Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Mateus Starling e mais dicas para sua escola acontecer em 2017

2017-05-18

Para quem ainda não conhece, meu nome é Mateus Starling, sou músico profissional há 21 anos e lecionar sempre fez parte do meu projeto profissional de viver da Música. Você pode saber mais sobre como penso sobre a arte de ensinar clicando aqui 

Não pensem que foi fácil tomar essa decisão. Tive que me formar primeiro em Advocacia, para atender aos anseios dos meus pais. Depois disso, arrumei as malas e fui estudar Música onde sempre foi meu sonho: a “Berklee College of Music”, localizada na cidade de Boston, Massachusetts/EUA.

Porém, o tempo morando nos EUA foi de hibernação e muita ralação. Ter ido casado foi uma bênção, pois minha esposa trabalhava e me ajudava com parte das despesas, mas eu me desdobrava entre passar o dia todo estudando música e nos fins de semana passar grande parte das horas lecionando ou tocando na igreja, fazendo gravações e tudo que pudesse somar na minha vida como experiência e como recurso financeiro.

160-ART-1-14_0

Quando voltei a morar no Brasil em 2009, após me graduar, comecei com um projeto de vídeo aulas na minha casa e, em 2015, já tínhamos contabilizado mais de 100 mil videoaulas vendidas.

Em 2015 abri a “Starling Academy of Music”, uma escola parceira da Berklee no Rio de Janeiro. A escola funciona presencialmente no Rio de Janeiro e virtualmente para todo o mundo.

O diferencial da nossa escola foi apostar num público que leva o estudo mais a sério, tanto músicos profissionais que querem se lapidar, como músicos amadores que querem se profissionalizar e músicos inexperientes que desejam estudar de maneira mais séria e organizada.

Aproveito a oportunidade para falar de 10 pontos fundamentais que tem feito da nossa escola referência no ensino em tão pouco tempo e que pode te ajudar numa empreitada.

  • Tenha um cronograma para todas as áreas de ensino e faça um material apostilado com qualidade. Capacite os professores para
  • se manterem neste cronograma e serem flexíveis, mas sem perder o foco. Faça tudo isso antes de abrir a escola.
  • Fomente a música em sua escola. Promova constantemente as práticas em conjunto, jam sessions, workshops e masterclasses.
  •  Seja proativo. Não espere que alguém de fora traga uma solução; antecipe-se e pense sempre em novas possibilidades de crescimento.

download

  • Seja profissional. Tenha uma equipe competente e bem treinada. Mantenha o local limpo, com instrumentos de qualidade e com manutenção em dia. Busque por parceiros para expandir e manter a qualidade de todos os instrumentos a disposição dos alunos.
  • Aposte no longo prazo. A excelência é desenvolvida ao longo dos anos. O empreendedor tem por ofício adiar a sua recompensa, portanto, não pense que a escola será lucrativa logo no primeiro ano. Você vai demorar um tempo para ter o retorno do seu investimento.
  • Construa uma escola que caiba no seu orçamento. Pode ser um espaço de 30 metros quadrados, mas não faça dívidas que vão comprometer a sua gestão. Tenha capital de giro para pagar as despesas fixas dos primeiros meses.
  • Promova sua escola nas mídias sociais e nas mídias off-line. Mostre o seu trabalho onde as pessoas estão.

images

  • Precifique bem o seu trabalho de acordo com a qualidade do seu trabalho e com o valor local.
  • Seja referência na sua cidade: se não for para ser assim nem pense em abrir uma escola.
  • Tenha certeza de que você pesquisou muito bem o melhor ponto comercial que ofereça estacionamento, acessibilidade via transporte público e etc.

Difícil? Você não viu nada. Tem muito mais sangue, suor e ranger de dentes pelo caminho, com muitos te dizendo que não dará certo, mas nada se compara à realização de um sonho na vida, fazendo o que gostamos.

Acredite: vale a pena esse caminho. Sucesso se decidir seguir por ele.

Mateus Starling é músico, professor e proprietário da Starling Academy of Music e endorsee Santo Angelo.




  • Gabe Halencar

    Ótimas dicas!!!Dou aulas particulares em uma sala comercial! Com certeza vai servir de estímulo para o crescimento!