Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Doe um instrumento usado neste Natal!

por Isis Mastromano Correia

Quando dezembro chega e o Natal bate à porta, em muita gente bate junto a vontade de fazer algo diferente para renovar os votos com a vida e entrar no ano novo pela porta da frente, com o coração mais leve.

Não sei dizer exatamente quais mecanismos da nossa mente são os responsáveis para que esse súbito desejo de fazer o bem fique mais latente nessa época, mas, se tem alguma coisa de bom que ela traz é essa vontade de tirar do papel o velho chavão de “fazer o bem sem olhar a quem”, ou, que “ninguém é tão rico que não possa receber, nem tão pobre que não possa dar”, frase que escolhemos para estampar nosso anúncio de final de ano na revista Guitar Player Brasil desse mês.

Icon Xanfer

Você já percebeu que o blog SANTO ANGELO está investindo em uma série de posts sobre organização financeira e, se tem uma coisa que não exigirá nem um centavo do músico nessa época de compras desenfreadas é a doação. Natal é tempo de doar, clichê de novo, eu sei, mas, pra quem recebe, tanto faz se é lugar comum ou não: nós, envolvidos com a música, temos o poder de participar disso de uma forma bem interessante.

Doar instrumentos musicais e outros equipamentos usados, como cabos antigos em bom estado, para instituições que investem na musicalização de crianças e jovens ou mesmo diretamente para um músico carente é a pedida para esse final de ano. Substituir presentes de Natal por esse gesto vai aliviar seu bolso, descongestionar a fatura do cartão de crédito e de quebra, aumentar o saldo da alma e do coração!

Em 2013, nessa mesma época, incentivamos nossos leitores a oferecer apresentações musicais voluntariamente em asilos, hospitais, creches e orfanatos aproveitando que em dezembro comemoramos o mês internacional do voluntariado, um período escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para estimular a troca de boas ações. E deu certo! Muita gente comentou nas nossas redes sociais que tinha vontade de dar atenção, afeto e alegria por meio da música e precisava de inspiração. Missão cumprida!

Neste ano, também agora em dezembro, um movimento global pela cultura de doação foi formado por empresas, entidades não governamentais e gente comum e batizado como Dia de Doar. Milhares de pessoas em todo o mundo vão aproveitar a empreitada para retribuir um pouco do que recebem em suas vidas, seja esse benefício material ou não, fazendo doações de todo o tipo. A campanha é um empurrãozinho para colocar sua generosidade para funcionar se esse atributo anda meio engavetado por ai.

Músicos, seres agraciados com criatividade e sensibilidade, podem participar doando aquele instrumento ou outro equipamento que está empoeirado num canto da casa, sem uso, ou um cabo ou pedal antigo, que agora vão dar lugar a um equipamento novinho em folha.

Projeto Luthier constroi e doa instrumentos em Minas Gerais.

Projeto Luthier constroi e doa instrumentos em Minas Gerais.

Vale doar para uma escola ou músico carente, para instituições dedicadas a musicalizar, para o Ministério da Música de uma igreja, para um luthier iniciante que precisa praticar em instrumentos usados ou para qualquer outra entidade que tenha a necessidade de um objeto musical. Que tal?

Quem decidiu tirar essa ideia do papel foi a jornalista Beatriz Levischi, 34 anos, de São Bernardo, em São Paulo. Ela colocou à disposição o piano que foi de sua mãe e estava inativo na casa da família.

A moça, que tem a verve do voluntariado bastante aflorada, é criadora do blog Gatoca, projeto independente de texto e imagem que ensina, diverte e inspira mudanças em prol dos direitos dos animais. Por falar em bichos, mostramos há pouco tempo os benefícios que a convivência com focinhos e bigodes trazem à vida dos músicos na nossa fanpage, lembra?

Decidi doar o piano porque perdi a prática e achei que ele pudesse fazer outra pessoa feliz. Minha mãe tocava o ‘Noturno’, de Chopin, lindamente nele, era uma lembrança muito querida”, diz a jornalista. Beatriz conta que doou o instrumento a um músico iniciante com a promessa do estudante de repassá-lo a uma entidade quando o piano não lhe servir mais.

Quer mais inspiração? Dá uma olhada no Projeto Luthier. Eles constroem harpas e violas caipiras com madeira de reflorestamento e doam para projetos sociais e culturais compromissados com musicalização em Minas Gerais. A doação dos instrumentos de um modo de incentivar a cidadania por meio da Música, segundo o site do projeto.

Dicas para onde doar

Pincelamos alguns exemplos de entidades que aceitam doação de instrumentos musicais, mas, vale a boa e velha pesquisa na internet para saber qual é a mais próxima de onde você mora. Como já disse, não precisa ser necessariamente uma entidade ou organização, de repente seu vizinho começou um curso de música e não tem condições de comprar um instrumento para treinar ou mesmo a igreja da comunidade está precisando de uma forcinha e sua doação será bem vinda!

Crianças atendidas pelo Instituto Rolling Stone Brasil têm aulas com guitarras doadas.

Crianças atendidas pelo Instituto Rolling Stone Brasil têm aulas com guitarras doadas.

Instituto Rolling Stone Brasil

A instituição pertence à famosa revista e dá a crianças e jovens carentes a oportunidade do primeiro contato com guitarras, ensino da música e história do rock. Eles aceitam doações em dinheiro e também em aparelhos musicais.

Projeto Social do Rock in Rio

Artistas, mas também o público, podem participar doando principalmente violões e guitarras que são repassados para instituições cadastradas no projeto do festival.

Comunidades de doação de instrumentos musicais no Facebook

Doação de instrumentos musicais (Comunidade)

Feira do rolo, troca, venda e doação de instrumentos musicais (Grupo)

Ah Vendo Troco Ou Doaçāo De Instrumentos Equipamentos Musicais Maringá – Pr (Grupo)

Você vai poder trocar uma ideia com várias pessoas que colocaram instrumentos usados para doação e publicar os seus também. São os mais variados: tem até charango boliviano à disposição!

Projetos governamentais

Algumas prefeituras e governos estaduais mantem projetos gratuitos de ensino da música e precisam de instrumentos para isso. A cidade de Pedreira, no interior de São Paulo, por exemplo, abriu uma campanha de arrecadação de instrumentos e também a Fundação Curro Velho, instituição do Governo do Pará que oferece oficinas de Arte e Ofício para a população do Estado, precisa de instrumentos para tocar seu curso de luthieria. Verifique na Secretaria de Cultura da sua cidade ou Estado se aceitam sua doação.

Aprendizes de luthieria precisam de instrumentos usados para poder 'disseca-los'.

Aprendizes de luthieria precisam de instrumentos usados para poder ‘disseca-los’.

Associações

Busque a mais próxima de sua casa. Nós achamos a Associação João Paulo II, em Santa Catarina, que aceita instrumentos e jogos de cordas para levar adiante as aulas de música que oferece às crianças carentes e também o Instituto Anelo, em Campinas, São Paulo, que anualmente promove campanha de arrecadação de flauta, cavaquinho, guitarra, violão entre outros.

O que achou da ideia? Vai dar um destino mais bacana para aquele violão mofando no canto da sala? Já doou instrumentos alguma vez na vida? Compartilhe com a gente sua experiência escrevendo aqui no blog ou nas nossas redes sociais.

Quem recebe ganha, mas, quem doa, ganha mais ainda.

Boa sorte com seus projetos de doação e até a próxima!