam fazer o que você está fazendo e te procuram para ajudar! É aí que a produção entra!

Poder produzir esse cantores e bandas nos estúdios, compor para eles, gravar e até ajudar no lançamento faz parte dessa profissão!

Portanto, quanto mais músico você é, mais produções fará!

E isso faz girar o seu mercado e sua atividade, deixando as duas atividades complementares. Posso dizer que dar aulas, para mim também é uma atividade que complementa as duas profissões.

Assim, para poder administrar as 3 carreiras juntas (músico, produtor e professor) tem que gostar e trabalhar MUITO! Mas é demais a minha satisfação com todo esse trabalho!

SA: Quais são os maiores desafios para os músicos que desejam aprender sobre produção musical?

FQ: Descobrir os seus pontos fortes e fracos. Seus limites e, principalmente, sua relação com outros seres humanos.

A parte técnica é a parte “fácil”. O difícil é você usar tudo isso com criatividade, responsabilidade e atitude.

SA: Quais são as competências técnicas e comportamentais essenciais para se destacar na área?

FQ: Saber muito bem sobre pré-produção, gravação, edição, mixagem, masterização e lançamento.

ardor

Todas essas partes técnicas são imprescindíveis, mas, além disso, saber o que você faz melhor, qual estilo se dá melhor e, principalmente, ter uma boa relação com marcas, músicos, produtores, distribuidoras e profissões da sua área.

Saiba que nada se faz sozinho. Ter boa relação com as pessoas faz MUITO bem!

SA: Quais ferramentas o músico deve dominar sobre produção musical?

FQ: Vou colocar aqui o que acho ideal: Pacote Office, ferramentas de Marketing Digital em Facebook, Youtube e Google, dominar um software de edição de imagens (dica – PHOTOSHOP) um software de edição de vídeo (dica – PREMIERE) e um software de edição de áudio (dica – PRO TOOLS). Inglês básico e português fluente.

images

SA: Qual mensagem você deixa para quem almeja seguir na carreira de produção musical?

FQ: Trabalhe muito, produza e lance muito conteúdo, corra atrás de contatos, saiba sobre marketing e ferramentas digitais e principalmente seja apaixonado por aquilo que faz. É um mundo maravilhoso cheio de oportunidades. Aproveite e agarre a sua!

Grande abraço galera!

Obrigada, Fernando, por dividir com nossos leitores sua história e experiência nas carreiras de Música, Ensino e Produção Musical. Desejamos ainda mais sucesso e reconhecimento.

Animado com a carreira de sucesso do nosso entrevistado? Qualquer dúvida é só comentar aqui no blog, nas redes sociais da SANTO ANGELO ou com o próprio Fernando Quesada pelo site, acesse aqui .

 —

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

  • Lirian Beretta

    Belíssima entrevista Santo Ângelo , e parabéns pela escolha do Fernando Quesada, profissional de primeira!!!

  • Adriane G. Bardal

    Acho que não adianta a banda ser boa se não tiver uma gravação de qualidade e uma produção bem feita. A impressão que um bom preparo e muito estudo do procutor causa é o que vai fazer com que a banda tenha uma carreira reconhecida. Fernando Quesada tem esse potencial e está sempre aumentando seu conhecimento na área. Um profissional completo e sempre na ativa!
    Parabéns pela matéria e também para o Fernando.

  • Lênin Costa Zanovelli Miranda

    ótima entrevista. muito boa para aqueles que um dia pretendem viver de musica assim como eu pretendo. simplesmente sensacional. parabéns Santo Ângelo e parabéns Fernando, parceria de primeira!

  • Juninho Pedroso

    Ótima entrevista,Fernando quesada é uma fera da música.
    O cara é um profissional excelente em tudo que faz.
    Seu conhecimento vai além de tocar um simples instrumento,o cara simplesmente valoriza parte a parte dos seus equipos e só usa coisas de ponta…
    Pra nós músicos é de grande importância tau conhecimento desses pois, faz nós seguir enfrente sempre escolhendo as melhores marcas e atingindo nossas metas…
    Obrigado quesada por compartilhar todos seus conhecimentos,e obrigado santo Ângelo por sempre fazer o melhor para nós músicos.

  • Joice Mattos

    Achei muito interessante essa entrevista, pude conhecer um pouco mais esse músico que tanto admiro e sou fã. Meus parabéns Fernando, todo sucesso é merecido e parabéns pela entrevista Santo Angelo!!

  • Aymée Vicente

    Parabéns pela entrevista! Sem dúvidas, Fernando Quesada é um grande músico e produtor e poder conhecer sua trajetória na música é uma injeção de motivação!

  • Jaquie Livino

    Muito legal essa entrevista! Grande exemplo para todos nós que sonhamos em viver de música mas muitas vezes ouvimos coisas desestimulantes a respeito da produção musical do Brasil. É só correr atrás e saber o que realmente gosta de fazer!

    • http://www.santoangelo.com.br Santo Angelo

      Ficamos felizes em saber. Grande Abraço e #tmj