Construa seu pedal de Looper

por Dr. Alexandre Berni

Agora que você ficou expert em montar seus próprios pedais (DinâmicaAB-Box ou ABY), que tal encarar esse desafio: separar seu setup de pedais por “categorias” ou ainda por “drives e distorções”? Ou “distorções e modulações” em uma só pisada? Que tal colocar o afinador em num dos loops e isolá-lo da cadeia?

P.LOOP 001

Essas são as vantagens de um pedal de Looper e eu não consigo numerar todas as outras possibilidades para seu uso, seja ele pequeno, com 2 Loops ou mais. Assim, agora vamos montar, passo a passo e da de forma mais clara possível, um looper com 2 loops. Vamos lá?

Material necessário (encontrado nas boas lojas de componentes eletrônicos ou na internet):

1. Caixa de pedal de Alumínio.

2. 6 Jacks P10

3. 2 chaves DPDT com 9 polos

4. 2 Resistores de 1kΩ

5. 2 LED´s coloridos

6. 1 Jack de Energia para fonte 9V

7. Pedaços de cabos de áudio, bitola AWG 26 e de preferência coloridos para facilitar a identificação e montagem entre os polos dos Jacks e chaves.

Passo um: com uma furadeira elétrica e com brocas com diâmetros de 6, 10 e 12 mm, você precisará realizar os furos conforme esquema abaixo, lembrando que serão 6  furos de 10 mm, 3 furos de 12 mm e 2 furos de 6mm. Prenda bem a caixa de alumínio para que, se a broca travar no furo, não te machucar se a furadeira fizer a caixa girar. Use também os óculos de proteção contra os cavacos de metal, que podem atingir seus olhos.

P.LOOP 002

Para entendermos melhor quais polos deverão ser soldados nas ligações que iremos realizar nas DPDT´s, usei o código abaixo, representando com números de 1 a 9 os polos das chaves:

ABY 003

Passo dois: monte os componentes nos furos, que devem ficar na posição da foto abaixo para facilitar a soldagem dos cabinhos:

P.LOOP 003

Passo três: Solde um cabinho (utilizei na cor preta)  entre o polo negativo do Jack de energia e o polo negativo (terra) do Jack P10 de entrada:

P.LOOP 004

Eu já mencionei nos posts anteriores, mas não custa relembrar o diagrama sobre os polos do Jack de energia:

ABY 014

Passo quatro: Solde um cabinho entre todos os polos negativos dos Jacks P10 de Send e Return. Notaram que para facilitar, eu “descasquei” (tirei a capa de plástico) de um cabinho e o estanhei? Vejam mais de perto:

P.LOOP 005

Passo quinto: Solde outro cabinho (usei um na cor vermelha) ligando o polo 1 e 8 da Chave DPDT e o polo positivo (Tip) do Jack P10 de entrada:

P.LOOP 006

Passo sexto: Solde outro cabinho (usei este na cor vermelha) ligando o polo central 5 da chave DPDT e o polo positivo (Tip) do Jack P10 de saída:

P.LOOP 007

Passo sétimo: Solde outro cabinho (utilizei na cor preta) que representam o sinal negativo (terra) entre o do Jack P10 de saída e os polos negativos dos Jacks P10 de Send/Return que foram soldados anteriormente:

P.LOOP 008

Passo oitavo: Solde outro cabinho (utilizei na cor preta) que representa o sinal  negativo (Terra) entre os polo 6 e 7 da chave DPDT e o polo negativo  do  Jack P10 de entrada conforme foto abaixo:

P.LOOP 009

Observação: A mesma soldagem é feita no outro Jack P10:

P.LOOP 010

Passo nono: Solde outros cabinhos (utilizei ambos na cor abóbora) entre os polos 2 das chaves DPDT e os polos positivos dos Jacks P10 de Return:

P.LOOP 011

Passo décimo: Solde outro cabinho (utilizei na cor verde) entre os polos 4  das chaves DPDT e os polos positivos dos Jacks P10 de Send:

P.LOOP 012

Passo décimo primeiro: Solde os cabinhos (utilizei ambos na cor branca) entre o polo central 5 da chave DPDT com os polos 1 e 8 da outra chave conforme a foto abaixo:

P.LOOP 013

Passo décimo segundo: Soldar os polos positivos dos LEDs (utilizei na cor azul) . ligando ao polo positivo do Jack de energia conforme a foto abaixo. Lembre-se que quando o LED é novo a haste maior é o polo positivo.

