Profissionalizando minha música sem sair de casa

DDCPFETSCMMP - FB

por CEO Santo Angelo

Olá, meu nome é Rogério Raso, sou fundador e diretor da SANTO ANGELO e estou aqui para compartilhar um pouco da minha experiência com vocês para aprendermos mais todos juntos.

Diariamente, acompanho o mercado brasileiro e internacional e algumas iniciativas de pequenos empreendedores me surpreendem. Apesar de estar à frente de uma multinacional brasileira (uma vez que atuamos no Brasil e nos EUA), sempre me anima muito ver pessoas comuns revolucionando suas vidas com novos negócios, sejam eles simples, como uma pequena manicure até mais elaborados, como as startups dos jovens empreendedores Pedro Sorrentino (ABStartups e Sendgrid) Guilherme Cerqueira (Worthix e QuestManager) e Ariel Alexandre (AmoMuito e Reminds) que estão morando, trabalhando e captando recursos em pleno Vale do Silício norte-americano.

Temos mais de 7 bilhões de cérebros no mundo, e ideias, arrisco dizer, infinitas.

DDCPFETSCMMP 001

O que diferencia uma ideia grande de uma grande ideia é a postura de quem a tem. Explico: você pode querer ter a maior empresa de relacionamento com artistas do mundo. A ideia é grande, pois abrange o mundo todo, mas ela esta na sua cabeça. Você inverte a posição do adjetivo quando a coloca em prática com estratégia, foco e muita determinação.

Tenho visto entre as inscrições no Concurso Cultural SANTO ANGELO Solo-Minuto, muitos jovens tocando guitarra e baixo como se tivessem anos de estrada, dada a técnica apuradíssima. Mas como desenvolver esses talentos? Dói dizer que muitas vezes eles terminam no quarto das respectivas casas, à frente do computador e com o aplicativo da OLX (que agora também é o Bomnegócio.com)cadastrando a venda de instrumentos e equipamentos que foram tão duros de conquistar e não “cabem mais na sua vida”. Infelizmente, quem não se lembra do “papito”?

Por isso, sinto-me na obrigação de compartilhar com vocês o pensamento de muitos músicos do mundo todo (principalmente dos americanos) e alguns brasileiros que “importaram” essa mentalidade de lá, como podemos ver em uma entrevista do canal Um Café lá em Casa com o endorsee SANTO ANGELO Mateus Starling.

Profissionalizar-se exige muito mais do que apenas tocar.

DDCPFETSCMMP 002

Esse tema já é recorrente desde 2013 no blog da empresa (clique aqui para relembrar) e não podemos deixá-lo de lado. É preciso um Plano B como alternativa para a carreira de musico e diversos cursos são oferecidos sobre administração, marketing, gestão, finanças entre outros (muitos deles já comentados por aqui) e, na maioria, gratuitos.

Caso você queira um certificado, comprovando seu conhecimento na área escolhida, os cursos pagos de hoje tem facilidades de pagamento (alguns que podem ser parcelados em até 10x no cartão) e são feitos em locais de fácil acesso ou mesmo via internet (Hangout ou Skype).

Outros oferecem “escolas” de negócios, como é o caso do meuSucesso.com, onde você tem acesso à cases, uma rede de networking e outros serviços, pagando uma mensalidade, um Netflix de negócios.

E vocês já devem estar imaginando o motivo pelo qual abordo esse assunto.

DDCPFETSCMMP 003

Pela alcunha de “músico vagabundo” ou mesmo pela “glamurização” da vida do rockstar, o pensamento de muitos jovens, ou mesmo dos mais velhos, acaba se limitando à máxima: só viverei de música se fizer sucesso para o grande público.

Não posso negar os atrativos de uma vida de viagens, shows, luxo, assédio de fãs e tudo que acompanha esse “lifestyle”, mas peço para pensarem com o cérebro no lugar e os pés bem plantados no chão.

Muitos dos artistas que hoje compõe o cast de apoiados da SANTO ANGELO tem suas escolas, dando aulas presenciais e online. Outros conseguem seu sustento como youtubers, sob patrocínio direto de empresas ou campanhas de crowdfunding. Outros oferecem serviços como produção musical para outros músicos ou agencias de publicidade ou até trabalhando como roadies ou guitartechs, operação e montagem de espaços para shows.  Enfim, as possibilidades são infinitas e muitas coisas ainda podem ser feitas. Tente seguir sempre esse foco: imagine, crie e coloque em prática.

Mas tudo que eles construíram não aconteceu do dia para a noite.

DDCPFETSCMMP 004

Cada vez que abro o Facebook ou qualquer outra mídia, vejo que imediatismo domina cada vez mais a mente da maioria das pessoas. Isso me assusta, parte por ser de uma geração anterior e parte por antever que não existe embasamento no que as pessoas estão fazendo a si próprias.

Utilizo como metáfora, uma árvore, que nunca chegará da semente ao seu esplendor em um dia. Ela demorará anos, porém, perdurará muito mais. Penso sempre na Sequoia Gigante, que demora cerca de 30 anos para atingir sua altura máxima e pode viver mais de 3.000 anos. Solidificando a base aos poucos, se vai longe.

E por isso digo: construam suas carreiras.

DDCPFETSCMMP 005

Tenha amor pelo que faz, construa tijolo à tijolo cada degrau, e quando pisar nele, seja firme para não voltar. Desenvolva sua técnica e feeling, ela é importantíssima. Estude gestão de negócios, tenha ideias, realize parcerias com outros músicos, monte um estúdio, uma escola, apareça, tenha cuidado com a sua imagem (sim, ela vale, as vezes, muito mais que a sua música) e nunca deixe de adquirir conhecimentos, dos mais diversos, eles serão úteis em determinado momento.

Deixo aqui a indicação de quatro sites que pesquisei, com cursos gratuitos de negócios para vocês construírem esse alicerce profissional e enxergar a música como um real “ganha pão”.

E quando falo que por mais que seja grande a minha experiência, ainda tenho muito que aprender, penso nesse exemplo da loja “Ao Bandolim de Ouro” de instrumentos musicais situada no Rio de Janeiro. Com mais de 80 anos de mercado e hoje nas mãos da 3ª geração da família, no caso, Daniela Souto Maior, a empresa não teve dúvidas em adotar um dos programas do SEBRAE para se ajustar aos novos tempos. Conheça essa história, clicando aqui.

Por enquanto, vou parar por aqui. Agradeço à quem leu até o final e desde já parabenizo quem tomou a iniciativa de fazer esses cursos e melhorar, mesmo que aos poucos, sua carreira ou negócio.

Dúvidas e comentários, responderei o mais rápido possível, aqui pelo blog ou pelas mídias sociais da SANTO ANGELO.

Um abraço e sucesso.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *