Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

O que você precisa saber antes de contratar um produtor musical

Prod 1

E aí? Tudo bem?

Você que acompanha o blog SANTO ANGELO já deve ter lido os 2 últimos posts sobre Produção Musical, que a minha colega Lygia Teles escreveu. Se ainda não leu, clique aqui  e nesse outro link para entender a mensagem de hoje.

Meu nome é Henrique Rossmann e hoje gostaria de me colocar no outro lado do balcão, ou seja, eventualmente no seu lugar como futuro contratante desse tipo de profissional.

Afinal, precisamos mesmo contratar um produtor musical?

Claro que essa resposta vai depender da profundidade do bolso de cada um e bastante do que você entendeu sobre como esse tipo de profissional poderá reduzir o custo total do seu projeto.

E para não ter que escrever a mais do que já está divulgado na internet, sugiro que você leia esse post muito bom da revista Woo Magazine , para depois refletir sobre essa outra questão fundamental:

Devo gravar um Single, EP ou Álbum?

Outra questão cuja resposta dependerá do seu bolso, por isso recomendo a leitura desse outro post bacana do blog “Era o que Tinha…” sobre o tema.

Claro que ter o seu trabalho bem produzido num meio físico é legal, mas me responda essa outra pergunta:

Sem contar alguns modelos antigos de carros, quem ouve Música de um CD Player hoje em dia?

Poucas pessoas, não é mesmo? A maioria está ligada nas playlists de apps nos seus smartphones. Ou seja, vários músicos buscam as redes sociais e serviços de streaming como alternativas iniciais de divulgação (e monetarização) de seus trabalhos.

A relação música/Internet mudou grandiosamente no decorrer dos últimos anos, ainda mais com a evolução das redes moveis. Está certo que as concessionárias brasileiras precisam evoluir muito, mas o fato é que os artistas e gravadoras passaram a ver a internet como uma aliada para divulgarem diretamente seus produtos e fidelizar ainda mais o público. No entanto, outra pergunta que muitos fazem é:

Quais são os melhores serviços de streaming e plataformas de mídias sociais para divulgar sua música na internet?

Eu sei que nossos leitores sabem essa resposta de tanto que já viram esse tema aqui no blog, mas vale a pena relembrar:

Facebook (Geral)

Com mais de 1,4 bilhões de usuários no mundo, o Facebook é a rede social mais popular entre todas as existentes no momento, além disso, ela permite a integração de apps de algumas outras plataformas, tornando-a uma das mais poderosas nos meios de divulgação musical na internet.

reaction

Instagram (Fotografia)

Atualmente, é uma plataforma importante para a interação com os fãs; além das fotos, a plataforma permite que você grave vídeos de até 60 segundos e também faça algumas histórias curtas. Em outros casos, as fotos poderão e deverão ser compartilhadas nas principais redes sociais da banda, como o Twitter, o Facebook e o Google+.

images

Spotify (Musical)

Spotify é uma plataforma de streaming de músicas onlines.  O serviço se tornou tão bem aceito, que hoje já possui uma lista com mais de 30 milhões de músicas cadastradas e permite o usuário a conhecer novas músicas e artistas, e também permite saber o que os seus amigos estão ouvindo.

download

Permite também que o próprio usuário crie sua playlist com músicas preferidas. Se quiser ler um post do blog SANTO ANGELO sobre esse tema, clique aqui.

Deezer é um aplicativo grátis, compatível com quase todas as plataformas moveis. O app permite descobrir e ouvir músicas de um jeito bem diferente e interativo, através de um serviço de streaming. Desfrute suas músicas e estações de rádio e compartilhe o que quiser, quando quiser e como quiser com seus amigos.

O aplicativo oferece a possibilidade de os usuários curtam, ilimitadamente, as mais de 30 rádios temáticas do app, compostas por músicas dos artistas que você mais gosta. Além disso, é possível que o usuário procure uma música desejada e a inclua em uma playlist.

MySpace (Musical)

Não é uma plataforma tão conhecida no meio, mas possui boas funcionalidades e um visual clean, sendo assim uma ferramenta importante no meio musical.

SoundCloud (Musical) 

O SoundCloud é uma plataforma online de publicação de áudio. Ela é considerada uma rede social, pois é possível que os músicos possam promover e distribuir composições, seguir artistas, selo e ser seguido por fãs.

Atualmente é uma plataforma excelente, que permite acompanhar o engajamento dos usuários através de comentários, cliques, plays e downloads.

YouTube (Musical)

O YouTube é a mais poderosa plataforma de vídeos na internet, ela permite que as pessoas possam assistir e compartilhar vídeos.

Pesquisas mostram que a maioria dos usuários utiliza a plataforma para encontrar músicas. Ou seja, o músico que sabe utiliza-la de forma correta, está muito a frente dos outros que não usam a plataforma.

Se você chegou até aqui, tenho mais uma pergunta para sua reflexão:

Vale a pena gravar um CD independente?

Como fiz no começo do post, recomento o blog HotStages para ajudá-lo nessa resposta, clicando aqui 

Ufa, chegamos ao fim, mas acredito que depois de ler e refletir sobre todas essas questões, você concluirá que SIM, vale a pena contratar um bom produtor musical para o seu projeto de viver da Música.

Só posso te desejar muito Sucesso.

Até a próxima.

Henrique Rossmann, é Designer Gráfico e especialista em Mídias Sociais. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da  empresa SANTO ANGELO.