P.LOOP 014

Passo décimo terceiro: Solde os polos negativos dos LEDs. Percebam que não utilizei cabinhos, mas apenas soldei as pontas:

P.LOOP 015

P.LOOP 016

Em seguida, coloque a tampa traseira, mas antes de aparafusar, observe se os polos dos Jacks, chaves DPDT ou LED´s estão em contato com a essa peça, que pode causar mau funcionamento. Se estiver, abaixe-os ou coloque uma material isolante (uma folha grossa de papel ou cartolina serve) e pode aparafusar a tampa. Pronto, seu pedal Looper está pronto para testes. Plugue os instrumentos e os equipamentos e teste todas as funções das chaves, verificando se os LED´s estão funcionado perfeitamente. Se não estiverem, refaça os passos de montagem, conferindo as solas até encontrar o defeito.

P.LOOP 017

Tudo funcionando? Então decore a caixa da maneira que mais te agradar. Este pedal Looper, com todo o respeito à palha de aço nacionalmente conhecida, tem mil e uma utilidades. Descubra a sua e se divirta.

Espero que tenham aproveitado a forma simplificada de passo a passo mostrando a construção deste tipo de pedal, ao invés de explicar um esquema elétrico. Acredito que fazendo dessa maneira, muito mais pessoas possam montar e usar seus pedais de Looper.

Um grande abraço e até a próxima!




33 comentários em “Construa seu pedal de Looper

  • 10 de abril de 2015 em 21:17
    Permalink

    Qual som sai quando as duas chaves entiverem desligadas?? Sairia o som limpo?

    Resposta
    • 13 de abril de 2015 em 7:33
      Permalink

      Chester,

      depende dos efeitos que você ligou em cada “loop”. Você pode deixar um dos loops só com as modulações e outro com os drives. Ou cada um com drives diferentes. Isso vai da sua forma de montar o pedalboard.

      Abraço e vlw pelo comentário!

      Resposta
  • 27 de junho de 2015 em 3:09
    Permalink

    Brother me ajuda numa parada….Eu queria fazer um pedal de echo delay reverb sem precisar de um “pedal pra pisar” pra ligar o efeito. tipo só com controle do potenciometro entende??
    Se puder me dar alguma dica fale comigo pelo facebook que te explico melhor também e te falo como quero usar…Eu toco um instrumento de sopro e ligaria o pedal no microfone pra fazer os efeitos… Mas o “pedal” teria que ficar na minha mão ou adaptado no instrumento pra facilitar a mudança de efeitos entende?
    Achei muito legal sua forma de ensinar a fazer os pedais cara….parabéns!!! 😀 😀 😀

    Resposta
  • 8 de julho de 2015 em 21:17
    Permalink

    Boa noite, me desculpe por estar tão atrasado no tópico.
    Curti muito aqui esse loop feito por vc.
    Posso te fazer um pedido?
    Acima vc fez o desenho de como fazer um loop para 5 pedais, vc teria como fazer um desenho de um loop para 8 pedais, só que eu precisaria ligar minha perdaleira e meu rack que tem saída em estéreo, então teria de ter 2 saídas com 2 returns, confere? e também 2 out puts no looper, pois terão 2 returns, vc entendeu?
    Tipo, na maioria dos loopers, tem um send e um return para cada chave 3PDT, né?
    Eu precisaria de que 2 chaves 3PDT com um send e 2 returns, ou seja o L/R da minha pedaleira e outro igual que é a saida L/R do meu rack de efeitos.
    Se vc cobrar pelo desenho, eu pago, amigão, sem stress. Como vc fez aqui e vi que era fácil fazer, queria esse esquema.
    Se vc quiser falar mais a a respeito comigo, entre em contato pelo email:
    U2songs@hotmail.com
    Valeu

    Resposta
    • 13 de julho de 2015 em 7:52
      Permalink

      Fernando,

      A sua necessidade está alem da simplicidade que podemos construir de forma caseira e analógica, explico o motivo: as saídas que você necessita além dos send/returns, exigem uma configuração mais complexa com a confecção de uma placa de circuito e utilização de componentes eletrônicos, caso contrário ocorreria perda sinal significativa e não iria atendê-lo. O objetivo do blog é o “faça você mesmo”, e neste caso, eu não poderia ajudar pois não domino esta tecnologia. Existem empresas que vendem esses controladores que se adaptam melhor à sua neessidade, inclusive com possíveis utilizações de linguagem MIDI. Conte sempre com a equipe da Santo Angelo.

      Grande abraço

      Alexandre Berni

      Resposta
    • 22 de março de 2020 em 19:30
      Permalink

      Boa noite,
      Esse projeto, é possível ligar os dois canais juntos?
      Obrigado.

      Resposta
  • 23 de dezembro de 2015 em 20:39
    Permalink

    Gostaria de um vídeo de demonstração desse pedal!

    Resposta
  • 15 de fevereiro de 2016 em 15:07
    Permalink

    Me tire uma dúvida professor.. Quantos segundos ele dura o loop?obg

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2016 em 22:00
    Permalink

    obs: NO PASSO 9……….O CORRETO SERIA POLO “POSITIVO” DOS JACKS P10……e NÂO Negativo como citado (mesmo pq o negativo já está soldado com o fio preto comum a todos os P10).

    Resposta
  • 9 de junho de 2016 em 15:34
    Permalink

    Muito bom esse artigo, mas ease pedal troca o canal do meu amp tambem?

    Resposta
  • 23 de junho de 2016 em 16:43
    Permalink

    Gostaria de saber se esse esquema dá para usar a opção A + B ligados juntos.

    Resposta
  • 26 de setembro de 2016 em 13:30
    Permalink

    Amigo, vou tentar fazer, sou leigo e vou somente seguir os passos com muito cuidado kkkk

    Resposta
  • 29 de setembro de 2016 em 1:20
    Permalink

    Tem o esquema para chaves dpdt com 6 pernas?

    Resposta
  • 29 de setembro de 2016 em 19:56
    Permalink

    os loops A e o B estão ligados em série ou paralelos ?

    Resposta
  • 20 de outubro de 2016 em 18:34
    Permalink

    Fiz exatamente como os passos mas não funcionou, o que pode ter dado errado???

    Resposta
  • 26 de outubro de 2016 em 13:05
    Permalink

    Chave 3dpdt está em posição errada no esquema, mudem a posição para que ela fique com os polos deitados.

    Resposta
    • 31 de outubro de 2016 em 8:19
      Permalink

      Olá Julio,

      Agradecemos essa correção e pedimos desculpas pela demora na resposta, já estamos mandando para o Dr. Alexandre fazer a correção.

      Um abraço!

      Resposta
  • 8 de dezembro de 2016 em 4:44
    Permalink

    Onde compro essas caixas metálicas ?

    Resposta
  • 15 de março de 2017 em 22:11
    Permalink

    no caso qual seria as medidas dessa caixa, e como faz pra fazer com 3 DPDT?

    Resposta
  • 13 de julho de 2017 em 10:11
    Permalink

    Bom dia, sei que já se faz muito tempo da criação deste post , mas vi agora e curti muito. Poderia informar quanto tempo dura o loop?

    Resposta
    • 25 de julho de 2017 em 11:56
      Permalink

      Então cara esse loop não é de gravação, esse é para separar diferentes pedais sem que você tenha que precionar vários botões ao mesmo tempo, vamos supor que em uma música você use distorção nela inteira então você a ponhe no send/return A. Mas no solo você precise usar um delay, um reverb e tremolo por exemplo, você coloca esses 3 no send/return B. Ao invés de você desligar sua distorção é ligar 3 pedais ao mesmo tempo, você só vai desligar o A do loop e ligar o B. Lembrando que os pedais ficam ligados certo man? Ele serve pra facilitar o uso de vários pedais em uma música.

      Resposta
  • 20 de julho de 2017 em 13:15
    Permalink

    Quanto tempo de gravação

    Resposta
  • 20 de julho de 2017 em 21:24
    Permalink

    Cara isso não é loop e footswitch

    Resposta
  • 17 de janeiro de 2018 em 18:37
    Permalink

    Valeu pela dica pessoal! O projeto que fiz deu certo, só precisei mudar a posição das chaves 3PDT, deixando ela com os polos na horizontal, e precisei mudar também a ordem das soldagens no jack de energia, o modelo que tenho parecido com o da foto, mas o polo negativo é “atrás” do jack, então, fica a dica pra quem for montar, sempre conferir se os polos positivo e negativo seguem o mesmo padrão (lembrando que nas fontes padrão Boss o sinal positivo é no interior do plug (na fonte vem isso ilustrado))

    Parabéns ao blog!

    Resposta
  • 17 de fevereiro de 2018 em 2:33
    Permalink

    boa noite, sou novo no topico sobre montar pedais, estou comprando os materiais aos poucos e tentando entender melhor, comprei os plugs p10, porem eles são um pouco diferentes dos usados nas imagens, os comprados possuem tres pinos paralelos de mesmo tamanho, gostaria de saber se existe alguma diferença entre eles, por exemplo algum deles em especifico tem que ser o polo negativo, ou eu posso escolher?

    Resposta
  • 13 de maio de 2018 em 13:10
    Permalink

    Boa tarde! Sou leigo nesses assuntos… Gostaria de saberbse esse pedal eu consigo usar em um teclado, tipo, fazer um loop da base de depois ir fazendo um dedilhado das escalas?

    Resposta
  • 17 de junho de 2018 em 0:49
    Permalink

    Ola vejo que esse pedal e de 2 loop, e se eu quiser fazer de 6 loop como faco pra seguir o raciocinio desse projeto

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *