O produtor gravou o músico em seu estúdio

por Dan Hisa

Será que o produtor estava em seu estúdio ou foi ao homestudio do músico? Essa pegadinha foi proposital, pois você pode interpretar da forma como achar melhor. Mas nem só de frases assim, de interpretação ambígua ou fáceis de entender são feitas as provas e as músicas.

Com a proximidade do ENEM e lembrando o mês de outubro (sim, o mesmo que acabou ontem) que foi o mês do Compositor Musical Brasileiro, resolvemos falar um pouco desse assunto e fazer esse “link” com a nossa tão querida Música.

Compositor, normalmente, é visto como a pessoa que faz os arranjos, cria os sons, escreve as partituras, mas não compõe as letras. Logo, o nosso famigerado amigo letrista acaba ficando de fora das comemorações. Nem um dia dedicado a eles nós temos, mesmo sabendo da importância que exerce nas grandes músicas, esses poetas, que complementam o “feeling” com uma história que atinge nosso cérebro e nos faz pensar também. Interpretá-los é que as vezes não é uma tarefa tão fácil.

Vejamos por esse refrão da música “Eu te Devoro” do Djavan:

Tudo o que Deus criou pensando em você

Fez a Via-Láctea, fez os dinossauros

Podemos pensar de duas formas nesta música. Ou essa pessoa que o letrista está falando é velha pra caramba (Deus olhou para ela na criação e disse “nossa, vou fazer lagartos gigantes que dominarão a terra que não tem seres humanos ainda”) ou que a força dos sentimentos que o letrista nutre por ela são tão intensas que a fazem atingir um estado divino. Claro, não podemos deixar o enredo completo da música para trás, que nos ajuda muito a entender essa metáforas e interpretar melhor o significado das frases, pois elas isoladas podem confundir, como no exemplo do Metallica na música Master of Puppets:

Chop your breakfast on a mirror” (Mastigue seu café da manhã em um espelho, em tradução livre).

Não faria sentido tomar o seu café da manhã em cima de um espelho (a não ser que você tenha uma mesa espelhada rs…), mas quando você analisa a letra da música percebe que ela fala sobre o controle que as drogas exercem em um viciado sendo a referência da frase, a forma como os usuários de cocaína a utilizam, acordando e já sentindo a necessidade de consumi-la.

Resumindo toda essa história, leia sempre com atenção os textos e letras de música, elas podem conter muito significado. Treine a interpretação de texto, ela sempre será cobrada de você, na escola, em provas, no trabalho ou até lendo um jornal ou um encarte de CD. E parabenize os letristas que você conhece por conseguirem, através de palavras, expressar o sentimento que a música necessita.

E para ajudar, alguns exercícios para estudar a interpretação de texto. Só clicar nos botões.

Link 1 Link 2 Link 3

E já que falamos do produtor, leia mais na matéria Produtor Musical: uma opção ao Rock Star

Continue a leitura nos posts:

A gente se vê na próxima semana.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *