Papai Noel Músico não carrega saco. Carrega case!

Por Isis Mastromano Correia

Nos posts anteriores falamos sobre doar seu talento musical para quem irá passar esse período de Festas internado em um hospital e também aos idosos que vivem em casas de repouso. Nessa nossa empreitada para acender em você a vontade de ser um voluntário ainda não falamos das “figurinhas” que mais se importam com o Natal e, consequentemente, são as mais afetadas pela falta de atenção nessa época: as crianças em abrigos, orfanatos e conselhos tutelares.

São elas e é para elas que existe a figura do Papai-Noel, o grande portador de esperanças, das boas novas representadas pelos brinquedos e presentes. Sempre cercado de ursinhos e de outras figuras amorosas que, não tem como negarmos, foram feitas para chamar a atenção dos pequenos.

Gente que leva o voluntariado na Música à sério!

Você, caro músico, pode tirar do “case (pode ser um bag também) de Papai Noel” sua guitarra, seu violão ou qualquer outro instrumento musical e reverter um pouco o isolamento social dessa garotada. Hoje, no Brasil existem 37.240 jovens vivendo em 2.008 orfanatos ou casas de acolhida de acordo com os registros do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos, mantido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

São Paulo é o estado com o maior número de crianças e jovens em acolhimento, com 8.485 do total. Na sequência surgem Minas Gerais (5.574), Rio de Janeiro (4.422), Rio Grande do Sul (3.802) e Paraná (2.943). A maioria das crianças e adolescentes em acolhimento são meninos, chegando a 19.641 e meninas são 17.599.

São tantos números que nos perdemos e certamente pinta a dúvida de como encontrar uma dessas instituições e se voluntariar como Músico. Pensando nisso a Organização “Padrinho Nota 10” compilou na internet o endereço, telefone e informações sobre quase todos os abrigos e orfanatos de todos os estados brasileiros.

Do Oiapoque ao Chuí você encontra o orfanato mais próximo de você. O site mantém ainda uma listagem selecionada das instituições que aceitam – ou melhor – precisam de voluntários. De acordo com os organizadores do “Padrinho Nota 10”, normalmente as entidade necessitam de pessoas para realizar brincadeiras com as crianças, apoiar na lição de casa e em atividades culturais (que é exatamente onde nós entramos!).

Música com um pouco de brincadeiras para relaxar

Colocar essa galerinha em contato com um instrumento musical, algo totalmente fora da rotina deles, pode, talvez, significar mais do que um show e diversão momentâneos. Talvez sua grande contribuição para elas seja o despertar da vontade de continuarem na Música.

Dar um show, apresentar um instrumento às crianças, deixa-las manusear um violão, uma guitarra, é dar um aumento de auto-estima a elas, é valoriza-las, é dizer a elas que, apesar de todas as dificuldade, que sabemos não serem poucas, elas são capazes e tem o nosso apoio!

Troque doações por um CD

Se estiver sem tempo de visitar um orfanato ou outra instituição, você também pode ajudar. Nossa sugestão é a seguinte: se você tem um trabalho gravado, pode lançar na sua comunidade a ideia de presentear com seu CD a quem doar mantimentos, brinquedos, roupas, produtos de limpeza, ou seja, lá o item que sua instituição de escolha necessite. A pessoa ajuda e ainda ganha um presente através da sua atitude!

Música para alegrar o fim de ano em orfanatos

Para a SANTO ANGELO, a ideia do incentivo de doação do Talento Musical virou uma verdadeira campanha em vigor desde o dia 2 de dezembro nas redes sociais e para participar é muito simples: cada participante deverá entrar no link: http://natal2013.santoangelo.com.br/natalvoluntario.pdf, recortar e montar o “paper doll” da “Campanha Talento Voluntário Natal 2013”. Em seguida, deverá fotografá-lo junto a qualquer instrumento musical e postar a foto no Facebook com a hashtag #TalentoVoluntarioNatal2013. A SANTO ANGELO vai sortear 50 (Cinquenta) palhetas e mandá-las pelo correio. Assim, além de doar seu talento musical para quem precisa de mais Música na vida, você ainda concorre a prêmios.

Queremos selar na memória de todo mundo que participou da doação de talento musical no Natal de 2013 uma lembrança bem bacana e inspiradora para que a bondade se estenda por todo o ano que está por vir!

 

SERVIÇO

PADRINHO NOTA 10

www.padrinhonota10.com.br

www.facebook.com/padrinhonota10

 

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *