Faça você mesmo seu Pedal AB-Box

por Dr. Alexandre Berni

Se você gostou e já montou seu pedal de Dinâmica que ensinei em meu último post, chegou a hora de fazer outro pedal um pouco mais difícil: o AB-Box. Também conhecido como “Line Selector”, um AB Box tem a função de desviar o sinal da guitarra para duas saídas distintas: A ou B. Concordo que é meio óbvio, mas existe também outro pedal semelhante, conhecido como ABY, que nos permite optar por duas saídas distintas: A ou B, ou juntos: A + B. Mas não se assuste porque este tipo será abordado em um outro post.

O AB Box foi muito utilizado no passado quando os afinadores existentes no mercado não eram “true by pass”. Assim, os músicos colocavam na saída A o direcionamento ao amplificador e na saída B para o afinador, transformando esta saída também como uma opção MUTE do sinal.

Com o tempo e mais criatividade, a galera compreendeu que poderia utilizar os AB Box para direcionar a saída A para um amplificador e a B para outro, buscando principalmente timbragens diferentes com acionamento rápido sem precisar trocar os cabos manualmente. Alguns fabricantes atentos logo ofereceram amplificadores com dois “inputs”, proporcionando dois canais distintos, reforçando o uso do AB-Box para o músico acessar estes dois canais.

Outra hipótese de uso dos AB Box é o direcionamento “ao contrário”, ou seja, ligar duas guitarras em um mesmo amplificador, como por exemplo, em escolas de música com poucos recursos onde o professor e o aluno utilizam o mesmo amplificador.

Já imaginou outro emprego para um AB Box? Ótimo, é um sinal (desculpem o trocadilho) de que já se convenceu a construir o seu a partir das minhas dicas. Mas aviso que um pedal AB Box tem duas apresentações básicas, com ou sem LED´s indicativos de qual saída está sendo utilizada. Tentarei de forma mais clara possível demonstrar a montagem destas duas formas básicas. Vamos lá?

PEDAL AB BOX SEM LED

Material necessário (que você encontra nas boas lojas de componentes eletrônicos ou encomenda na internet):

1 – caixa de pedal (de preferência de Alumínio)

2 – 3 Jacks P10

3 – 1 chave DPDT com 6 polos

4 – Pedaços de cabinhos de áudio, bitola AWG 26 de preferência coloridos para facilitar a identificação e montagem entre os polos dos Jacks e os da chave.

Montagem:

Passo um: com uma furadeira elétrica e broca com diâmetro de 12 mm você precisará realizar apenas 4 furos conforme esquema abaixo:

AB DIAGRAM 001

IMG AB 001

Passo dois: monte os componentes nos furos, que devem ficar nessa posição para facilitar a montagem:

IMG AB 002

Passo três: Solde um cabinho (utilizei um na cor vermelha) que representa o sinal positivo entre a chave DPDT e o polo positivo do jack:

IMG AB 003

Passo quatro: Solde os cabinhos (note que usei desta vez na cor preta) ligados os polos negativos (ou terra), dos Jacks e a chave DPDT

IMG AB 004

Passo cinco: Solde outro cabinho (usei um na cor branco)  ligando o positivo do Jack (que representa a saída B) com a chave DPDT em seus 2 polos diametralmente opostos, como na foto abaixo:

IMG AB 005

Passo seis: Solde mais um cabinho (usei outro na cor azul) ligando o positivo do Jack que representa o canal A com a chave DPDT em seus 2 polos diametralmente opostos, como na foto abaixo:

IMG AB 006

Passo sete: aparafuse a tampa e decore o pedal, pintando do seu jeito e usando sua criatividade: tinta automotiva, adesivo, caneta permanente ou deixe do jeito que ficou como na foto abaixo. Pronto, o seu AB-Box sem LED está pronto para ser usado com muita Musica na veia.

IMG AB 007

PEDAL AB BOX COM LED

Considerando o aprendizado anterior do AB-Box sem LED, vamos aumentar um pouco mais o nível da dificuldade e construir agora um pedal AB-Box com LED indicativo da saída  utilizada.

Material necessário (como já disse, você encontrará essa lista nas boas lojas de componentes eletrônicos ou na internet):

1 – caixa de pedal de Alumínio.

2 – 3 Jacks para P10

3 – 1 chave DPDT com 9 polos

4- 2 Resistores de 1kΩ

5 – 2 leds coloridos

6 – 1 Jack para fonte 9V

7 – Pedaços de cabinhos de áudio, bitola AWG 26 de preferência coloridos para facilitar a identificação e montagem entre os polos dos Jacks e os da chave.

Passo um: com uma furadeira elétrica e com brocas com diâmetros de 6 e 12 mm, você precisará realizar os furos conforme esquema abaixo, lembrando que serão 5 furos de 12 mm e 2 furos de 6mm, que serão para os LED´s.

AB DIAGRAM 002

IMG AB LED 001

Passo dois: monte os componentes nos furos, que devem ficar nessa posição para facilitar a montagem:

IMG AB LED 002

Passo três: Solde os cabinhos (utilizei na cor preta) que representam o sinal negativo (conhecido também como fio terra) entre o polo central chave DPDT e o polos negativos dos Jacks:

IMG AB LED 003

Passo quatro: Solde o cabinho (usei desta vez na cor azul) ligando o polo positivo do Jack de entrada e a chave DPDT conforme figura abaixo:

IMG AB LED 004

Passo quinto: Solde os cabinhos (note que usei desta vez na cor vermelha) ligando o positivo do Jack da saída A e os dois polos da chave DPDT conforme figura abaixo:

IMG AB LED 005

Passo sexto: Solde o cabinho (usei desta vez na cor branca) ligando o positivo do Jack da saída B e os dois polos da chave DPDT conforme figura abaixo:

IMG AB LED 006

Passo sétimo: Neste momento iremos identificar o polo positivo do LED onde geralmente a haste (“perna”) maior é o polo positivo quando novo e soldarmos o Resistor de 1K conforme figura abaixo. Se ligarmos sem este componente o LED fatalmente irá queimar.

IMG AB LED 007

Passo oitavo: O Jack de energia apresenta dois polos, negativo e positivo, e por convenção, a maioria das fontes para pedais usam o polo negativo (Terra) na parte interna do jack.

IMG AB LED 008

Soldamos o fio amarelo no positivo do jack e nas hastes (pernas) positivas nos LEDS. Outra soldagem do Jack é o fio positivo (que usei um fio preto) no negativo com a chave DPDT conforme figura abaixo:

IMG AB LED 009

Passo nono: Soldaremos os fios (usei o da cor laranja) entre as hastes (pernas) negativas dos LEDs e a chave DPDT nos polos que estarão representando cada canal (A ou B) acendendo, respectivamente, cada um o seu LED.

IMG AB LED 010

Após aparafusar a caixa metálica ele estará pronto para o uso. Observe se os polos dos jack, chave DPDT ou LED não estão em contato com a tampa traseira da caixa quando fechada, isto poderá causar mau funcionamento.

IMG AB LED 011 IMG AB LED 012

Passo décimo: que tal decorar o pedal do jeito que sua criatividade permitir: use tinta automotiva, adesivo, caneta permanente, imaginando um nome bem dramático como, por exemplo: “Black AB Coffin”. Pronto, o seu AB-Box com LED´s está pronto para ser usado com muita Musica na veia.

Divirta-se e até a proxima