Um app feito sob medida para os MEI´s.

QOADSQFAVDMEI - FB

por Dan Hisa

Com a economia quase parada e sem perspectivas de retomada antes de de 2016, não está fácil para ninguém e em especial para os Micro Empreendedores Individuais (MEI’s). O Brasil conta com quase de 5 milhões de microempreendedores hoje (e esperamos que você seja um deles), porém, metade deles está, de certa forma, inadimplente (e esperamos que você NÃO seja um deles). E o grande vilão dessa “falta” de compromisso com os fornecedores ou com os impostos não se dá por déficits monetários, mas sim por falta de organização.

Para aqueles que têm débitos com seus fornecedores (pode ser MEI ou consumidor final), o Serasa Experian lançou essa semana a Feira Limpa Nome, que vai de 28/04/2015 à 08/05/2015 contando com 34 empresas (de bancos a lojas de móveis) que irão renegociar débitos tanto presencialmente (para quem está em São Paulo) quanto online. É uma grande oportunidade de você, que está inadimplente com o seu fornecedor, acertar essas contas pensando na saúde e longevidade da sua empresa. Clique aqui para saber mais e recomende para seus clientes e amigos.

A gente bate sempre nessa tecla, organizar estudos, organizar as contas de casa, organizar seu networking. Visto isso, deixar tudo em seus devidos lugares é um veículo facilitador do sucesso, concorda?

Então, com intuito de facilitar a vida do MEI, o gigante Buscapé (que você já conhece bem pelo site de comparação de preços) em parceria com o SEBRAE, durante a 7ª semana do Microempreendedor, lançou um aplicativo gratuito para smartphones (que cada dia estão mais comuns e seguros) que pretende contribuir com a organização e diminuir drasticamente o índice assustador de inadimplência dos microempresários.

QOADSQFAVDMEI 002

Conheça o Qipu, aplicativo gratuito disponível para iOS, Android, Windows Phone e PC (via browser).

As avaliações sobre esse “aliado” para os pequenos empreendedores são muito positivas. Nos sites de aplicativos (9,8 no Techtudo, 3,5 estrelas na App Store, 4,25 estrelas no Google Play) e em grandes revistas de negócios, as opiniões nos deixam mais seguros ainda de recomendá-lo a todos aqueles que desejam empreender e manter a empresa sempre saudável, realizando seus objetivos.

Simples e intuitivo, o Qipu tem alguns pontos muito fortes como o armazenamento em nuvem, que hoje é uma realidade muito prática, fazendo você acessar tudo de um tablet, celular ou mesmo no computador.

QOADSQFAVDMEI 003

Voce é um MEI? Então preste atenção nas outras vantagens desse app, começando pela função de notificações. Você deve receber milhares de notificações do Whatsapp, por isso, libere os avisos e preste atenção neles. Essas “push notifications” te avisam sobre dias de pagamentos do DAS mensal (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a declaração anual, além dos benefícios que cobrem o MEI (como salário maternidade ou auxílio reclusão) entre outras movimentações de sua empresa. E sim, você tem direitos a alguns auxílios quando é empresário, e o app faz a contagem de meses para que esses benefícios sejam liberados (e te avisa também).

Porém, apesar da tecnologia, a ideia de gerenciar com precisão o seu negócio (e perpetuá-lo ad infinutum) é a maior arma oferecida por esse aplicativo. Acompanhamento de movimentação financeira com despesas e receitas e em breve, emitirá até Notas Fiscais (mão na roda, não é?).

QOADSQFAVDMEI 001

Ah, você é um daqueles que pensa: “mas não me dou bem com computadores e tecnologia”. Pois saiba que esse app é 100% escrito em Português e autoexplicativo e não tem como errar. Só recomendamos que se use um smartphone com uma memória mais robusta, para não ficar travando (o aplicativo é um pouco pesado).

E se não quizer ficar lançando muitas informações, você pode fotografar os comprovantes de pagamento, reunindo tudo em um mesmo local e facilitando essa organização do caixa da empresa.

Ah, e ele ainda é um grande “brother” seu. Caso você fique muito tempo sem fazer lançamentos da sua empresa, ele te avisará com um amigável “Você ainda não lançou nenhum despesa desse mês”. Mais uma forma de não inventar desculpas e deixar a empresa bagunçar financeiramente.

QOADSQFAVDMEI 004

No final de tudo, ainda se pode gerar relatórios (mensais e anuais), entrar em contato com um consultor do SEBRAE ou mesmo pedir uma ajuda rápida para os atendentes especializados no MEI.

O presidente do SEBRAE, Luiz Baretto, afirma que o aplicativo irá ajudar alguns empreendedores a se formalizarem e incluí-los digitalmente no “cotidiano dos negócios” (e não só nos papos infindáveis do Whatsapp).

E você, músico, luthier, operador de estúdio ou produtor musical que tem seu CNPJ como MEI, já usa o aplicativo ou não o conhecia ainda? Conte para nós suas impressões e o quanto esse app te ajudou na organização da sua empresa.

Esperamos que os empreendedores continuem prosperando e crescendo.

Até a próxima e bons negócios.

Fontes: Techtudo e SEBRAE




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *