Gestão e planejamento de carreira musical

2015-11-23 - FB

por Isis Mastromano Correia e Dan Souza

Olá pessoal, tudo bem? Dan Souza, RA da SANTO ANGELO por aqui novamente. Nesta semana pensei em trazer temas para quem quer planejar a carreira de músico ou seguir alguma outra carreira que tenha a música como apoio. Por isso, pedi ajuda à nossa antiga colunista do blog, a Isis.

Gestão e planejamento da carreira musical é um algo você deveria se preocupar agora que tem pela frente o ano de 2016 que promete altos e baixos. Colocar os planos em ação na primeira oportunidade que surgir. E não estamos nos referindo somente aos mais experimentados músicos, mas também aos alunos que se dedicaram com afinco ao instrumento em 2015 e que já pensam em estabelecer a Música como uma carreira viável e prazerosa para viverem no futuro.

Uma ideia não é nada se não executada.

2015-11-23 - 002

Planejar uma carreira para a profissão de Músico é um pouco diferente do planejamento feito por profissionais de outras categorias considerando que alguns itens, que para os outros são quase que uma obrigatoriedade ou uma referência bem clara, podem não serem aplicados no caso de quem se dedica à arte da Música.

Para ficarmos no básico de algumas diferenças, a não ser que você seja um virtuoso com assento garantido em alguma orquestra, sabemos que, ao final dos estudos, nem sempre há um emprego com carteira assinada te esperando, como aqueles profissionais que começam com um estágio e evoluem para outro cargo dentro de uma empresa. Em outras palavras, tenha consigo que a dedicação a um bacharelado na universidade pode se fazer necessária dentro das metas que o Músico deseja alcançar. E por ai afora seguem as diferenças.

Planejar as atividades na Música é importante, pois, esse procedimento ajuda a otimizar a jornada do profissional para que haja o mínimo de desperdício, seja ele de tempo, de dinheiro ou até de energia. Fazer um planejamento antes do ano se iniciar para valer tem como vantagem permitir a você visualizar os procedimentos que deverá seguir para alcançar objetivos. Você ainda ganha tempo para checar a quantas anda o mercado nesse início de período útil (e não deixe para depois do carnaval).

2015-11-23 - 003

O palestrante e consultor sobre gestão de carreira para Músicos, Moysés Lopes, do Rio Grande do Sul, indica que para facilitar e tornar mais didático o processo de construção de um mapa da carreira do Músico é interessante dividi-lo em quatro etapas:

1. Definição de objetivos

2. Estabelecimento de metas

3. Definição de estratégias

4. Gerenciamento do planejamento

Segundo Lopes, que é violonista na Camerata Brasileira, a definição dos objetivos remete a pensar neles primeiramente como sonhos e desejos: o que você quer ser ou estar fazendo daqui a X anos? Quer estar dando aulas na Universidade X? Quer ser um instrumentista reconhecido? Quer trabalhar com Publicidade, fazendo trilhas ou vinhetas para filmes?

Avalie e coloque tudo em um papel para que o objetivo não permaneça somente no campo dos sonhos.

Tenha em mente também que todo objetivo deve ser esmiuçado durante o processo de planejamento. Por exemplo, se seu objetivo é ser um Músico “reconhecido”, pensar assim não basta por si só, é preciso investigar o que significa para você ser reconhecido. Ter o reconhecimento da família é o suficiente? Ser reconhecido onde? No seu bairro? Cidade? Estado? País? Mundo? As possibilidades dentro de uma única ideias são muitas!

Por isso, elaborar um planejamento nada mais é do que estudar os pormenores da própria vida com mais carinho. É uma espécie de arquitetura das ideias, colocá-las em pilares fortes, verificar quais são os melhores caminhos e o que de melhor pode ser feito. Caso precise lembrar, acesse esse post que já conversamos sobre planejamento e planos de negócios.

2015-11-23 - 001

Se Leonardo da Vinci terminou a sua carreira como músico, não vejo problemas em acabar a minha como pintor.

O certo é que não há como errar na definição de objetivos, pois, esses são pessoais, cada indivíduo tem suas maneiras de ver e pensar o mundo.

Para saber mais sobre o desenvolvimento da carreira de Músico, Lopes mantém um interessante conteúdo a respeito do tema clicando aqui.

Um abraço e até a próxima!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *