Luzes e Efeitos especiais fazem toda diferença

2018-02-28

Olá meu querido leitor; tudo bem com você?

Falamos bastante em posts anteriores sobre como músicos podem (e devem) se diferenciar dos demais, como nesse post e nos demais que se seguiram.

Também falamos nesse post  sobre o Marketing Olfativo nos ambientes e a importância dos aromas e cheiros no nosso cotidiano e memória.

Ou seja, podemos dizer que, além de um estilo musical e marca pessoal, também aromas, odores, essências são aspectos que ajudam na construção de padrões comparativos tão importantes para julgar e estabelecer diferenciais importantes entre pessoas e ambientes.

No entanto, como diferenciar um show de outro com os mesmos estilos?

Vou melhorar a pergunta: imagine que você esteve numa mesma casa de show, com o mesmo sistema de som, curtindo duas bandas do mesmo estilo musical. Por que o show de uma te deu a impressão de ser melhor (ou pior) que a outra?

Acertou quem se lembrou da legenda desse post e respondeu: foi por causa da Iluminação e dos eventuais efeitos visuais escolhidos para cada banda.

Mas, para que você chegasse à essa conclusão, sem dúvida sua visão foi um importante aliado na construção do que chamamos da Memória Visual que tanto o impressionou naquele determinado show.

005

Portanto, um dos sentidos mais importantes para nossa avaliação do mundo e, portanto, de todos os shows que já vimos e ainda veremos é a Visão.

Através dela, captamos as informações do nosso entorno e a memória mostra o alto poder da imagem associada a uma recordação, que pode ter sido boa ou má, variando assim, de indivíduo para indivíduo.

Com certeza você já escutou um provérbio chinês que diz: “Eu ouço e eu me esqueço. Eu vejo e eu me lembro”. Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico PLoS ONE demonstrou que não lembramos tão bem daquilo que ouvimos ao compararmos com o que vemos ou tocamos.

Mas, como a Memória Visual se relaciona com a Música?

Nos últimos anos, a iluminação cênica em shows e eventos em geral tem sido item de primeira necessidade entre os produtores, muitas vezes, maior ainda que o tipo ou marca do sistema de som.

Imagine que até bem pouco tempo atrás, bastava acender as luzes de meia dúzia de refletores de lâmpadas Par que está tudo resolvido.

004

Hoje a iluminação cênica deixou de ser item desnecessário e se tornou essencial, tanto quanto são a Música e os músicos em um espetáculo.

De acordo com profissionais da área, não adianta nada planejar um show que tenha um clima bastante alegre se você investir em cores de tons neutros e que não garantam uma energia mais vibrante ao local.

De forma semelhante, um show bem mais formal requer luzes sofisticadas e sóbrias, sem que elas se movimentem alucinadamente, o que seria mais ideal para um festival de música eletrônica, por exemplo.

Quantas vezes você foi ao show de grandes bandas de rock e ficou alucinado com tantos efeitos e cuidados com a iluminação?

003

Ou até mesmo nos pequenos bares e Pubs no cenário independente a iluminação torna os espaços pequenos em ambientes atrativos para o público.

A iluminação consegue trazer toda a ambientação para o momento do show, as cores e equipamentos são pensados estrategicamente para criar um clima acolhedor.

Por isso, continue acompanhando o blog SANTO ANGELO que convidaremos outros profissionais da área para que nos deem mais dicas sobre iluminação e equipamentos nos próximos posts, combinado?

E não deixe de enviar suas eventuais dúvidas, críticas e sugestões tanto aqui no blog, como nas redes sociais da SANTO ANGELO.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *